Região dos Sudetas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Regiões de falantes de alemão, no interior da actual República Checa, as quais, no período entreguerras, eram referidas como Sudetenland.

A Região dos Sudetas[1] (em alemão: Sudetenland; checo e em eslovaco: Sudety, em polaco: Kraj Sudetów) é a designação da região norte, sudoeste e oeste da Checoslováquia a qual era habitada por cidadãos falantes da língua alemã, em particular dos distritos fronteiriços da Boémia, Morávia e parte da região da Silésia localizada na Checoslováquia, dado terem feito parte da Áustria até ao final da Primeira Guerra Mundial.

O termo Sudetenland é composto por Land, que significa "país", e Sudeten, que se refere às Sudetas, uma cadeia montanhosa na fronteira norte da Checoslováquia com a Baixa Silésia (actual Polónia). No entanto a Região dos Sudetas abrange áreas muito para além daquelas montanhas.

A designação Sudetas surge apenas no início do século XX e só se torna conhecida depois da Primeira Guerra Mundial, quando o Império Autro-Húngaro, foi desmembrado, esta região maioritariamente de etnia Alemã passou a fazer parte da Checoslováquia, país etnicamente distinto. A Crise dos Sudetas de 1938 teve origem nas exigências da Alemanha Nazi de que a Região dos Sudetas devia ser anexada à Alemanha, o que de facto aconteceu, depois do Acordo de Munique. Quando a Checoeslováquia foi reconstituída depois da Segunda Guerra Mundial, os alemães sudetas foram expulsos, e a região é actualmente habitada por falantes da língua checa.

Partes das actuais regiões checas de Karlovy Vary, Liberec, Olomouc, Morávia-Silésia e Ústí nad Labem estão situadas na ex-Região dos Sudetas.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.