Regulamento da Fórmula 1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Regulamento da Fórmula 1 é estabelecido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA) desde 1950. O Regulamento possui 46 artigos e 7 anexos acerca da categoria automobilística. A edição mais recente é de 9 de março de 2013.[1]

Carro, Capacete e Número dos Pilotos[2][editar | editar código-fonte]

Carro[editar | editar código-fonte]

As equipes devem executar seus dois carros com essencialmente a mesmo evento de corrida ao longo da temporada e devem solicitar aprovação prévia para quaisquer mudanças importantes.

O nome ou emblema da equipe deve aparecer no nariz do carro. O nome do piloto também deve aparecer na carroceria externa do carro.

Para ajudar a distinguir entre os dois carros de uma equipe, as câmeras de bordo que se sentam em cima da estrutura principal de rolagem são coloridas de forma diferente. No primeiro carro, deve permanecer como é fornecido à equipe (preto) e no segundo carro deve ser predominantemente amarelo fluorescente.

Número do Carro[editar | editar código-fonte]

Além disso, cada carro deve transportar o número do piloto para a corrida. Os números dos pilotos são permanentes e serão utilizados em toda a carreira de um piloto na Fórmula 1, com exceção do atual campeão mundial, a quem será dada a opção de usar o número 1.

Lista dos pilotos com números dos carros:

(*) A Federação Internacional do Automóvel retirou o número 17, após a morte do piloto francês Jules Bianchi após seu acidente de o GP do Japão de 2014.

A Federação Internacional do Automóvel retirou o número 19, após a morte do piloto francês Anthoine Hubert que corria na Fórmula 2 no GP da Bélgica de 2019 em sua homenagem[3].

Capacete[editar | editar código-fonte]

Capacete de Sebastian Vettel.

Para que os pilotos sejam facilmente distinguidos um do outro enquanto estão na pista, o capacete de cada pilotos deve, com exceção de um evento de escolha do piloto, ser apresentado substancialmente na mesma corrida em cada evento durante a temporada do campeonato. Os pilotos poderão alterar o desenho do seu capacete excecionalmente para uma corrida por ano escolhida por eles. Em caso de mudança para outra equipe durante a temporada, também será permitido um capacete remodelado.

Pneus[4][editar | editar código-fonte]

Desde 2011, um único fornecedor de pneus, Pirelli, fornece todas as equipes inscritos nos eventos do campeonato, durante o período.

No final de semana de corrida, a Pirelli leva para cada carro, 20 jogos de pneus, sendo:

  • 13 jogos para pista seca
  • 4 jogos do tipo intermediário
  • 3 jogos de pneus para pista molhada

Cada piloto tem direito a 13 jogos de pneus por fim de semana de Grande Prêmio. Junto com sua equipe eles escolhem 10 jogos dentre os três tipos de pneus disponibilizados pela Pirelli. Os outros 3 jogos são definidos pela empresa em conjunto com os comissários da FIA, os mesmos para os 20 pilotos da F1.

Todos os pneus recebem um código de barras e a FIA distribui os pneus para as equipes, duas semanas antes de cada corrida.

Todos os pilotos devem utilizar no mínimo dois jogos de diferentes compostos para pista seca. O regulamento para pista molhada não muda.

A Pirelli produziu sete especificações de pneus de clima seco: hipermacio (rosa), ultramacio (roxo), supermacio (vermelho), macio (amarelo), médio (branco), duro (azul gelo), superduro (laranja) e duas especificações de pneus molhados: intermediário (verde) e chuva extrema (azul).

Compostos de Pneus fornecidos pela Pirelli[5]
Nome do composto (Atuais) Cor Banda de rolamento Condições de condução Sobre o Pneu
Macio Vermelho Slick
(P Zero™)
Seco É um dos pneus mais frequentemente utilizados na linha, que se sobressai por um equilíbrio muito bom entre desempenho e durabilidade, com ênfase no desempenho. É um pneu que tende a ser utilizado para fins de velocidade em detrimento de longas distâncias, mas é capaz de dar às equipes uma vantagem competitiva tanto no início da corrida, quando o carro está com tanque cheio, quanto como um “sprint” no final.
Médio Amarelo Slick
(P Zero™)
Seco Em teoria, é o pneu mais perfeitamente equilibrado dentre todos, com uma combinação ideal entre desempenho e durabilidade. Como resultado disso, é extremamente versátil, mas muitas vezes muito útil em circuitos cuja tendência é a alta velocidade, temperatura e cargas de energia.
Duro Branco Slick
(P Zero™)
Seco É o pneu mais resistente da gama da Pirelli é projetado para os circuitos que apresentam as mais altas cargas de energia nos pneus, com curvas rápidas ou superfícies abrasivas, e são muitas vezes caracterizados pelas altas temperaturas ambientes. O composto demora mais para aquecer, mas oferece máxima durabilidade, o que frequentemente significa que desempenha um papel fundamental na estratégia de corrida.
Intermediário Verde Sulcos
(Cinturato™)
Molhado (Água não estagnante) Os intermediários são os mais versáteis dos pneus de chuva, dispersando em torno de 25 litros de água por segundo em velocidade máxima. Podem ser usados em uma pista molhada, bem como naquela que está secando.
Chuva Azul Sulcos
(Cinturato™)
Molhado (Água estagnante) Cada pneu para condições extremas pode dispersar até 65 litros de água por segundo em velocidade máxima, o que faz com que esses pneus sejam a solução mais eficaz para chuva forte. As evoluções mais recentes do Cinturato Blue significa que é também eficaz em uma pista que está secando, com aumento da durabilidade. O resultado desse trabalho intensivo no pneu de chuva é o aumento da dirigibilidade em uma ampla variedade de condições.
Nome do composto (Antigos) Cor Banda de rolamento Condições de condução Sobre o Pneu
Hiper Macio Rosa Slick
(P Zero™)
Seco É o mais macio e, portanto, o composto mais rápido desenvolvido pela Pirelli. Apropriado para todos os circuitos que exigem altos níveis de aderência mecânica. Em contrapartida, a velocidade e a aderência extras fazem com que o hipermacio tenha uma vida útil consideravelmente menor do que os outros pneus da gama. Aproveitá-lo ao máximo será o segredo para as estratégias de corrida.
Ultra Macio Roxo Slick
(P Zero™)
Seco Projetado como um composto de baixo nível de trabalho com baixa operabilidade para uso em circuitos estreitos e com bastantes curvas, cuja ênfase recai sobre a aderência. Por serem extremamente macios, concebidos para serem mais moles que os supermacios, esses pneus aquecem muito rapidamente e atingem um excelente pico de desempenho; em contrapartida, eles possuem vida útil relativamente limitada. O pneu ultramacio não é destinado a treino de classificação, mas está prestes a ser usado para tal, com algumas possíveis aplicações para ele disponíveis também durante as corridas.
Super Macio Vermelho Slick
(P Zero™)
Seco O terceiro composto mais macio da gama é ideal para circuitos lentos e com bastantes curvas, especialmente em condições climáticas frias em que se faz necessária a máxima aderência. Os supermacios se beneficiam de um tempo de aquecimento extremamente rápido, o que os torna ideais para o treino de classificação também, mas o outro lado da moeda para essa importante característica é, logicamente, o maior desgaste. É um composto para baixa operabilidade.
Super Duro Laranja Slick
(P Zero™)
Seco Lançado como uma alternativa, caso a performance dos carros de não atinjam as expectativas, mas o plano - e a probabilidade - é de que não seja usado. Com cada composto um estágio mais macio, além de um novo hipermacio que é de fato duas vezes mais macio que o ultramacio, o superduro representa um pneu que se localiza no extremo oposto desse espectro. Apresenta marcas laranjas: a cor tradicional dos pneus mais duros na gama da Pirelli.

Evolução dos Compostos de Pneus Pirelli (2011-presente)[editar | editar código-fonte]

Compostos 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022
Hipermacio
Ultramacio
Supermacio
Macio
Médio
Duro
Superduro
Intermediário
Chuva

Procedimento do Pit Lane[6][editar | editar código-fonte]

O pit lane em cada circuito é dividido em duas pistas. A pista mais próxima da parede da pista é conhecida como "pista rápida", enquanto a faixa mais próxima das garagens é a "pista interior".

A FIA aloca as garagens e uma área na pista para as equipas em uma base estritamente igual.

Dentro dessas áreas de garagem designadas é uma posição - ou caixa de pista - onde as paradas de boxes podem ser realizadas durante as sessões de treino livre, classificação e a corrida.

Além de secar ou varrer, ou colocando a borracha de pneu quando os carros saem, as equipes estão proibidas de melhorar a aderência de sua posição de parada.

O pessoal só é permitido no pit lane imediatamente antes de um pit stop e deve retirar-se para suas garagens assim que seu trabalho estiver completo.

Nenhum dispositivo acionado pode ser usado para levantar qualquer parte de um carro na pista do pit durante uma corrida.

É responsabilidade da equipe liberar um carro de sua parada apenas quando é seguro fazê-lo.

Por razões de segurança, existe um limite de velocidade de 80 km/h em todos os Grande Prêmios, embora isso seja geralmente reduzido em circuitos como o Mônaco devido à configuração da faixa.

Qualquer time cujo piloto exceda o limite de velocidade do pit-lane durante qualquer sessão de treinamento será multado em € 100 por cada km/h acima do limite, até um máximo de € 1000. Acelerar no pit lane durante a corrida irá sofrer uma penalidade de tempo ou do piloto.

Treinos[7][editar | editar código-fonte]

Treino Livre[editar | editar código-fonte]

Em cada Grande Prêmio, todos os pilotos de corrida podem participar de duas sessões de treino livre de 90 minutos (uma hora e meia) na sexta-feira (exceto o Grande Prêmio de Mônaco que é realizada na quinta-feira), uma sessão de treino de treino livre de 60 minutos (uma hora) no sábado de manhã e um treino classificatório no sábado à tarde.

Enquanto as sessões de treino individuais não são obrigatórias, ao piloto deve participar em pelo menos uma sessão de treino para ser elegível para a corrida.

O intervalo entre a primeira e a segunda sessão de treino livre nunca pode ser inferior a duas horas e meia, enquanto que entre a terceira sessão de treino livre e do treino classificatório deve ter pelo menos duas horas.

Os administradores de corrida têm o poder de soltar os pilotos de uma série de posições do grid por infrações cometidas durante o treino.

Treino Classificatório[editar | editar código-fonte]

O formato atual do treino classificatório de Fórmula 1 é o seguinte:

  • (Q1): São 20 pilotos onde eles tentam obter o melhor resultado, em duração de 18 minutos, no final da primeira bateria, os cinco pilotos mais lentos são eliminados do treino classificatório e 15 pilotos avançam para a segundo bateria. Qualquer piloto cujo melhor tempo de volta no Q1 exceda nos 107% do tempo mais rápido configurado durante essa sessão que não qualifica e só pode correr de acordo com o critério dos comissários.
  • (Q2): Após uma pequena pausa de 7 minutos, os tempos são reiniciados e os 15 pilotos restantes voltam para obter o melhor resultado, em duração de 15 minutos, os cinco pilotos mais lentos são eliminados do treino classificatório, deixando 10 pilotos para progredir para a terceira bateria.
  • (Q3): Após uma nova pausa de 8 minutos, os tempos são reiniciados e os 10 pilotos restantes participam da última bateria, em duração de 12 minutos que é realizada para decidir o Pole Position e a ordem de partida para os dez melhores pilotos do grid de largada.

As punições serão impostas por infrações técnicas ou de condução muitas vezes resultam na alteração do grid de largada daquela determinada sessão de treino classificatório.

Se um piloto impedir outro piloto durante a treino classificatório, seus tempos podem ser cancelados ou ele pode receber uma punição de perder as posições do grid.

Qualquer piloto cujo parar o carro no circuito durante a sessão de qualificação não será autorizado a tomar qualquer outra parte na sessão.

Qualquer carro que parar no circuito durante o treino classificatório, e que seja devolvido no pit, antes do final da sessão, será realizado no parque fechado até o final da sessão.

Corrida Sprint[editar | editar código-fonte]

A corrida sprint foi projetada 1 para ser uma corrida plana do início ao fim e deve animar os milhares de fãs presentes. A corrida sprint é tem aproximadamente 1/3 da duração normal de um grande prêmio, são realizadas no sábado e definem o grid para a corrida principal de domingo.

Introduzidas para oferecer mais ação em finais de semana de corrida selecionados pela categoria, as corridas de sprint adiam o treino classificatório para sexta-feira e reduzem o número de sessões de treinos para dar às equipes menos tempo para se preparar.

Procedimento de Corrida[8][editar | editar código-fonte]

Para o início de todos os Grandes Prêmios, as equipes e os pilotos devem seguir uma série de procedimentos severos. Isso acontece antes de 30 minutos para a formação da volta de apresentação, quando os boxes são abertos.

Os pilotos ficam então livres para completar o reconhecimento da pista antes de alinhar nas posições corretas do grid. Se os pilotos quiserem fazer algumas voltas de reconhecimento a mais, ele é obrigado a passar sempre pelos boxes, a fim de ignorar o grid.

Nos 30 minutos antes do início da volta de apresentação, a saída do pit lane será aberta e os carros terão permissão para deixar a pista do pit lane para cobrir uma volta de reconhecimento. No final desta volta, eles pararão no grid em ordem de partida com os pilotos parados. Se os pilotos quiserem cobrir mais de uma volta de reconhecimento, isso deve ser feito dirigindo a linha do pit lane a uma velocidade muito reduzida entre cada uma das voltas. Qualquer carro que não complete uma volta de reconhecimento e alcance o grid sob seu próprio poder não será permitido começar a corrida a partir do grid.

Nos 17 minutos antes do início da volta de apresentação, será dado um sinal de aviso indicando que o pit lane será fechado em dois minutos.

Nos 15 minutos antes do início da volta de apresentação, pit lane será fechado e um segundo sinal de alerta será dado.

Qualquer carro que ainda esteja no pit lane pode começar a partir do final do pit lane desde que tenha chegado lá sob seu próprio poder. Se mais de um carro for afetado, eles devem se alinhar na ordem em que eles se qualificaram. No entanto, qualquer carro atingindo no final do pit lane após o sinal de cinco minutos deve começar por trás de qualquer carro já na saída do pit lane. Os carros que começam a partir da pista do pit lane podem juntar-se à corrida, uma vez que o campo inteiro passou o final da pista do pit lane pela primeira vez após o início.

Há sinais mostrados dez minutos, cinco minutos, três minutos, um minuto e quinze segundos antes do início da volta da formação:

  • Quando o sinal de dez minutos é mostrado, todos, exceto pilotos, funcionários e equipe técnica da equipe, devem deixar o grid.
  • Quando o sinal de três minutos é mostrado, todos os carros do grid devem ter as rodas instaladas. Qualquer piloto cujo carro não teve as rodas montadas neste momento enfrenta uma punição.
  • Quando o sinal de um minuto é mostrado, os motores devem ser ligados e todo o pessoal da equipe deve deixar a grid.
  • Se algum pessoal ou equipamento da equipe permanecer na grid no momento do sinal de 15 segundos, o piloto do carro em questão deve começar a corrida a partir do pit lane.

Durante a volta de apresentação, as iniciações de treino são proibidas e os pilotos devem circular na ordem da grid, mantendo a formação tão apertada quanto possível.   A ultrapassagem durante a volta de apresentação só é permitida se um carro estiver atrasado e os carros atrasados ​​não podem evitar passar sem atrasar indevidamente o restante do campo. Nesse caso, os pilotos só podem ultrapassar para restabelecer o pedido de partida original.

Sinal de Largada

Uma vez que todos os carros tenham ocupado suas posições de grid no final da volta de apresentação, as cinco luzes vermelhas aparecerão em sequência em intervalos de um segundo. Essas luzes vermelhas são apagadas para sinalizar o início da corrida.

Se um piloto tiver um problema na grid imediatamente antes do início, ele deve levantar o braço e o início será interrompido. Uma nova volta de apresentação, que contará para a distância da corrida, será completada.

Qualquer piloto que cause um início de aborto, mesmo que ele seja capaz de iniciar a formação extra, será necessário para iniciar a corrida a partir do pit lane. O mesmo processo será aplicado a um reinício de uma suspensão de corrida onde os pilotos foram trazidos para o pit lane.

As únicas exceções a esses procedimentos de início estão conectadas ao clima. Se começar a chover nos três minutos antes do início, as luzes serão ativadas e o procedimento de partida retornará ao ponto de 10 minutos para permitir que as equipes mudem para os pneus apropriados.

Se o clima for excepcionalmente ruim, o diretor de corrida pode optar por abortar o início e retomar o procedimento de partida apenas quando as condições melhoraram. Alternativamente, ele pode decidir inicialmente iniciar a corrida atrás do carro de segurança e, em seguida, realizar um início normal, uma vez que a trilha é considerada segura o suficiente para fazê-lo.

Bandeiras[editar | editar código-fonte]

As bandeiras são a principal forma de sinalização durante os eventos da Fórmula 1. Geralmente, são destinadas a alertar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car na pista ou o fim da prova. As bandeiras da Fórmula 1 são produzidas pela Pantone em um sistema de cores particular da FIA. Quando algo que ocorre na pista necessita da atenção de todos os pilotos, são exibidas bandeiras coloridas próximas a linha de chegada/largada. Os pilotos também podem ser avisados pelo rádio, pelos chamados spotters, mas como estes avisos normalmente são críticos e o rádio pode apresentar problemas durante um Grande Prêmio, usa-se o método das bandeiras que é mais prático e seguro.

As bandeiras são mais habitualmente usadas para avisar os pilotos sobre a entrada ou a saída do safety car ou perigos na pista. As bandeiras usadas atualmente são:

Bandeira Código Descrição Regras
YellowC Bandeira Amarela
  • 1 Bandeira: Perigo adiante, detritos resultantes de acidente; pilotos devem reduzir a velocidade ao cruzar o local do acidente.[9]
  • 2 Bandeiras: Grande perigo adiante; pilotos devem preparar-se para uma eventual parada.[9]
  • 1 Bandeira e a Placa de VSC: Os pilotos terão de respeitar uma velocidade imposta pela FIA em cada setor da pista. Quem não respeitar, poderá ser penalizado.
  • 1 Bandeira e a Placa "SC": Entrada do safety car; pilotos devem reduzir a velocidade e aguardar uma nova formação.
348C Bandeira Verde A pista está liberada e os pilotos podem retomar suas posições.
186C Bandeira Vermelha A prova/etapa foi suspensa. Os carros devem permanecer nos boxes ou os carros que estiverem percorrendo o circuito devem reduzir e seguir até linha vermelha. Geralmente, é utilizada para indicar abandono da sessão devido acidente grave ou condições meteorológicas que dificultam o uso do circuito. Em caso de encerramento de corrida, o resultado vale a partir de 2 voltas antes da interrupção da prova.
298C Bandeira Azul O retardatário deve dar passagem a um carro mais veloz que quer ultrapassar. O piloto que ignorar até três bandeiradas está sujeito à penalizações (geralmente uma passagem pelo box sem parada, ou acréscimo de 10 segundos no tempo).
White Bandeira Branca Entrada de carro lento na pista. Pilotos devem reduzir a velocidade.
BlackC Bandeira Preta Desclassificação. O piloto que a recebeu deve retornar ao box e reportar-se ao Oficial de prova (Clerk of the course). Vem acompanhada com o número do piloto.
BlackC/White Bandeira Xadrez (ou Quadriculada) Fim da sessão/etapa. Na corrida oficial, indica vitória do primeiro a cruzar a linha de chegada.
BlackC/White Bandeira Metade Preta, Metade Branca na Diagonal Indica que o piloto desempenhou atitude antidesportiva, a qual deve ser corrigida imediatamente sob a ameaça de desclassificação. Vem acompanhada com o número do piloto.
BlackC/151C Bandeira Preta com um Círculo Laranja Indica que há um problema técnico com o carro. O piloto deve retornar ao box. Vem acompanhada com o número do piloto.
YellowC/186C Bandeira Listrada em Amarelo e Vermelho Indica presença de destroços, detritos ou óleo na pista. Pilotos devem reduzir a velocidade a partir do ponto sinalizado.

Distância de Corrida[editar | editar código-fonte]

As corridas de Fórmula 1 são de distância quase idêntica, calculadas nos regulamentos, uma vez que o menor número de voltas é necessário para exceder 305 quilômetros. Algumas corridas invariavelmente demoram mais do que outras, no entanto, devido à velocidade média diferente dos circuitos.

A única exceção é o Mônaco, onde a distância da corrida é calculada como o número mínimo de voltas superior a 260 quilômetros.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Corrida Sprint[editar | editar código-fonte]

As corridas de sprint duram até 100 km (62 milhas) e levarão cerca de 25 - 30 minutos, portanto, dependendo do circuito que a F1 está usando em um fim de semana de corrida de sprint.

Corrida[editar | editar código-fonte]

No entanto, um corte de duas horas aplica-se a todos os Grandes Prêmios. Se isso for excedido, o piloto principal será mostrado a bandeira quadriculada na reta dos boxes durante o qual a marca de duas horas decorreu.

A única exceção a isso é quando uma corrida está suspensa e não pode ser reiniciada. Nesse caso, metade dos pontos será concedida se menos de 75% da distância de corrida tiver sido concluída, enquanto não serão atribuídos pontos se menos de duas voltas tiverem sido concluídas.

Qualquer piloto que complete mais de 90 por cento da corrida será classificado como um finalizador, independentemente de estarem com o carro funcionando ou diferente volta do vencedor da corrida.

Campeonato[editar | editar código-fonte]

Os títulos do campeonato de pilotos e construtores são atribuídos ao piloto e ao construtor que marcarem o maior número de pontos ao longo da temporada.

No caso de qualquer empate, o piloto com resultados de corrida superiores (com base na ordem decrescente, do número de vitórias para números de segundo lugar para baixo) ganhará precedência.

Sistema de Pontuação[10][editar | editar código-fonte]

Os Campeonatos Mundiais de Pilotos e de Construtores são decididos através de um sistema de pontuação, a qual é estabelecida de acordo com a colocação do competidor na bandeirada final do Grande Prêmio (Grand Prix). O vencedor pontua automaticamente, porém os demais competidores necessitam somente completar mais de 90% da distância do vencedor para receber a pontuação. O competidor que não concluir a prova, mas alcançar esta porcentagem também poderá receber a pontuação que lhe cabe - após concordância dos oficias de prova.

O Sistema de pontuação da Fórmula Um foi oficializado em 1950, com o primeiro Regulamento da FIA, e desde então já sofreu duas adaptações: em 2003 e 2010 (quando 4 novas equipes foram anexadas). O sistema de 2010 foi estendido até ao 10º colocado, que recebe 1 ponto. Ainda segundo o Regulamento, pilotos e suas respectivas equipes recebem a mesma pontuação. Em caso de empate no número de pontos, será considerado campeão o piloto com maior número de vitórias na Temporada.

Carro de Segurança[11][editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Carro de Segurança
Safety Car
Placa indicado que o Carro de Segurança foi acionado
Painel de LED indicando que o Carro de Segurança Virtual foi acionado

Para manter a segurança dos pilotos durante um fim de semana de corrida, particularmente em caso de acidente ou condições extremamente precárias, a FIA possui dois métodos principais para neutralizar uma sessão de treino ou de corrida: o carro de segurança ou o carro de segurança virtual (VSC).

Este último será usado principalmente quando as bandeiras amarelas acenadas duplas são necessárias em qualquer seção da pista, mas as circunstâncias não são tais para garantir o próprio carro de segurança.

Se o VSC for chamado, as equipes serão notificadas através do sistema de mensagens oficial, enquanto os pilotos serão notificados por todos os painéis de luz da FIA exibindo "VSC".

Sob o VSC (Carro de Segurança Virtual), os pilotos devem reduzir sua velocidade e ficar acima de um tempo mínimo estabelecido pela FIA pelo menos uma vez em cada setor de triagem. Os comissários de bordo podem impor sanções por quaisquer transgressões.

Os pilotos não devem dirigir desnecessariamente lentamente, de forma errática ou de uma maneira que possa ser considerada potencialmente perigosa para outros concorrentes. Os pilotos não podem abaixar, a menos que seja para mudar os pneus. Eles também não estão autorizados a ultrapassar, exceto se outro piloto na frente entra na pista do poço ou diminui com um problema óbvio.

Quando se considera seguro encerrar o procedimento VSC, as equipes serão notificadas através do sistema de mensagens oficial. Em qualquer momento, entre 10 e 15 segundos depois, os painéis de luz da FIA mudarão para verde e os drivers são livres para retomar as corridas. O DRS também é reativado neste momento.

No caso de um incidente mais grave, particularmente se competidores ou funcionários estão em perigo físico imediato, o que não é suficientemente grave para justificar a suspensão da corrida, mas não pode ser tratado sob o VSC, então o carro de segurança será chamado.

O carro de segurança é conduzido por um piloto de circuito experiente e possui um observador da FIA que está em permanente contato radioelétrico com o controle da pista.

O carro de segurança vai se juntar ao circuito com as luzes laranja acesas, e todos os pilotos devem formar uma fila atrás dele. A ultrapassagem não está permitida, embora o carro de segurança sinalize para os retardatários para passá-lo usando sua luz verde até que o líder da corrida esteja imediatamente atrás disso.

Sob certas circunstâncias - por exemplo, se o incidente que trouxe o carro de segurança bloqueie a pista do pit lane - o carro de segurança pode percorrer a via do pit lane. Neste caso, os concorrentes terão permissão para parar em sua garagem no pit lane.

Quando o carro de segurança estiver pronto para sair do circuito, ele irá apagar as luzes laranja, indicando aos pilotos que vão descascar. Os pilotos devem continuar em formação até cruzarem a primeira linha do carro de segurança, onde as luzes verdes indicam que são livres de corrida novamente. No entanto, o DRS não será reativado até que duas voltas de corrida tenham sido concluídas.

Em circunstâncias excepcionais, como em clima extremamente ruins, uma corrida pode começar por trás do carro de segurança, que colocará as luzes laranja dez minutos antes do início para indicar isso. Quando essas luzes se desligam para o verde, o carro de segurança conduzirá o campo ao redor do circuito na ordem da grid.

A ultrapassagem nesta primeira volta não é permitida, a menos que um carro tenha um problema para se afastar da grid, caso em que o piloto atrasado pode repassar carros para recuperar sua posição original. (Se ele não conseguir recuperar essa posição antes do final da fila, ele deve abaixar-se e juntar-se à corrida uma vez que o campo tenha passado a saída do pit lane).

Se um carro de segurança for considerado necessário para o início de uma corrida devido ao tempo úmido, se possível, um começo normal começará uma vez que a pista seja considerada segura para a corrida. O processo verá o retorno do carro de segurança para o pit lane e os carros montados na grade para o início. Se as condições não melhorarem suficientemente para um início permanente, pode ser utilizado um arranque contínuo.

Suspensão de Corrida[editar | editar código-fonte]

Painel de LED indicando que foi interrompida a corrida

Caso as condições ou um incidente sejam suficientemente severos para exigir a suspensão de corrida, serão mostradas bandeiras vermelhas ao redor do circuito. Quando isso acontece, os carros ficaram parados no grid na ordem em que estavam na classificação antes da interrupção.

O carro de segurança irá então dirigir para a frente da fila, enquanto os membros da equipe podem trabalhar nos carros. O reabastecimento de combustível não é permitido.

Os carros que já pararam no grid quando o sinal da bandeira vermelha foi dado podem ser trabalhados lá, e depois se juntam na posição que ocuparam antes da paralisação. Os carros não podem ser movidos no grid no entanto, a menos que a equipe tenha recebido o consentimento expresso da FIA.

Um aviso de pelo menos 10 minutos será dado às equipes antes que a corrida seja retomada. Com três minutos para ir, todos os carros devem ter suas rodas instaladas. No sinal de dois minutos, os carros lapidados serão capazes de completar uma volta antes de se juntarem à pista, na parte de trás da fila.

A corrida será retomada atrás do carro de segurança, após uma volta, a menos que as condições sejam consideradas que garantem mais de uma volta, ou se todos os carros ainda não estão atrás do carro de segurança. Outros incidentes também podem prolongar o período do carro de segurança.

A ultrapassagem não é permitida, a menos que um piloto seja atrasado, obrigando os outros a passar. Neste caso, o piloto atrasado pode repassar esses carros para recuperar a posição. Caso não consigam fazê-lo, eles devem chegar imediatamente e voltar para a corrida na parte de trás da fila.

Se a corrida não puder ser retomada, os resultados serão retirados da ordem no final da penúltima volta antes da suspensão da corrida.

Enquanto a suspensão não é adicionada ao tempo máximo de corrida de duas horas, nenhuma corrida pode exceder quatro horas no total.

Penalizações[editar | editar código-fonte]

Um competidor ou uma equipe podem ser penalizados pela FIA mediante comprovação de conduta imprópria e antidesportiva, que prejudique a prática do esporte e/ou ponha em risco a segurança dos demais envolvidos; sendo estas consideradas durante as provas. Atualmente, a maioria das penalizações são concedidas ao piloto, e não à equipe em geral. A própria Bandeira Metade Preta, Metade Branca na Diagonal é um tipo de penalização, mas o sistema de penalizações da FIA se divide em 6 tipos:[12]

  • Cinco segundos de Penalidade de Tempo: O piloto deve entrar no pit lane e parar em sua posição pit stop durante pelo menos cinco segundos e, em seguida, pode realizar a troca de pneus ou reparos do carro, contudo, optar por não parar, desde que ele realiza mais nenhum pit stop antes do final da corrida. Em tais casos, cinco segundos vai ser adicionado ao tempo de corrida de decorrido ao incidente.
  • Dez segundos de Penalidade de Tempo: O piloto deve entrar no pit lane e parar em sua posição pit stop durante pelo menos dez segundos e, em seguida, pode realizar a troca de pneus ou reparos do carro, contudo, optar por não parar, desde que ele realiza mais nenhum pit stop antes do final da corrida. Em tais casos, dez segundos vai ser adicionado ao tempo de corrida de decorrido ao incidente.
  • Drive-through: Aplicada mediante pequenas infrações. O piloto deve acessar o pit lane sem parada no box da equipe.
  • Stop and Go: Aplicada mediante desrespeito ou desatenção às regras da prova. O piloto deve acessar o pit lane e permanecer parado em sua marca durante 10 segundos. Aos mecânicos, porém, não são permitidos eventuais reparos no carro.
  • Perda de Posições do Grid: Aplicada através do acréscimo de 10 posições na colocação do piloto. Esta penalização resulta de infrações graves, tais como: ultrapassagem ilegal, prejuízo aos demais competidores, direção perigosa, etc.
  • Suspensão: O piloto e/ou equipe que cometeram infrações graves (trapaça, danos propositais ao adversário, etc) serão suspensos da Temporada em que se encontram, após decisão judicial.


Referências