Região do Centro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Região do Centro (Portugal))
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da região do Centro (ou região das Beiras) em Portugal.
Monsanto, na Beira Baixa: a aldeia mais portuguesa de Portugal.
Santuário de Fátima, na Beira Litoral: o maior centro religioso de Portugal.

O Centro ou Região do Centro, mais conhecida por Região das Beiras, é uma região de Portugal, limitada a norte pela Região do Norte, a leste por Espanha, a sul pelo Alentejo (sub-regiões do Alto Alentejo e da Lezíria do Tejo), a sudoeste pela Região de Lisboa e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Desta região fazem parte as serras e montanhas do Sistema Montejunto-Estrela, do qual se inclui o Maciço Calcário Estremenho, e também o conjunto das famosas aldeias históricas de Portugal. As cidades mais populosas da região do Centro são Coimbra (143 396 habitantes), Leiria (126 897), Viseu (99 274) e Aveiro (78 450) [1] O maior centro turístico e religioso é a cidade de Fátima.[2]

Tem uma área de 28 405 km² (31% do Continente) e uma população de 2 327 580 (Censos 2011),[3] correspondendo a 23,2% do Continente e a 22% de Portugal.

Está incluída na Unidade de Nível I (NUTS I) de Portugal Continental e compreende 12 Unidades de Nível III (NUTS III):

Grosso modo, corresponde, territorialmente, à antiga Província da Beira, havendo quem distinga a Beira Litoral da Beira Interior, ou as províncias históricas da Beira Litoral, da Beira Alta e da Beira Baixa. Inclui também as sub-regiões do Médio Tejo, na província do Ribatejo, e do Oeste, na província da Estremadura.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]