Reator S1G

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O S1G é um reator nuclear naval utilizado pela Marinha dos Estados Unidos para fornecergeração de eletricidade e propulsão em navios de guerra. Inicialmente ele foi chamado de SIR (Submarine Intermediate Reactor).[1][2] A designação S1G ignifica:

  • S = Reator nuclear utilizado em submarino
  • 1 = Primeira geração de reatores projetado pelo contratante
  • G = General Electric, a designer contratada

História[editar | editar código-fonte]

Este reator foi construído pela General Electric como um protótipo para o submarino USS Seawolf (SSN-575) . Era um reator nuclear refrigerado por metal líquido usando sódio puro para resfriar o núcleo, em vez de água, devido a maior temperatura do líquido de sódio (em comparação com a água pressurizada) que permitia a produção de mais vapor superaquecido em geradores de vapor. Isto resultou em um ciclo térmico mais eficiente, produzindo mais potência nos eixos para um dado tamanho do reator. Foram projetados para operar a uma temperatura de 1.700 °F (927 °C) +/- 300 °F (149 °C) por um ciclo total de 900 horas,[1] no entanto o projeto do reator teve problemas devido a restrições de temperatura de operação. A principal desvantagem deste conceito era a ignição de sódio quando exposto ao ar.

S1G foi usado para teste e treinamento. Eventualmente, um vazamento de sódio resultou em um incêndio e a instalação foi descomissionada. Entretanto os reatores S1W e S2W, reatores de água pressurizada, concebidos para o USS Nautilus (SSN-571), já haviam demonstrado a sua confiabilidade superior. As instalações do reator S1G e a sua esfera de Horton foram mais tarde reutilizados no D1G, protótipo de reator nuclear para cruzadores.

Referências

  1. a b Ragheb, Magdi (11 de novembro de 2011). Nuclear Marine Propulsion (PDF) (em inglês). [S.l.: s.n.] p. 7. 66 páginas. Consultado em 10 de junho de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 26 de fevereiro de 2015 
  2. (em inglês) Kesselring Site hits significant milestone, article du mercredi 30 mai 2012 sur le blog Atomic Power Revew (consulté le 29 juillet 2014)
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.