Record News Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Record News Manaus
Fundação Nazaré de Comunicação
Record News Manaus
Manaus, Amazonas
Brasil
Tipo Comercial
Canais
Outros canais
  • 78 (Claro TV)
  • Analógico: 36 UHF (2012-2016; 2017)
  • Digital: 35 UHF (2016-2019)
Sede Manaus, AM
Rede Record News
Fundador(es) Cyro Anunciação
Pertence a Grupo Diário de Comunicação
Proprietário(s) Cyro Anunciação
Cirilo Anunciação[1]
Presidente Cyro Anunciação
Fundação 17 de setembro de 2012 (11 anos)
Nome(s) anterior(es) TV Diário (2012-2022)
Cobertura Região Metropolitana de Manaus e áreas próximas
Coord. do transmissor 3° 4' 48.4" S 59° 58' 55.9" O
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial d24am.com/record-news/


Record News Manaus é uma emissora de televisão sediada em Manaus, capital do estado do Amazonas. Opera no canal 27 UHF digital, e é afiliada à Record News. A emissora pertence ao Grupo Diário de Comunicação, que também controla o jornais berliners Diário do Amazonas, Dez Minutos, o portal de notícias D24AM e a Rádio Diário. Seus estúdios estão localizados no bairro Nossa Senhora das Graças, e seus transmissores estão no bairro do Aleixo.

História[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, foi anunciado a assinatura do contrato de afiliação entre a Rede Diário de Comunicação e a Record News. O investimento inicial da parceria era de 5 milhões de dólares, com equipamentos, estrutura e mão de obra.[2] O início das transmissões oficialmente ocorreu no dia 17 de setembro de 2012 com o debate dos candidatos à Prefeitura de Manaus.

No dia 2 de agosto de 2016, entra no ar o sinal digital da TV Diário no canal 35 UHF digital (36.1 virtual). No mesmo dia a emissora optou por desligar definitivamente o sinal analógico no Canal 36, deixando a população manauara sintonizando apenas pelo canal 35 UHF digital na Grande Manaus. No dia 6 de abril de 2017, a TV Diário religou o sinal analógico por causa dos problemas técnicos. Em 14 de abril de 2017, o sinal digital da TV Diário voltou no ar.

Em maio de 2019, com o anúncio do fim da parceria entre a TV A Crítica e a RecordTV, foi noticiado que o Grupo Record pediu a devolução do canal 35 UHF para o lançamento da RecordTV Manaus.[3] De início, foi anunciado que a emissora seria transferida para o canal 50 UHF da Local TV. Posteriormente, o grupo firma um novo acordo de afiliação com a Record News e anuncia retorno no canal 27 UHF, em outorga que pertence a TV Nazaré, que operava em Manaus com sinal analógico mas que não ativou seu canal digital após o desligamento das transmissões analógicas. Em 6 de junho de 2019, a transmissão da TV Diário é cortada e sua programação é substituída pelo sinal da RecordTV, 3 dias depois que a TV A Crítica antecipou o fim da afiliação e passou a contar com programação independente.[4] Em 15 de junho, a TV Diário retorna ao ar pelo canal 27 UHF digital.

Em 2 de janeiro de 2023, a emissora fecha as portas em Manaus demitindo todos os funcionários do departamento de jornalismo. No dia 6 de janeiro a ABRAJI lança uma nota contrária a demissão dos profissionais da emissora.

Leia a nota na íntegra:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de Manaus vêm por meio desta manifestar repúdio às demissões em massa realizada nesta última terça-feira, 3 de janeiro de 2023, pela TV Record Manaus, canal 27.1, pertencente ao Grupo Diário de Comunicação (Jornal Diário do Amazonas, Portal D24 AM, Dez Minutos e Rádio Diário FM).

De acordo com as informações apuradas pelas entidades classistas, 22 jornalistas foram demitidos sem uma comunicação prévia do Recurso Humano (RH) da Amazonas Produtora Cinematográfica Ltda, empresa terceirizada responsável pelas contratações. A decisão do Grupo empresarial, prevista na legislação trabalhista, deve ser feita de forma humanizada e respeitosa, o que não ocorreu, segundo alguns demitidos, constrangendo e surpreendendo a todos (as).

Os sindicatos de jornalistas e radialistas lamentam a decisão da direção do Grupo Diário de Comunicação e solidarizam-se com os profissionais do jornalismo da TV demitidos de forma abrupta, neste início do ano. Destacamos, também, a importância da associação destes profissionais às suas entidades de classe que põem à disposição dos profissionais as assessorias jurídicas para possíveis ajuizamentos de ações em defesa dos direitos trabalhistas e contratuais previstos em lei.”

Referências

  1. Eduardo Menezes (15 de junho de 2020). «Irmãos donos do Diário do Amazonas monopolizam contratos de comunicação na CMM». www.laranjeirasfm.com.br. Consultado em 9 de dezembro de 2021 
  2. «Rede Diário de Comunicação vai exibir a Record News». D24am. 16 de fevereiro de 2012. Consultado em 14 de maio de 2019 
  3. «Rede Calderaro perde sinal da TV Record». BNC Amazonas. 10 de maio de 2019. Consultado em 14 de maio de 2019 
  4. Cavalcante, Diogo (6 de junho de 2019). «Record põe sinal de São Paulo em Manaus para não ficar fora do ar». NaTelinha - UOL. Consultado em 7 de junho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.