Rebbie Jackson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rebbie Jackson
Informação geral
Nome completo Maureen Reillette Jackson
Nascimento 29 de maio de 1950 (67 anos)
Origem Gary, Indiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Urban, R&B
Período em atividade 1984 - 1998
Gravadora(s) Columbia, MJJ
Página oficial Official Web Site

Rebbie Brown profissionalmente conhecida como Rebbie Jackson, (Gary (Indiana), 29 de maio de 1950) é uma cantora norte-americana. Como cantora, ela é mais famosa pelo seu sucesso de 1984: Centipede. Ela é a filha mais velha da família Jackson.[1]

Pais e irmãos[editar | editar código-fonte]

Maureen Reillette Brown é cantora profissional, a filha mais velha dos dez filhos de Joseph Walter "Joe" e Katherine Esther. Mais conhecida por esse atributo, faz parte de uma influente família musical; seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, e da tarde Michael fizeram parte de uma banda conhecida como Jackson 5, que mais tarde incluiu Randy Jackson com o nome de The Jacksons. Também é a irmã mais velha de La Toya Jackson e Janet Jackson.

Árvore genealógica dos irmãos, pais e avós de Michael Jackson. Por simplificação, não estão incluídos filhos e sobrinhos:

Samuel Jackson
Crystal Lee King
Prince Albert Screws
Martha Upshaw
Joseph
Katherine
Rebbie
Jackie
Tito
Jermaine
LaToya
Marlon
Michael
Randy
Janet


A infância[editar | editar código-fonte]

Desde quando sua mãe Katherine Jackson se tornou Testemunha de Jeová, em 1965, Rebbie seguiu a sua fé. Ela foi nascida e criada como Testemunha de Jeová em Gary, Indiana. Embora todos os irmãos Jacksons tenham sido instruídos nos ensinos bíblicos segundo as crenças das Testemunhas de Jeová, apenas Rebbie, continuou sendo uma devota. La Toya e Michael se tornaram os mais devotos com o tempo.

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Embora Rebbie tivesse frequentado aulas de clarinete, piano e de dança nem cedo, ela não tinha interesse na carreira musical.

Ela se apresentou pela primeira vez com seus irmãos durante um show em Las Vegas, Nevada, no MGM Grand Hotel e Casino em 1974, antes de aparecer na série de tv The Jackson. Aos 34 anos, ela lançou seu primeiro álbum Centipede (1984). O álbum contém músicas escritas por Smokey Robinson, Prince e seu irmão mais novo, Michael, cuja contribuiçao (na faixa-título "Centipede") virou o single mais famoso de Rebbie. No final dos anos 1980, a cantora lançou mais dois álbuns: Reaction (1986) e R U Tuff Enuff (1988).

Com o tempo, Rebbie Jackson deixou sua carreira, para se dedicar à sua família e à religião.

O casamento[editar | editar código-fonte]

A família Jackson entrou em crise quando Rebbie (com 18 anos na época) anunciou que ela queria casar com seu namorado de infância Nathaniel Brown em 1968. Rebbie estava apaixonada e decidiu que queria se mudar com ele para Kentucky. Katherine encorajou a filha a prosseguir com a união e Joseph era contra o casamento (ele queria que ela seguisse os passos dos irmãos e se tornar cantora).

Rebbie casou-se com um querido amigo de infância, Nathaniel Brown, também Testemunha de Jeová. Estão casados desde 30 de novembro de 1968.

O casal tem três filhos: as filhas Stacee (nascida em 1971) e Yashi (1977); e filho Austin (1985)(também conhecido como Auggie). Todos os três jovens também são cantores. Yashi Brown sofre de desordem bipolar e esquizofrenia.[1]

Carreira após o casamento[editar | editar código-fonte]

Nos últimos anos, tem servido como evangelizadora de tempo integral.

Depois de 10 anos parada na carreira musical, Rebbie voltou em 1998 com o álbum Yours Faithfully. O álbum, seu último lançado, teve colaborações de artistas e prdutores como Spanky Williams, Keith Thomas e Eliot Kennedy. Também com as participações de suas filhas Yashi e Stacee e o filho Austin.

Depois de um último álbum, em 1998, Rebbie aos poucos se afastou do cenário musical, até que em 2001, reapareceu. Atuou em uma série de shows em Las Vegas por cerca seis meses, acompanhando seu filho Auggie um guitarrista de Las Vegas. Durante a turnê, ela cantou vários de seus sucessos, alguns clássicos, e até mesmo alguns grandes sucessos de seus irmãos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Título Detalhes Posições Vendas
EUA EUA
R&B
Centipede 63 13

Estados Unidos: Ouro - 700.000

Reaction 54
R U Tuff Enuff 58
  • Estados Unidos: 300.000
Your Faithfully
  • Estados Unidos: 37.600

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições Álbum
EUA EUA
R&B
1984 Centipede 24 4 Centipede
1985 A Fork in the Road 40
1986 Reaction 16 Reaction
1987 You Send the Rain Away 50
1988 Plaything 8 R U Tuff Enuff
R U Tuff Enuff 78
1998 Yours Faithfully 76 Your Faithfully

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Hollie McKay, Fox News, EXCLUSIVE: Rebbie Jackson On the Pain of Raising Daughter With Bipolar Disorder [em linha]