Record News SC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Record News Florianópolis)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Record News Santa Catarina
Televisão Cultura Sociedade Anônima
Florianópolis, Santa Catarina
Brasil
Tipo Empresa privada
Canais Digital: 31 UHF
Virtual: 6 PSIP
Outros canais 9 (NET)
7 (Vivo TV)
ver mais
Analógico:
6 VHF (1970-2018)
Sede Bandeira de Florianópolis.svg Florianópolis, SC
Avenida do Antão, 1857 - Morro da Cruz
MAPA
Slogan A vida é news
Informação para você crescer (rede)
Rede Record News
Rede(s) anterior(es) Rede Tupi (1970-1980)
REI (1980-1981)
SBT (1981-1982)
Rede Bandeirantes (1982-1992)
Rede OM, CNT (1992-1995)
Rede Record (1995-2008)
Fundador Darcy Lopes
Pertence a Grupo Record
Proprietário Edir Macedo
Antigo proprietário Darcy Lopes (1970-1979)
Mário Petrelli (1979-1982)
Manoel Dilor de Freitas (1982-1995)
Administração Grupo RIC
Presidente Marcello Petrelli
Fundação 31 de maio de 1970 (48 anos)TV Cultura
3 de fevereiro de 2008 (10 anos)Record News SC
CNPJ 83.900.050/0001-52
Prefixo ZYB 761
Nome(s) anteriore(s) TV Cultura (1970-1995)
TV Record Florianópolis (1995-2008)
Emissoras irmãs
Cobertura RECNews Florianopolis.jpg
Coord. do transmissor 27° 35' 20.7" S 48° 32' 1.5" O
Potência 10 kW
Página oficial ricmais.com.br/sc/record-news

Record News SC é uma emissora de televisão brasileira sediada em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Opera no canal 6 (31 UHF digital), e é uma emissora própria da Record News. Devido a dificuldade de recepção dela e de outras emissoras nos distritos da Ilha de Florianópolis, por causa da topografia das montanhas, opera também no canal 5 (31 UHF digital) nos distritos de Canasvieiras e Ingleses do Rio Vermelho. Seus estúdios e sua antena de transmissão estão localizados no Morro da Cruz. A emissora tem sua programação local retransmitida pela Rádio Record Santa Catarina.

História[editar | editar código-fonte]

TV Cultura[editar | editar código-fonte]

Na década de 1970, as transmissões de televisão em Santa Catarina estavam polarizadas entre a TV Cultura de Florianópolis e a TV Coligadas de Blumenau.

A TV Cultura de Florianópolis foi fundada e implantada, na data do dia 31 de maio de 1970, no canal 06 VHF. Contou com o apoio técnico da TV Tupi, que - em troca - se comprometia a exibir a programação da emissora paulista. Nessa época, as dificuldades eram inúmeras. Como não havia transmissões correntes em sinais de micro-ondas, os programas da Tupi chegavam por transporte rodoviário, com duas semanas de defasagem em relação à transmissão ao vivo gerada em São Paulo (capital). Nos verões, as fitas (em formato quadruplex, de rolo, inventado por Charles Ginsberg e Ray Dolby) vinham danificadas pelo calor. A conjunção destes motivos levou a TV Cultura à ampliar a sua produção local de programas.

A TV Coligadas - canal 03 VHF - de Blumenau, afiliada da Rede Globo, era a concorrente direta da TV Cultura de Florianópolis. Na capital catarinense, a Coligadas (primeira emissora de televisão legalmente operante de Santa Catarina) retransmitia seu sinal pelo canal 12 VHF (ocupado pela RBS TV Florianópolis, a partir de 1979 e pela NSC TV, a partir de 2017). Nessa mesma época, o sinal da emissora blumenauense alcançava dois terços do Estado. Até o início da década de 1980, Santa Catarina também era servida por sinais de televisão vindos de outros estados. Exemplos não faltam: os habitantes do Oeste catarinense sintonizavam os sinais da TV Erexim do Rio Grande do Sul, TV Tarobá de Cascavel - PR e da TV Posadas da Argentina. Já o Norte do estado, além do sinal da Coligadas, seus habitantes sintonizavam os sinais da TV Iguaçu (canal 04 VHF), TV Paraná (canal 06 VHF) e da TV Paranaense (canal 12 VHF), todas situadas em Curitiba - PR.

A década de 1980 foi bastante conturbada para a primeira concessionária de televisão de Florianópolis. Com a extinção da Tupi, a TV Cultura passa a exibir o sinal da TVS (TV Studios) - em 1980 - e do Sistema Brasileiro de Televisão - em 1981 - (ambas emissoras do empresário e apresentador de TV Sílvio Santos). Em 1982, a TV Cultura se une a TV Eldorado de Criciúma formando a RCE - Rede de Comunicações Eldorado, passando a retransmitir o sinal da TV Bandeirantes. Em 30 de março de 1992, inicia uma parceria com a Rede OM de Televisão (que mais tarde se chamaria CNT - Central Nacional de Televisão), que duraria cerca de três anos e meio.

TV Eldorado[editar | editar código-fonte]

A chegada da Rede Bandeirantes à Santa Catarina, acontece também em 8 de janeiro de 1979, através do grupo Diomício Freitas, um empresário do sul do Estado, que cria a TV Eldorado (Criciúma) canal 9, com sinal retransmitido para capital pelo canal 4 e em Joinville no canal 11. A rede cresce com a aquisição, em 1982, da TV Cultura de Florianópolis, que antes disso passou por afiliações com a Tupi (1970 a 1980) e TVS/SBT de (1980 a 1982), e em 1986 com a TV Vale do Itajaí, em Itajaí, formando a Rede de Comunicações Eldorado - RCE TV.

Em 1992 a RCE passa a integrar A Rede OM de José Carlos Martinez, em 1 de setembro de 1995 o Grupo RBS compra a TV Eldorado que vira RBS TV Criciúma. No mesmo ano a emissora de Florianópolis, Itajaí e Xanxerê são vendidas a Rede Record.

RIC TV Xanxerê[editar | editar código-fonte]

Na região oeste a programação da Rede RCE era mantida pela RIC TV Xanxerê (instalada após mudança do transmissor de Chapecó para Xanxerê e construção dos estúdios) que passou pelos mesmos desdobramentos das demais emissoras do grupo e esta também, após a venda das outras emissoras em meados da década de 1990, foi incorporada pela Rede Record.

Record News SC[editar | editar código-fonte]

Até janeiro de 2008 a emissora se chamava TV Record Florianópolis, até que no dia 3 de fevereiro de 2008, passou a ser emissora própria da Record News, mudando de nome para Record News SC. Com a "fusão" da Record e Rede SC, a Record News SC está atuando nos canais que ficaram vagos em diversas cidades do estado onde a Rede SC e Record SC retransmitiam. mudou de nome no dia 3 de fevereiro de 2008.

Ampliação do sinal da Record News SC[editar | editar código-fonte]

A partir de 1 de julho de 2009 as cidades de Chapecó e Xanxerê, no Oeste do Estado de Santa Catarina, passam a receber o sinal da Record News SC. Em Chapecó é pelo canal 8 e em Xanxerê é pelo canal 7. De acordo com o diretor comercial da RIC TV em Santa Catarina, Reynaldo Ramos, a tendência é que no futuro se aumente a participação na grade e o sinal seja expandido para outros municípios no meio e oeste catarinense. Para o ano de 2014, está programado a expansão do sinal da Record News SC para o restante do Estado. A partir do dia 22 de Outubro de 2014, mais três cidades do Oeste passam a receber o sinal da Record News SC. Trata-se das cidades de Cunha Porã (canal 49 UHF), Maravilha (canal 2 VHF) e São Miguel do Oeste (canal 5 VHF). Em 2015, a Record News SC amplia sua cobertura, alcançando outras cidades, como Joaçaba (4VHF), Luzerna (4VHF) e Herval do Oeste (21 VHF). Neste mesmo ano, Maravilha, Cunha Porã e São Miguel do Oeste passam a receber toda a programação da Record News SC.

Em 28 de novembro de 2011, a Record News SC passou a retransmitir sua programação no site do jornal Notícias do Dia, também pertencente ao Grupo RIC.

Programação Local da Record News SC[editar | editar código-fonte]

Giro Policial, programa apresentado pelo Jornalista Roberto Salum, vai mostrar os principais casos de polícia e ocorrências do estado. Interação com as principais autoridades da área, comandantes e delegados, responsáveis pela área de segurança em Santa Catarina. Fique bem informado! Giro Policial – na Record News SC.

Horário: Segunda a sexta, às 18:00h na Record News Santa Catarina Apresentação: Roberto Salum

Educação e Cidadania News, tem o objetivo de divulgar ações relacionadas à educação, cidadania e empreendedorismo. Sua proposta consolidou através de um trabalho que priorizou a forma como a educação é repassada, principalmente no ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares, o programa conta com a participação de personalidades importante para a educação em Santa Catarina.

Horário: Sexta-feira, às 19:45h na Record News Santa Catarina Apresentação: Maria Odete Olsen

Jornal do Continente é o único jornalismo noticiário a ser produzido e apresentado com conteúdo especial e exclusivo, exibido em horário nobre na televisão catarinense para os municípios do Contorno Viário da Grande Florianópolis; Torna-se o principal canal de notícias de São José, Palhoça, Biguaçu e e abrangência em todo estado catarinense, com repórteres trazendo notícias que são destaques em cada região de cobertura. Jornalismo isento e sempre cumprindo com sua responsabilidade de ser o único telejornal da TV em Santa Catarina no final de noite.; Exibido ao vivo direto dos estúdios da Record News para toda a região de cobertura da emissora, transmitida em dois sistemas operacionais de imagem ANALÓGICA e DIGITAL/HD.Jornal do Continente tem como conteúdo principal tudo sobre o esporte e campeonatos realizados na região metropolitana da Grande Florianópolis, economia local e regional, crescimento na área industrial e comercial, projetos realizados pelas prefeituras e governo, política e desenvolvimento da região, cultura, gastronomia, festas, artesanato, agenda de eventos, cinema, teatro e shows. O jornal é apresentado pelo experiênte jornalista Dino Montêz,eleito entre os 3 melhores apresentadores de Telejornalismo da TV em Santa Catarina pela ACAERT em 2015, com passagens pelas principais emissoras de Televisão do país, como Bandeirantes, Rede Record,TV MS (Manchete) e RBS TV.

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Cidade Canal analógico Canal digital
Águas Mornas 6 31
Alfredo Wagner 6 31
Antonio Carlos 6 31
Araquari 27 31
Araranguá 4 31
Balneário Barra do Sul 27 31
Balneário Camboriú 13 31
Barra Velha 12 31
Biguaçu 6 31
Blumenau 6 31
Bombinhas 12 31
Bom Retiro 6 31
Brusque 2 31
Braço do Norte 16 31
Caçador 3 31
Camboriú 13 31
Capivari de Baixo 45 31
Campos Novos 10 31
Canasvieiras 5 31
Canoinhas 11 31
Chapecó 8 31
Cocal do Sul 56 31
Criciúma 56 31
Concórdia 5 31
Cunha Porã 49 31
Florianópolis 6 31
Forquilhinha 56 31
Governador Celso Ramos 6 31
Gravatal 4 31
Guaramirim 7 31
Ibirama 5 31
Içara 56 31
Herval d'Oeste 21 27
Itajaí 27 31
Itapiranga 2 31
Jacinto Machado 14 31
Jaraguá do Sul 17 31
Joinville 31/analógico 28/digital
Joaçaba 4 31
Lages 19 31
Laguna 11 31
Lontras 6 31
Maravilha 2 31
Massaranduba 7 31
Morro da fumaça 56 31
Navegantes 27 31
Nova Trento 10 31
Palhoça 6 31
Paulo Lopes 6 31
Piçarras 27 31
Porto Belo 13 31
Rancho Queimado 10 31
Rio do Sul 6 31
Sangão 56 31
São Francisco do Sul 27 31
São Ludgero 16 31
Schroeder 7 31
Sombrio 14 31
Santa Cecília 30 31
São Joaquim 7 31
São Bento do Sul 7 31
São José 6 31
São Miguel do Oeste 5 31
Tubarão 45 31
Turvo 14 31
Urussanga 5 31
Videira 3 31
Xanxerê 7 31
Xaxim 15 31

OBS: Mais de uma cidade coberta pela mesma antena

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Record Florianópolis
Canal 6 VHF de Florianópolis
2008 - presente
Sucedido por