Reino de Dublim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rei de Dublim)
Mapa da presença Viking na Irlanda. No canto superior direito, em rosa, a extensão territorial máxima do Reino de Dublim, que perdurou de 853 e 1170

O Reino de Dublim[1] (em nórdico antigo: Dyflin; em gaélico: Dubh Linn) foi um pequeno, mas poderoso enclave hiberno-nórdico e empório comercial que controlava fundamentalmente algumas porções da costa irlandesa em torno de Dublim, coincidindo aproximadamente com o atual Condado de Dublim. Os viquingues chegaram a esta zona em algum momento do século IX. No ano 841 já há evidências de longphorts viquingues em Irlanda. O reino foi-se gaelizando progressivamente, igual que sucedeu com outras regiões de tradição celta em diferentes períodos históricos, se produzindo um sincretismo cultural pelo qual lhos conheceu como nórdico-gaélicos.

No ano 988, Máel Sechnaill mac Domnaill liderou a conquista irlandesa do reino de Dublim, data que a tradição toma pela da fundação da cidade, apesar de que já tinha vários séculos de história. Em meados do século XI o Reino de Leinster começou a exercer grande influência sobre o de Dublim, apesar do qual este sobreviveu como Estado independente até a invasão normanda de Irlanda do ano 1171.

Reis de Dublim[editar | editar código-fonte]

O reino foi governado por uma monarquia de origem escandinava, provavelmente noruega, adaptando-se à cultura gaélica a partir do reinado de Máel Sechnaill mac Domnaill. A dinastia hiberno-nórdica Uí Ímair foi a mais extensa, influente e poderosa em Dublim e outros territórios viquingues das Ilhas do Norte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dublim». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • García do Pino, César; Vikingos, espanhóis, genoveses, franceses e holandeses em América, p. 16. Ed. Departamento de História Latinoamericana, Instituto de Investigações Históricas, Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, 1994.
  • Downham, Clare, Viking Kings of Britain and Ireland: The Dynasty of Ívarr to A.D. 1014. Edimburgo, 2007.
  • Forte, Angelo, Oram, Richard, & Pedersen, Frederik, Viking Empires. Cambridge University Press, 2005. ISBN 0-521-82992-5.
  • Hudson, Benjamin T., Viking Pirates and Christian Princes: Dynasty, Religion, and Empire in the North Atlantic. Óxford, 2005. ISBN 0-19-516237-4.
  • Larsen, Anne-Christine (ed.), The Vikings in Ireland. Roskilde: The Viking Ship Museum, 2001.
  • Todd, James Henthorn (ed. e tr.), Cogadh Gaedhel re Gallaibh: The War of the Gaedhil with the Gaill. Longmans, 1867.
  • Woolf, Alex, "Age of Seja-Kings: 900-1300",ed. Donald Omand, The Argyll Book. Edimburgo, 2004. pg 94–109.