RedeTV! Fortaleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
RedeTV! Fortaleza
TV Ômega Ltda.
Fortaleza, Ceará
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 34 UHF
Virtual: 2 PSIP
Outros canais Analógico:
02 VHF (1999-2017)
Sede Fortaleza, CE
Rede RedeTV!
Fundador Amilcare Dallevo
Marcelo de Carvalho
Proprietário Amilcare Dallevo Jr.
Presidente Amilcare Dallevo Jr.
Fundação 15 de novembro de 1999 (19 anos)
Prefixo ZYA 429
Cobertura Grande Fortaleza e áreas próximas
Coord. do transmissor 3° 44' 46.8" S 38° 30' 1.1" O
Potência 9 kW
Página oficial www.redetv.com.br

RedeTV! Fortaleza é uma emissora de televisão brasileira sediada em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Opera no canal 2 (34 UHF digital) e é uma emissora própria da RedeTV!. Retransmite toda a programação da rede, gerada em São Paulo, para a capital e áreas próximas, sem gerar programas locais, apenas produzindo matérias para a rede.

História[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: TV Manchete Fortaleza e Rede Manchete

Após sofrer com a crise administrativa e financeira, em 10 de maio de 1999, a Rede Manchete sai do ar, e suas cinco filiais, inclusive a de Fortaleza, são compradas pelos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Até o mês de novembro, a rede atuou como TV! durante o processo de transição, e em 15 de novembro de 1999, a RedeTV! entra oficialmente ao ar. Com ela, é inaugurada também a RedeTV! Fortaleza.

Além da concessão, a emissora herdou as antigas instalações da Manchete na Avenida Antônio Sales, bairro Dionísio Torres, que consistiam em uma torre de transmissão e um prédio desenhado por Oscar Niemeyer, que possui boa estrutura física, embora esteja com aparência mal conservada. Porém, tornou-se praticamente inutilizado pela emissora desde a sua aquisição, sendo utilizado apenas pelas equipes de reportagem e pelos operadores do sinal.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
2.1 34 UHF 1080i Programação da RedeTV! Fortaleza / RedeTV!

A emissora iniciou suas transmissões digitais em 17 de agosto de 2010, apenas retransmitindo o sinal da RedeTV! gerado em São Paulo, passando a transmitir a programação local em 2012. Em abril de 2016, desativou seu sinal em 3D, no canal 2.2, e após várias alterações passou a repetir o sinal da rede, sem inserções locais. Em setembro de 2017, o sinal da emissora passa por uma modificação, e a potência do transmissor é ampliada, além de começar a utilizar o master HD na programação local.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RedeTV! Fortaleza, bem como as outras emissoras de Fortaleza, cessou suas transmissões pelo canal 02 VHF em 27 de setembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programação[editar | editar código-fonte]

A emissora nunca produziu programação local, tendo suas operações restritas à retransmissão do sinal gerado a partir de São Paulo, além da inserção de comerciais locais, bem como geração de matérias para os telejornais nacionais da RedeTV!. A emissora também aluga horários para a Igreja Universal do Reino de Deus de Fortaleza em alguns espaços que são dedicados à programação local das afiliadas.

A emissora possui atualmente uma equipe de reportagem. Desde novembro de 2009, o jornalista Emerson Tchalian é o editor-regional de jornalismo da emissora e também repórter dos telejornais. Tchalian também assumiu a gerência regional da RedeTV! em Fortaleza. A emissora cearense também já chegou a promover debates eleitorais em seus estúdios na Avenida Antônio Sales.[1][2]

Em 2011, a RedeTV! Fortaleza chegou a contratar profissionais de outras emissoras, como o jornalista Luis Esteves, da TV Verdes Mares, em abril, para desenvolver um projeto de um programa local, que nunca saiu do papel. Com isso, o apresentador acabou por retornar a sua antiga emissora em agosto do mesmo ano.[3] Em 2018, a emissora contratou, por um breve período, o repórter Ramon Gomes, que produziu algumas matérias exibidas nacionalmente. Posteriormente, o repórter foi contratado pela TV Metrópole.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

Em razão de não possuir retransmissoras, a emissora cobre apenas a Grande Fortaleza e áreas próximas, com o sinal emitido direto da torre. As prefeituras locais das cidades de Aracati, Araripe, Crato e Juazeiro do Norte já mantiveram a retransmissão do sinal vindo diretamente de São Paulo, mas, atualmente, apenas a cidade de Camocim tem retransmissão do sinal da rede.

Referências

  1. Eliomar de Lima (17 de outubro de 2012). «Redetv! promove debate com "prefeituráveis" de Fortaleza nesta 4ª feira». Blog do Eliomar. O Povo Online. Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  2. «Folha e RedeTV! promovem debate na capital cearense». Poder. Folha de S.Paulo. 12 de outubro de 2012. Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  3. Flávio Ricco (10 de agosto de 2011). «Globo já deu início aos trabalhos da substituta de "Fina Estampa"». Coluna do Flávio Ricco. UOL. Consultado em 26 de fevereiro de 2017. Primeiro ponto da seção "Bate – Rebate". 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]