Rebelião do Xeque Saíde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rebelião do Xeque Said)

A rebelião do Xeque Saíde foi uma rebelião organizada por membros do clero do povo zaza e um grupo de soldados Hamidieh curdos (o chamado 'grupo Azadî'), em 1925.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Os Azadî eram dominados por oficiais do antigo Hamidiye, uma milícia tribal curda fundada sob o Império Otomano, para lidar com os armênios e manter os Qizilbash sob controle. De acordo com relatórios de inteligência britânicos, os oficiais Azadî tinham onze reivindicações; além das inevitáveis exigências culturais curdas e reclamações de maus-tratos por parte dos turcos, a lista também detalhava o medo da iminência de deportações em massa dos curdos. Além disso, registrou-se também o incômodo pelo fato do nome Curdistão não aparecer em mapas, das restrições sobre o idioma curdo e sobre a educação dos curdos, além do que era visto como uma exploração econômica dos turcos sobre as áreas consideradas curdas.

Foi o xeque Saíde Pirane que supostamente teria convencido os comandantes Hamidiye a apoiar a luta pela independência curda. Oficiais curdos teriam expressado seus objetivos em novembro de 1924 como sendo liberar os curdos da opressão turca, e dar-lhes liberdade e oportunidade de desenvolver seu próprio país:

"Alguns de vocês usaram como pretexto para se revoltar o abuso da administração governamental; outros invocaram a defesa do califado, porém todos estão unidos num ponto: criar um Curdistão independente."
— Presidente do tribunal militar que condenou os rebeldes, em 28 de junho de 1925[1][2]

Referências

  1. Viennot, Jean-Pierre (1974) Contribution á l'étude de la Sociologie et de l'Histoire du Mouvement National Kurde: 1920 á nos Jours. Paris, Institut Nationale des Langues et Civilisations Orientales. p.108
  2. White, Paul J. (1995). «Ethnic Differentiation among the Kurds: Kurmancî, Kizilbash and Zaza». Journal of Arabic, Islamic & Middle Eastern Studies. 2 (2): 67–90 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]