Reformador (revista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fragmento da primeira edição de "Reformador"; Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 1883

Reformador é uma revista de divulgação da Doutrina Espírita, editada mensalmente pela Federação Espírita Brasileira (FEB). É uma das mais antigas publicações de seu gênero, em circulação no Brasil.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Sob a direção do então Major Francisco Raimundo Ewerton Quadros, o periódico, em seus primórdios bateu-se pela emancipação dos escravos e pela autonomia do Distrito Federal, afirmando, em diversas edições, não ser digno intitular-se espírita quem quer que possuísse criaturas humanas sob o regime de escravidão.

Sobre esta fase e as dificuldades enfrentadas, ficou registrado:

"Elias da Silva, porém, era de vontade tenaz e inquebrantável, e não seriam as dificuldades de toda ordem, as oposições sectaristas e os sarcasmos de todos os lados que o desencorajariam no empreendimento que lhe dominou o cérebro (...). Elias lançou o Reformador em 21 de janeiro de 1883 (...) com os recursos tirados do seu próprio bolso, situando a redação e oficinas em seu atelier fotográfico (...) onde também residia com sua família."[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Elias da Silva. in: WANTUIL, Zêus. Grandes Espíritas do Brasil.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Sítio da FEB - histórico, assinatura, downloads.
  • Projeto Reformador - Sítio Universo Espírita - projeto de digitalização da Revista (mais de 40 anos com ao menos uma das edições disponíveis - de 1883 a 2005).
Ícone de esboço Este artigo sobre o espiritismo ou sobre um espírita é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.