Reginald John Delargey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reginald John Delargey
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo de Wellington
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Wellington
Nomeação 25 de abril de 1974
Predecessor Dom Peter Thomas Cardeal McKeefry
Sucessor Dom Thomas Stafford Cardeal Williams
Mandato 1974 - 1979
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 19 de março de 1938
por Dom Pietro Cardeal Fumasoni Biondi
Nomeação episcopal 25 de novembro de 1957
Ordenação episcopal 27 de fevereiro de 1958
por Dom James Michael Liston
Nomeado arcebispo 25 de abril de 1974
Cardinalato
Criação 24 de maio de 1976
por Papa Paulo VI
Ordem Cardeal-presbítero
Título Imaculada em Tiburtino
Brasão
Lema In ipso vita
Dados pessoais
Nascimento Timaru
10 de dezembro de 1914
Morte Auckland
29 de janeiro de 1979 (64 anos)
Nacionalidade neozelandês
Funções exercidas -Bispo-auxiliar de Auckland (1957-1970)
-Bispo de Auckland (1970-1974)
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Reginald John Delargey (Timaru, 10 de dezembro de 1914 - Auckland, 29 de janeiro de 1979) foi o Bispo Católico Romano de Auckland,e mais tarde Cardeal,Arcebispo de Wellington e Metropolita da Nova Zelândia.Seu título era cardeal-sacerdote de Immacolata al Tiburtino

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Reginald Delargey nasceu em Timaru,um dos seis filhos. A família mudou-se várias vezes durante os primeiros anos de Delargey, e Delargey foi enviado para Auckland para receber sua educação secundária como pensionista no Sacred Heart College. Sua mãe morreu em 1929, três anos antes Delargey começou seus estudos para o sacerdócio no Holy Cross College, Mosgiel, onde seu considerável potencial acadêmico foi reconhecido e ele foi enviado para Roma para completar seus estudos na Universidade Pontifícia Urbaniana .[carece de fontes?]

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Delargey foi ordenado sacerdote da Diocese de Auckland em Roma em 19 de março de 1938. Depois de retornar à Nova Zelândia, trabalhou na paróquia de Takapuna e na Catedral de São Patrício, em Auckland. De 1940 a 1947, foi diretor dos Serviços Sociais Católicos da Diocese de Auckland. Ele também atuou como diretor do Movimento Católico Juvenil e foi o capelão do St Peter's College por 18 anos.[1]

Bispo de Auckland[editar | editar código-fonte]

Delargey foi nomeado bispo-auxiliar para a Diocese de Auckland em 25 de novembro de 1957. Durante seu tempo como Bispo Auxiliar, ele participou de todas as quatro sessões do Concílio Vaticano II (Vaticano II). Doze anos após sua nomeação como Auxiliar, Delargey foi nomeado Bispo de Auckland em 18 de setembro de 1970, após a aposentadoria do Arcebispo James Michael Liston. Como bispo, ele adotou um estilo de liderança humilde e aberto, colocando em prática as ideias e princípios do Vaticano II. Depois de quatro anos como bispo de Auckland, e após a morte do cardeal Peter McKeefry, ele foi traduzido para o Metropolitan See em Wellington e tornou-se seu arcebispo em 25 de abril de 1974.

Arcebispo de Wellington[editar | editar código-fonte]

Embora não de Wellington, Delargey construiu uma forte relação com o povo e o clero da Arquidiocese, como resultado de sua abertura, humildade e sinceridade. Como arcebispo, continuou a promover o trabalho do Movimento Católico Juvenil - como fizera anteriormente em Auckland - e estava particularmente consciente das necessidades dos grupos minoritários, tanto na Arquidiocese como em toda a Nova Zelândia. Delargey foi criado Cardeal sacerdote em 24 de maio de 1976 pelo Papa Paulo VI e recebeu o título de Imaculada em Tiburtino. De 1976 a 1979, foi chefe da Conferência dos Bispos Católicos da Nova Zelândia e desempenhou um papel fundamental nas negociações com o governo e os sindicatos de professores que culminaram na integração das escolas católicas no sistema financiado pelo Estado na Nova Zelândia. Apesar da falta de saúde, ele participou dos conclaves de agosto e outubro de 1978. Ele morreu em Auckland em 1979 e foi enterrado da Catedral do Sagrado Coração de Wellington. Ele foi sucedido por Thomas Stafford Williams.

Fontes principais[editar | editar código-fonte]

  • Revista St Peter's College 1970 , Faculdade de São Pedro, Auckland.
  • Felix Donnelly, Vida de Um Padre , Austrália e Nova Zelândia, Auckland, 1982, pp. 7–17.
  • ER Simmons, Em Cruce Salus, Uma História da Diocese de Auckland 1848 - 1980 , Catholic Publication Centre, Auckland, 1982.
  • Thomas J. Ryder, seguindo todos os seus caminhos, Senhor - Recordações do P. Thomas J. Ryder (transcrito e compilado por Margaret Paton) (Publicado em privado, sem data - talvez no início dos anos 90).
  • Rory Sweetman, uma solução justa e justa? Uma história da integração das escolas privadas na Nova Zelândia , Dunmore Press, Palmerston North, 2002.
  • Nicholas Reid, James Michael Liston: Uma Vida , Victoria University Press, Wellington, 2006.
  • Nicholas Reid, A Vida e Obra de Reginald John Delargey Cardeal , Diocese Católica de Auckland / Pindar, Auckland, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Forward by R J Delargey, St Peter's College Magazine 1970, p. 3: "For years, St Peter's was my second home. Mass in the morning for the Brothers, and classes for the boys was the routine for over eighteen years".
Precedido por:
Peter Thomas McKeefry
Cardeal
Cardeal-Arcebispo de Wellington

19792005
Sucedido por:
Thomas Stafford Williams
Cardeal-presbítero de Imaculada em Tiburtino
1983
Sucedido por:
Ernesto Corripio y Ahumada