Região PAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sistema de televisão por país

A região PAL é um território de publicação de jogos eletrônicos que abrange os países Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, às vezes variando entre países europeus. A maioria dos jogos definidos como parte da região não irão funcionar em consoles de regiões NTSC-U/C ou NTSC-J por causa da trava regional. Enquanto que isto ocorre na maioria dos casos, alguns jogos lançados para Xbox e Xbox 360 são exceções desta regra, já que a política da Microsoft diz que depende dos distribuidores dos jogos. A Sony possui uma política semelhante a respeito do PSP, mas a maioria dos distribuidores escolhem deixar o uso livre nos seus jogos de UMD. Os jogos em blu-ray do PlayStation 3 podem ser jogados em consoles de quaisquer regiões. Todos os consoles caseiros da Nintendo anteriores ao Nintendo Switch possuem travamento regional, ora por codificação de software, ora por diferenças físicas na mídia e consoles. Os consoles portáteis da Nintendo não possuem travamento regional, assim como a maioria dos outros sistemas do mesmo gênero (Neo Geo Pocket, Sega Game Gear, etc.).

Para consoles o Brasil usa PAL-M como padrão de televisão, mas a região de seus jogos é NTSC (americana) devido a diferença de frequência e resolução do PAL europeu (625 linhas a 50Hz) e do PAL-M e que é a mesma do NTSC (525 linhas a 60Hz). Vale ressaltar que a maioria dos aparelhos de televisão brasileiros são compatíveis tanto com PAL-M e NTSC.

Área de lançamento[editar | editar código-fonte]

A seleção dos países na região PAL varia com o sistema e os distribuidores dos jogos. Os seguintes países e áreas são normalmente incluídos num lançamento PAL:

Junto com outros países do Oriente Médio, África e Europa.

Ver também[editar | editar código-fonte]