Rebarbadora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rebarbadora
AngleGrinder.jpg
Tipo
moedor (en)
ferramenta de cantaria (d)
power tool (en)
Características
Composto de

Rebarbadeira (também chamada rebarbadora, esmeriladora, esmerilhadeira ou rectificadora) é uma ferramenta eléctrica portátil utilizada para trabalhos onde é necessário esmerilar, aparar rebarbas e cortar metais (chapa metálica, perfis de alumínio, chapas em ferro fundido) e materiais de construção (pedra, tijolo, blocos, betão armado, cerâmica, etc...). É composta de um pequeno motor eléctrico que aciona um disco ou esmeril que desbasta o objeto em trabalho por abrasão.

É uma máquina de porte pequeno ou médio, deve ser utilizada sempre com as duas mãos e precisa de equipamentos de proteção obrigatórios. O seu uso é estendido para perfis de metal ou estruturas metálicas de construções. Também é utilizada para desbaste de ferro de solda e superfícies oxidadas.[1]

Existem outras duas ferramentas com aparência semelhante, que são a lixadeira angular e a politriz, que diferenciam-se dessa por terem rotações mais baixas e não possuirem o escudo de segurança e terem aplicação diferente.

Operações[editar | editar código-fonte]

  • Rebarbar: O diâmetro usual dos discos é de 115 ou 125 mm consoante o modelo da rebarbadora.
  • Cortar: O diâmetro usual dos discos de corte é de 230 mm.

Com a utilização de diversos acessórios, a rebarbadora pode também ser utilizada para trabalhos de polimento.

A utilização de um variador de velocidade electrónico permite adaptar a velocidade de rotação aos diferentes tipos de materiais e facilita a utilização dos acessórios.

Equipada com um aro de protecção orientável e uma pega lateral amovível (2 ou 3 posições consoante a potência dos modelos), a rebarbadora pode ser também utilizada montada num suporte para trabalhos em bancada.

Segurança[editar | editar código-fonte]

A rebarbadora é uma das máquinas mais perigosas utilizadas numa oficina ou obra, e das que causam mais acidentes, pela violenta ação do disco e as fagulhas que provoca em contacto com metal. Recomenda-se fortemente o uso de luvas, óculos de proteção, avental de couro e sapatos especiais. Também deve ser tomado um cuidado especial quando em presença de materiais inflamáveis. Também não deve ser usada para lixar nem para polir.

Referências

  1. «Tudo que você precisa saber sobre esmerilhadeiras - Blog da JNakao». blog.jnakao.com.br. Consultado em 7 de agosto de 2015. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2018 .