Região Demarcada do Dão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção sobre vinhos não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Regiões vinícolas portuguesas. Dão corresponde à região #18.

A Região Demarcada do Dão foi instituída em 1908, situada no centro de Portugal, na província da Beira Alta. Foi a primeira região demarcada de vinhos não licorosos do país. A região do Dão é conhecida como a Borgonha Portuguesa [1]

Localização[editar | editar código-fonte]

A região do Dão tem cerca de 20 000 hectares de vinha em aproximadamente 376 000 hectares de terra, estendendo-se por vários distritos como:

Esta região caracteriza-se por um relevo acidentado. Tem solo de predominantemente granítico, terroir e clima propício com larga amplitude térmica.[2]

Castas emblemáticas[editar | editar código-fonte]

Das principais castas do Vinho do Dão destacam-se:

  • Touriga Nacional: é a casta mais nobre, dela surgem vinhos com bom teor alcoólico, com aromas intensos, encorpados, com taninos nobres e susceptiveis de longo envelhecimento.
  • Encruzado: entre as castas brancas é a mais nobre. Tem um bom teor alcoólico, com aromas complexos, frescos e relativamente secos.
  • Alfrocheiro Preto: confere aos vinhos aromas finos que ganham complexidade com o passar dos anos.
  • Jaen: tem um teor alcoólico regular, com aromas intensos de fruta muito madura. Possui taninos de qualidade e de grande macieza.

Características vinícolas[editar | editar código-fonte]

Os vinhos da Região Demarcada do Dão são vinhos gastronómicos, com acidez excepcional de aromas complexos e delicados. O seu carácter, complexidade, elegância, equilíbrio, maturidade, potencial de envelhecimento e combinação perfeita com a gastronomia local. [3]

Prémios[editar | editar código-fonte]

A qualidade dos vinhos do Dão tem sido premiada em concursos internacionais de vinhos. Em 2014 obtiveram nove medalhas de prata e nove medalhas de bronze na 45.ª edição do concurso internacional Wine and Spirit Competition.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gazeta Rural n.º 254, 31 de Agosto de 2015, pág. 13.
  2. Gazeta Rural n.º 254, 31 de Agosto de 2015, pág. 13.
  3. Gazeta Rural n.º 254, 31 de Agosto de 2015, pág. 13.
  4. Gazeta Rural n.º 235, 31 de outubro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Portugal. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.