Rei Zulu (lutador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rei Zulu
Informações
Nome de
nascimento
Casimiro de Nascimento Martins
Nascimento 9 de junho de 1947 (74 anos)
São Luís, Maranhão Maranhão
Nacionalidade brasileira
Outros nomes Rei Zulu
Altura 1,90
Peso 104 kg
Modalidade Tarracá
Cartel nas artes marciais mistas
Vitórias 2
Por nocaute 1
Por finalização 1
Derrotas 8
Por nocaute 3
Por finalização 2
Por decisão 3
Ligações externas
Página oficial:
Cartel no MMA pelo Sherdog

Casimiro de Nascimento Martins, conhecido por Rei Zulu, (São Luís, 9 de junho de 1947) é um lutador de vale-tudo brasileiro especialista na luta tradicional maranhense Tarracá[1]. É pai do também ex-lutador Zuluzinho.

Rei Zulu ficou famoso por viajar o Brasil inteiro, desafiando lutadores do Brasil e de outras partes do mundo. Em 1980, depois de 17 anos de competição, Rei Zulu havia apenas sido finalizado por Euclides Pereira por uma guilhotina após aproximadamente 150 lutas, conforme alegações. Foi então que, Rei Zulu lançou um desafio à família Gracie para provar quem era o melhor lutador de vale-tudo do Brasil.

O invicto Rickson Gracie lutou com Rei Zulu em um combate televisionado histórico no Brasil. Em uma luta dura, Rei Zulu perdeu para Rickson Gracie por finalização. Em um reencontro poucos anos depois, Rei Zulu foi derrotado novamente por finalização. Porém, no dia 30 de Novembro de 1984 Rei Zulu alcançou sua maior vitória sobre o competidor Sérgio Batarelli, lutador de kickboxing, no evento JJ vs MA-Jiu-Jitsu vs Martial Arts.

Rei Zulu já era considerado uma figura lendária em MMA (Mixed Martial Arts) e continuava a lutar. Em 1990, foi derrotado por nocaute por James Adler. Em 6 de Abril de 2000 no Piauí, Brasil, em um combate televisionado, Rei Zulu, com 55 anos de idade, perdeu para o lutador de Kung Fu Wellington Dourado. Rei Zulu perdeu o combate quando foi empurrado, por Wellington para fora do rigue, batendo a sua cabeça no chão e desmaiando. Tendo posteriormente Zulu alegado que isso foi ilegal e Wellington deveria ser desqualificado.

Porém Rei Zulu continuou a lutar, pois esta é a unica profissão que ele conhecia. Em 2007, aos 62 anos, Rei Zulu teve três lutas no Brasil e venceu todas elas por nocaute. Ele também foi instrutor de seu filho Zuluzinho.

Em 7 de Fevereiro de 2008, em uma entrevista para Sherdog.com, Rei Zulu disse que vai continuar a lutar. Ele espera ainda lutar com antigos lutadores americanos como Skip Hall (MMA), e o campeão de pesos pesados da UFC Dan Severn, um dos poucos lutadores que ultrapassaram a marca de 100 lutas (91-16-7).

Em 6 de Julho de 2008, Rei Zulu, aos 63 anos, perdeu por desclassificação no 1º round para Santos Samurai no Desafio de Giantes 10 no Brasil.

Rei Zulu X Rickson Gracie: O maior clássico do vale-tudo mundial[editar | editar código-fonte]

A família Gracie estava apreensiva pela primeira vez em uma luta de um membro da família, seu pai e seu irmão Rolls não queriam que ele lutasse, Rolls que era até então o melhor lutador Gracie queria ir no lugar do irmão mais novo, Rolss foi naquela época, um lutador avançado para seu tempo, pois não era somente faixa preta em Jiu-Jitsu, mas também em Muay Thai e tinha noção de várias outras lutas, era completo, sabia lutar no chão e em pé com a mesma eficiência, excelência que só nos dias atuais foi descoberto pelos demais lutadores.

O temido e famoso Rei Zulu até então estava invicto há 150 lutas, saia pelo Brasil em caravana para desafiar os lutadores das cidades por onde passava. Com a importância crescente de Rickson, somente Rei Zulu poderia silenciá-lo, então foi organizado a luta para se provar qual arte marcial era superior.

A PRIMEIRA LUTA: Antes do combate histórico começar, no ringue, Rei Zulu debochava de Rickson Gracie imitando uma galinha, era uma alusão ao fato do Gracie ser jovem, franzino e um “anão” perto dele. A primeira luta ocorreu em Brasília em meio a um público ensandecido, foi um vale-tudo autêntico, infelizmente a gravação da luta foi perdida, sobrando apenas fotos achadas recentemente e que foram publicadas na revista “Gracie Magazine n.90” que traz logo na capa Rickson acertando cotovelada no pescoço de Zulu. Com isso podemos ter a dimensão que todos que viram a luta falam, que foi uma luta realmente selvagem e a mais difícil tanto de Rickson quanto de Zulu, segundo eles próprios… Logo no começo da luta Gracie desfere uma joelhada em Zulu, quebrando-lhe os dentes, Zulu no seu vigor de 1,90 m e quase 100 kg, mesmo sangrando muito continua na luta como se nada tivesse acontecido e consegue jogar Rickson Gracie 3 vezes para fora do ringue, há uma foto (página 32) em que Rei Zulu desfere um violento golpe nas costas de Rickson e este cai fora do ringue, o público vai a loucura. Há também aquelas que mostram Rickson já nas costas acertando cotoveladas e outra socando nas costas (página 33).

Por fim, o inimaginável aconteceu, o Grande Rei Zulu não era imbatível e conheceu a sua primeira derrota para um menino de 20 anos, Rickson vence por mata-leão, mas a luta continua entre o público pró- Jiu-Jitsu e Pró Luta-Livre, houve quebradeira dentro e fora do ginásio.

A SEGUNDA LUTA: Na revanche, Rickson tenta derrubar o oponente e cair por cima, mas devido a força de Rei Zulu, este ergue e atira Rickson violentamente de costas no chão, Rickson Gracie passou toda luta por baixo, mas, ativo na guarda presa pra impedir os golpes do ativo Zulu, que tentava se desvencilhar, dar cabeçadas, cotoveladas, socos e estrangular Rickson com os dedos, golpes estes sempre frustrados pela técnica defensiva de Rickson.

Enquanto isso, Rickson Gracie prendendo Rei Zulu na guarda, desferia golpes com os calcanhares nos rins de Zulu até que conseguiu escorregar e segurar Zulu, aplicando-lhe um mata-leão, algo que como sua marca registrada, finalizando assim a luta campal.

OBS: Atualmente, Rei Zulu, uma lenda do vale-tudo, aos 62 anos de idade, continua a lutar torneios e desafios principalmente no interior do estado do Maranhão para garantir o seu sustento e de sua família, Zulu disse em entrevista para o site Sherdog que Rickson Gracie foi o melhor lutador que ele enfrentou em toda a sua carreira, e que gostaria de vê-lo lutando com Zuluzinho: “da mesma forma que eu dei uma chance ao Rickson quando ele era um 'menino', gostaria que ele desse uma oportunidade ao meu filho”. Antes da extinção do PRIDE, Rei Zulu acompanhava seu filho Zuluzinho em suas lutas e estava sendo cogitada a sua luta de aposentadoria neste evento.

Tarracá[editar | editar código-fonte]

Durante muito tempo Rei Zulu foi considerado no mundo das artes marciais mistas como um "brawler", termo usado nos Estados Unidos para designar um lutador que não possui um estilo, um brigador que vai para a luta apenas com coragem e agressividade, sem apresentar técnicas especificas de qualquer arte marcial.

Mas anos mais tarde, Rei Zulu revelara em entrevista que aprendeu com seu pai o seu estilo de luta e que o transmitiu ao seu filho o também lutador Zuluzinho, estilo de luta que chama-se tarracá,[2][3][4] um tipo de luta tradicional do Estado do Maranhão, muito popular na região do Pindaré e na baixada maranhense.[5]

Carreira MMA (incompleto)[editar | editar código-fonte]

Rei Zulu teve uma longa carreira no vale-tudo, e antes do duelo emblemático com Rickson Gracie, Rei Zulu vinha de uma invencibilidade de 17 anos[6] em 150 lutas[7],[8] mas devido a falta de informações precisas, não foi possível montar completamente o seu cartel.

Total 2 Vitórias 8 Derrotas
167 lutas Nocaute 4 3
Finalização 1 3
Decisão 0 2
Outros 150 2
Empate 0
Sem Resultado 0
Resultado Cartel Oponente Método Evento Data Assalto Tempo Local Notas
Derrota 157-11  Brasil

Mestre Gato

Chave de braço Evento independente:

Mirinzal - MA

14/02/2009 2
xDerrota 157-10 BrasilSantos Samurai Desqualificação DDG-Desafio de Gigantes 10 07/06/2008 1 Macapá, Amapá, Brasil
xVitória 156-9 BrasilMestre Cándido Imobilização Evento Independente 07/02/2007 2 João Pessoa - PB
xVitória 155-9 Brasiloponente desconhecido KO Evento Independente ??/??/2007 1
xVitória 154-9 Brasil Evaristo de Olivira TKO (Golpes) Ginásio Castelinho: Zulu Combat 1 20/01/2007 1 0:28 São Luis-Maranhão-Brasil
Vitória 153-9  Brasil

Mestre Barros (Kung Fu)

KO Evento indepentente em em Parnaíba-PI ??/??/2001
xDerrota 152-9 BrasilWellington Dourado TKO (Caiu fora do ringue) Ginásio Verdão: Evento Independente 06/04/2000 ?? ?? Teresina-Piauí-Brasil
xDerrota 152-8 JapãoEnson Inoue KO (Cotovelada) Shooto-Reconquista 2 06/04/1997 1 0:45
xDerrota 152-7 Brasil Yohan Waggner Finalização (Estrangulamento) BVF 4 - Circuito de Lutas 7 01/08/1996
xDerrota 152-6 BrasilEbenezer Fontes Braga ?? FDB 1 – Freestyle de Belém 1 01/07/1996 ?? ?? Belém, Pará, Brasil
xDerrota 152-5 BrasilPedro "The Pedro" Otavio Desqualificação Desafio Internacional de Vale Tudo 28/08/1995 1 11:54
xVitória 152-4 BrasilPaulo Rossi KO (Chute na cabeça) Evento Independente ??/??/1991
xDerrota 151-4 Brasil James Adler KO Vale-tudo ??/??/1990
xDerrota 151-3 Brasil James Adler KO Vale-tudo ??/??/1990
xVitória 151-2 BrasilSérgio Batarelli TKO (Estrangulamento) JJ vs MA - Jiu-Jitsu vs Martial Arts 30/11/1984 1 2:24
xDerrota 150-2 BrasilRickson Gracie TKO (Mata-leão) Evento Independente 01/01/1984 1 N/D
xDerrota 150-1 BrasilRickson Gracie TKO (Mata-leão) Evento Independente 25/04/1980 1 11:55
xVitória 149-0 BrasilAdegard Câmara Fiorentino "Touro Moreno"[1][2] vitória transformada em empate pelo juiz amigo do adversário. Ginásio Wilson Freitas 01/06/1971 6 round
xVitória 148-0 Brasil "Rambo"

(Nome desconhecido)

TKO (Estrangulamento) Evento Independente:

Estádio Nhozinho Santos - MA

??/??/1984 ?
xVitória 147-0 BrasilProf. João Pedro Vitória por desclassificação. Prof. João Pedro jogou um pó branco no rosto de Zulu. Evento independente:

ASSERCA de Presidente Dutra MA

??/??/1999 ?
xVitória 146-0 BrasilJúlio Cesar " O Sansão" KO (Rei Zulu pegou Julio Cesar pelos Cabelos, rodando e jogando-o no chão, depois finalizou com golpes) Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 145-0 Brasil Dadier

(Nome desconhecido)

TKO ( Dadier leva um tapa na têmpora e desiste de continuar a luta) Evento Independente:

Ginásio do FTC em Feira de Santana

??/??/???? ?
xVitória 144-0 Brasil Professor de Karatê (Nome desconhecido KO Evento Independente:

Estádio Gigantinho - RS

??/??/1987 ?
xVitória 143-0 Brasil Professor de taekwondo (Nome desconhecido KO Evento Independente:

Teresópolis tênis clube - Porto Alegre - RS

??/??/1987 ?
xVitória 142-0 BrasilCícero Araújo Ribeiro (Juijtsu)[3] KO Evento Independente:

Maranhão

??/??/1967 ?
xVitória 141-0 Brasil "Brasão"

(Nome desconhecido)[4]

KO (mandou o adversário para o Hospital com a clavícula quebrada) Evento Independente 09/06/1984 ?
xVitória 140-0 Brasil "Tigre"

(Nome desconhecido)

KO Evento Independente em Vitória. ??/??/???? ?
xVitória 139-0 Brasil Professor Matos. KO Evento Independente

em Uberlândia - MG

??/??/???? ?
xVitória 138-0 Brasil "Japônes"

(Nome desconhecido)

KO Evento Independente no Paraná. ??/??/???? ?
xVitória 137-0 Brasil "King Kong"

(Nome desconhecido)

TKO (desistiu da luta depois de 10 segundos, após levar um tapa do Rei Zulu) Evento Independente em Natal - RN ??/??/???? ?
xVitória 136-0 Brasil "Metralha"

(Nome desconhecido)

KO Evento Independente no Ginásio do Círculo ??/??/???? ?
xVitória 135-0 Brasil "Hulk"

(Nome desconhecido)[5]

KO (Após ser massacrado no segundo Round, não voltou para o terceiro) Evento Independente no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira - Aracajú - SE ??/??/???? 2
xVitória 134-0 Brasil"Cavaleiro fantasma"

(Nome desconhecido)[6]

TKO (No intervalo do 9º round cavaleiro alegou ter sido agredido e pediu suspensão da luta. Houve confusão e o público ameaçou invadir) Evento Independente

no ginásio Gigantinho _Porto Alegre - RS

15/05/1987 9
xVitória 133-0 BrasilMarciano (sobrenome desconhecido) KO Evento Independente em Caxias do Sul -RG ??/??/1987 3
xVitória 132-0 Brasiloponente desconhecido da Cidade de Canoas -RS KO Evento Independente na cidade de Canoas - RS ??/??/1987 ?
xVitória 131-0 Brasil "Ringo"

(Nome desconhecido)[7]

KO (Após uma série de golpes, foi jogado para fora do ringue, tendo que ser socorrido. Saiu de maca do evento) Evento Independente em Passo Fundo - RS ??/??/1987 1
xVitória 130-0 Brasil "Braço-de-ferro"

(nome desconhecido)

KO Evento Independente ??/??/???? 1
xVitória 129-0 Brasil"Búfalo Bill"

(nome desconhecido)

KO Evento Independente

Ginásio Olímpico Clube -Manaus

??/08/???? ?
xVitória 128-0 Brasil "Ricardão"

(sobrenome desconhecido)

KO Evento Independente no Ginásio do CIEC - Manaus 04/08/???? ?
xVitória 127-0 Brasil Gustavo "Mr. Guto" (sobrenome desconhecido)[8] KO (derrubou o oponente, montou e desferiu uma série de socos que fez a equipe de Mr. Guto jogar a toalha) Evento Independente no Ginásio de Esportes Avertino Ramos. ??/??/???? 2
xVitória 126-0 Brasil "Apolo Demolidor" (Nome desconhecido) KO Evento Independente no Círculo Militar do Paraná. ??/??/???? ?
xVitória 125-0 BrasilJ.Cristo KO (Vários chutes tiro de meta que jogaram J. Cristo para fora do ringue) Evento Independente:

Ginásio Costa Rodrigues - MA

??/??/1983 1 round (cerca de 4 minutos)
xVitória 124-0 BrasilCelso ( jiujitero) KO Evento Independente:

no ginásio do antigo Promove em BH - MG

??/??/1984 ?
xVitória 123-0 BrasilCamassola

(primeiro nome desconhecido)

KO Evento Independente: Rio Grande do Sul. ??/??/1984 ?
xVitória 122-0 Brasil Wilson "Boi" KO Evento Independente:

no Atlético Rio Negro Clube - AM

??/??/???? ?
xVitória 121-0 Brasil Baiano

(Nome desconhecido)

TKO (Após vários golpes do rei Zulu o lutador se mostrou incapaz de continuar, porém a luta continuou e o juiz pediu várias vezes se ele queria parar. No fim o Juiz parou a luta dando a vitória ao Rei Zulu) Evento Independente na em Salvador - Bahia ??/??/198? ?
xVitória 120-0 Brasil Fernando "Transformador" KO (durante a luta o " Transformador ficou circulando ao redor do Rei Zulu que chegou a se ajoelhar e dar o rosto para o oponente atacar e iniciar o combate. Zulu conseguiu agarra o pé e derrubar o oponente, depois fez a montada e lhe desferiu vários golpes no rosto. na sequência, se levantou e chutou o oponente. Terminando a luta) Evento Independente em Uberlândia- MG ??/??/198? ?
xVitória 119-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 118-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 117-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 116-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 115-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 114-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 113-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 112-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 111-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 110-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 109-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 108-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 107-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 106-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 105-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 104-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 103-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 102-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 101-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 100-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 99-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 98-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 97-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 96-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 95-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 94-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 93-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 92-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 91-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 90-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 89-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 88-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 87-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 86-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 85-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 84-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 83-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 82-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 81-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 80-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 79-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 78-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 77-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 76-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 75-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 74-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 73-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 72-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 71-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 70-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 69-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 68-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 67-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 66-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 65-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 64-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 63-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 62-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 61-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 60-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 59-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 58-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 57-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 56-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 55-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 54-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 53-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 52-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 51-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 50-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 49-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 48-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 47-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 46-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 45-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 44-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 43-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 42-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 41-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 40-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 39-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 38-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 37-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 36-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 35-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 34-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 33-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 32-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 31-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 30-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 29-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 28-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 27-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 26-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 25-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 24-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 23-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 22-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 21-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 20-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 19-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 18-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 17-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 16-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 15-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 14-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 13-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 12-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 11-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 10-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 9-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 8-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 7-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 6-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 5-0 Brasiloponente desconhecido ? Evento Independente ??/??/???? ?
xVitória 4-0 BrasilFidelão KO Evento Independente

Ginásio Paulo Sarasete

13/03/1978 1
xVitória 3-0 BrasilValdecir Luz[9] TKO (Finalização no chão) Evento Independente

Canoas- RGS

??/??/1987 6
xVitória 2-0 Brasil "Mestre Sapo"[10] KO (Deslocamento do ombro) Evento Independente

Quartel do Exército - São Luiz - Ma

07/09/???? 1
xVitória 1-0 BrasilTamiarana TKO (Tapas) Evento Independente ??/??/???? ?

Referências

  1. «Sportv.Globo Canal Combate: Rei Zulu x Rickson Gracie». Consultado em 27 de maio de 2015 
  2. «Portal do Vale Tudo: Zulu e Zuluzinho». Consultado em 29 de maio de 2015 
  3. «Tarracá - Jogo/luta Maranhense: o Estilo de Rei Zulú». Consultado em 29 de maio de 2015 
  4. «Rei Zulu e seu Estilo de MMA o Tarracá». Consultado em 29 de maio de 2015 
  5. «Tarracá - O Estado». Consultado em 29 de maio de 2015 
  6. «Os Melhores Vídeos do Mundo: Vale-Tudo - Rei Zulu vs Rickson Gracie». Consultado em 27 de maio de 2015 
  7. «Sportv.Globo Canal Combate: Rei Zulu x Rickson Gracie». Consultado em 27 de maio de 2015 
  8. «Sport Fino - Carta Capital: A lenda do Rei Zulu e o Brasil no MMA». Consultado em 27 de maio de 2015 
  9. «TREINAMENTO DE DEFESA PESSOAL DA SEGURANÇA METROVIÁRIA TEM PRESENÇA DE MESTRE DE ARTES MARCIAIS - Trensurb - Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.». www.trensurb.gov.br. Consultado em 19 de novembro de 2021 
  10. Vaz, Leopoldo Gil Dulcio; Vaz, Delzuite Dantas Brito; Vaz, Loreta Brito (23 de outubro de 2012). «Indícios de ensino técnico/profissional no Maranhão: 1612 – 1916». Revista HISTEDBR On-line (34). 97 páginas. ISSN 1676-2584. doi:10.20396/rho.v9i34.8639581. Consultado em 19 de novembro de 2021