Região Transnacional de Oresund

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Região de Oresund - a Escânia na Suécia e as ilhas de Zelândia, Lolândia, Falster, Møn e Boríngia na Dinamarca.

A Região de Oresund (em sueco: Öresundsregionen; em dinamarquês: Øresundsregionen é uma região transnacional abrangendo a Escânia na Suécia e as ilhas de Zelândia, Lolândia, Falster, Møn e Boríngia na Dinamarca.[1]

Esta área fortemente urbanizada, conta com 3,58 milhões de habitantes, distribuídos pelos dois países, separados pelo Estreito de Öresund e ligados pela Ponte de Øresund, a maior da Europa conjugando rodovia e ferrovia. Tanto a moeda sueca quanto a dinamarquesa são aceitas na região, uma vez que ambos países optaram não aderir ao Euro. A maior cidade da Região de Oresund é Copenhague, capital da Dinamarca As outras cidades importantes são, em ordem decrescente: Malmo (Suécia), Lund (Suécia), Helsimburgo (Suécia), Helsingør (Dinamarca) e Landskrona (Suécia).

Referências

  1. «Øresundsregionen». Grande Enciclopédia Dinamarquesa 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]