Festival Eurovisão da Canção 1962

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 1962
7° edição
Datas
Final 18 de março de 1962
Anfitrião
Local Villa Louvigny, Cidade do Luxemburgo, Luxemburgo
Apresentador(es) França Luxemburgo Mireille Delannoy
Maestro Luxemburgo Jean Roderès
Diretor Luxemburgo Jos Pauly
Luxemburgo René Steichen
Estação Anfitriã CLT
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 16 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso Nenhum
Países de saída Nenhum
Actuações
Actuações de abertura(s) Introdução pela orquestra presente na sala do espetáculo
Actuações nos intervalos Achille Zavatta
Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoJugoslávia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1962

Votação
Sistema de
voto
Cada país tinha um júri, constituído por dez membros, que atribuía 1, 2 e 3 pontos á sua canção favorita. Todos os pontos seriam então somados e o top três das canções ordenado por 3, 2 e 1 votos.
Votos nulos  Áustria
 Bélgica
 Estado espanhol
 Países Baixos
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
1961Festival Eurovisão da Canção1963

O Festival Eurovisão da Canção 1962 (em inglês: Eurovision Song Contest 1962 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1962) foi o 7º Festival Eurovisão da Canção e foi realizado a 18 de março de 1962 no Luxemburgo. Mireille Delanoy foi a apresentadora do festival que foi ganho pela cantora francesa Isabelle Aubret que representou a França, com a canção "Un premier amour", fazendo da França o primeiro país a ganhar o certame três vezes. Esta edição foi a única que se realizou a um Domingo. Pela primeira vez, o top 3 foi constituído por canções interpretadas na mesma língua, o francês.

Devido ao fraco sistema de votação, onde apenas 3 países (em 16) eram pontuados por cada júri nacional, a Áustria, a Bélgica, a Espanha e os Países Baixos partilharam o último lugar, com 0 pontos. Pela primeira vez na história, havia "nul points".

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Luxemburgo (cidade)
O Villa Louvigny, no Luxemburgo.

O Festival Eurovisão da Canção 1962 ocorreu na capital do Luxemburgo. A cidade do Luxemburgo é uma comuna de Luxemburgo com status de cidade, pertencente ao distrito de Luxemburgo e ao cantão de Luxemburgo. Luxemburgo é uma cidade muito desenvolvida em seu comércio e nas indústrias. Luxemburgo é uma das cidades mais ricas da Europa e tornou-se um importante centro financeiro e administrativo. A cidade do Luxemburgo contém várias instituições da União Europeia, incluindo o Tribunal de Justiça Europeu, o Tribunal de Contas e o Banco Europeu de Investimento.

O festival em si realizou-se no Villa Louvigny, no sul do Luxemburgo, que serviu de sede da Compagnie Luxembourgeoise de Télédiffusion, o precursor da RTL Group. Está localizado no Parque Municipal, no bairro Ville Haute do centro da cidade.

Formato e Visual[editar | editar código-fonte]

O vídeo introdutório começou com uma vista aérea da Villa Louvigny. Enquanto a orquestra interpretou o instrumental de "Nous les amoureux", a canção vencedora do ano anterior, a câmara ofereceu uma visão da sala, do público e, finalmente, da orquestra.

A apresentadora foi Mireille Delannoy, que abriu a noite com o inevitável "Boa noite, Europa!", cumprimentando em seguida todos os países participantes nas suas línguas oficiais. Concluiu com: "Boa noite, milhões de amigos!"

A decoração lembrava as mansões do século XVI com enfeites e flores. O salão brilhante era composto por personalidades, principalmente francesas, convidadas pela Télé Luxembourg. A orquestra, os artistas e o quadro de votação foram colocados no mesmo palco, a orquestra à esquerda, os artistas no centro e o quadro à direita. O pano de fundo por trás dos artistas incluía uma entrada, uma balaustrada de ferro forjado, colunas, bacias e janelas cruzadas. Das janelas podia-se ver um céu pontilhado de estrelas cintilantes.

Uma nova regra foi introduzida, limitando a duração das músicas a três minutos. Esta regra ainda está em vigor hoje.

As músicas participantes foram interpretadas sem apresentação individual. Um pequeno incidente ocorreu logo após a passagem da canção francesa, um corte de poder geral mergulhou o auditório no escuro. Os espectadores europeus tiveram que esperar alguns segundos na frente de uma tela preta. O mesmo tinha acontecido antes, durante a interpretação da canção holandesa.

A Alemanha, com Conny Froboess e sua canção "Zwei kleine Italiener" (Dois pequenos italianos) era uma das grandes favoritas à vitória. Contudo, viria a classificar-se em 6º lugar, com 9 pontos.

Depois da última música, pensou-se que iria aparecer em palco um 17º concorrente. Na verdade, tratava-se do famoso palhaço Achille Zavatta, responsável pelo intervalo. Ele representou "Zavattaland" e tocou diferentes instrumentos musicais que ele não hesitou em roubar alguns músicos da orquestra, antes de ser liberado da cena por dois seguranças.

Votação[editar | editar código-fonte]

Um novo sistema de votação foi utilizado. Assim, cada país tinha 10 júris que atribuíram 3, 2 e 1 ponto às suas três canções favoritas, por ordem de preferência; somaram os totais de cada país e deram à canção mais votada 3 pontos, à segunda 2 pontos e à terceira 1 ponto. Os resultados dos votos foram anunciados por ordem decrescente de votos: 3, 2 e 1 voto.

A votação só conheceu um engano. Depois de agradecer ao porta-voz do júri sueco, Mireille Delannoy, contactando logo o próximo país a votar, a Dinamarca, disse: "Olá, Dinamarca. Olá Estocolmo. Você nos ouve?". O porta-voz do júri dinamarquês disse: "Não, Copenhague!". Delannoy desculpou-se. Então o porta-voz leu os votos dinamarqueses na ordem de passagem dos participantes. Delannoy perdeu-se na votação, acreditando que a Dinamarca havia concedido duas vezes os seus 2 votos. O porta-voz teve que repetir os resultados dinamarqueses pela segunda vez.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Participações Individuais ESC1962

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes

O representante da Suíça, Jean Philippe, tornou-se o primeiro artista a representar dois países, tendo representado a França em 1959, com "Oui, oui, oui, oui", que terminou em 3º lugar.

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Áustria "Nur in der Wiener Luft" Eleonore Schwarz Selecção Interna de 1962 -
Apenas no ar de Viena Alemão
 Alemanha "Zwei kleine Italiener" Conny Froboess Deutsche Schlagerfestspiele 1962 17 de fevereiro de 1962
Dois pequenos italianos Alemão
 Bélgica "Ton nom" Fud Leclerc Finale belge du Grand-Prix Eurovision 1962 19 de janeiro de 1962
O teu nome Francês
 Dinamarca "Vuggevise" Ellen Winther Dansk Melodi Grand Prix 1962 11 de fevereiro de 1962
Nina Dinamarquês
 Estado espanhol "Llámame" Victor Balaguer Preselección de Eurovision 1962 6 de fevereiro de 1962
Telefona-me Castelhano
 Finlândia "Tipi-tii" Marion Rung Euroviisut 1962 15 de fevereiro de 1962
Chilreio alegre Finlandês
 França "Un premier amour" Isabelle Aubret Sélection française 1962 -
Um primeiro amor Francês
 Itália "Addio, addio" Claudio Villa Festival della Canzone Italiana di Sanremo 1962 18 de fevereiro de 1962
Adeus, adeus Italiano
 Iugoslávia "Ne pali svetla u sumrak" Lola Novaković Pjesma Eurovizije 1962 23 de janeiro de 1962
Não liges as luzes no crepúsculo Servo-Croata
 Luxemburgo "Petit bonhomme" Camillo Felgen Selecção Interna de 1962 -
Rapazinho Francês
 Mónaco "Dis rien" François Deguelt Selecção Interna de 1962 -
Não digas nada Francês
 Noruega "Kom sol, kom regn" Inger Jacobsen Melodi Grand Prix 1962 18 de fevereiro de 1962
Venha Sol, venha chuva Norueguês
 Países Baixos "Katinka" De Spelbrekers Nationaal Songfestival 1962 27 de fevereiro de 1962
Katinka Holandês
 Reino Unido "Ring-A-Ding Girl" Ronnie Carroll A song for Europe 1962 11 de fevereiro de 1962
Ring-a-ding rapariga Inglês
 Suécia "Sol och vår" Inger Berggren Eurovisionsschlagern svensk final 1962 13 de fevereiro de 1962
Sol e Primavera Sueco
 Suíça "Le retour" Jean Philippe Sélection suisse 1962 -
O regresso Francês

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Língua Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Finlândia Finlandês Marion Rung "Tipi-tii" Chilreio alegre 4
 Bélgica Francês Fud Leclerc "Ton nom" O teu nome 13º 0
 Estado espanhol Castelhano Victor Balaguer "Llámame" Telefona-me 13º 0
 Áustria Alemão Eleonore Schwarz "Nur in der Wiener Luft" Apenas no ar de Viena 13º 0
 Dinamarca Dinamarquês Ellen Winther "Vuggevise" Nina 10º 2
 Suécia Sueco Inger Berggren "Sol och vår" Sol e Primavera 4
 Alemanha Alemão Conny Froboess "Zwei kleine Italiener" Dois pequenos italianos 9
 Países Baixos Holandês De Spelbrekers "Katinka" Katinka 13º 0
 França Francês Isabelle Aubret "Un premier amour" Um primeiro amor 26
10º  Noruega Norueguês Inger Jacobsen "Kom sol, kom regn" Venha Sol, venha chuva 10º 2
11º  Suíça Francês Jean Philippe "Le retour" O retorno 10º 2
12º  Iugoslávia Servo-croata Lola Novaković "Ne pali svetla u sumrak" (Не пали светло у сумрак) Não liges as luzes no crepúsculo 10
13º  Reino Unido Inglês Ronnie Carroll "Ring-A-Ding Girl" Ring-a-ding rapariga 10
14º  Luxemburgo Francês Camillo Felgen "Petit bonhomme" Rapazinho 11
15º  Itália Italiano Claudio Villa "Addio, addio" Adeus, adeus 3
16º  Mónaco Francês François Deguelt "Dis rien" Não digas nada 13

Galeria[editar | editar código-fonte]

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação, foi ao contrário da ordem de actuação dos países no festival. Sendo assim, a ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1962, foi a seguinte:[1]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Finlândia Bélgica Espanha Áustria Dinamarca Suécia Alemanha Países Baixos França Noruega Suíça República Socialista Federativa da Iugoslávia Reino Unido Luxemburgo Itália Mónaco
 Mónaco 2 1 3
 Itália 1 2 3
 Luxemburgo 1 2 3
 Reino Unido 3 2 1
 Iugoslávia 3 2 1
 Suíça 3 2 1
 Noruega 1 3 2
 França 2 3 1
 Países Baixos 1 2 3
 Alemanha 3 2 1
 Suécia 1 3 2
 Dinamarca 3 1 2
 Áustria 2 1 3
 Estado espanhol 2 1 3
 Bélgica 2 1 3
 Finlândia 2 1 3
Total 4 0 0 0 2 4 9 0 26 2 2 10 10 11 3 13
Lugar 13º 13º 13º 10º 13º 10º 10º
Países Votantes Finlândia Bélgica Espanha Áustria Dinamarca Suécia Alemanha Países Baixos França Noruega Suíça República Socialista Federativa da Iugoslávia Reino Unido Luxemburgo Itália Mónaco
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Finlândia Bélgica Espanha Áustria Dinamarca Suécia Alemanha Países Baixos França Noruega Suíça República Socialista Federativa da Iugoslávia Reino Unido Luxemburgo Itália Mónaco
 Mónaco 0 0 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 3 0 0
 Itália 0 0 0 0 1 0 2 0 3 0 0 3 0 3 0 0
 Luxemburgo 0 0 0 0 1 0 2 0 4 0 0 3 0 3 2 3
 Reino Unido 3 0 0 0 1 0 4 0 5 0 0 3 0 3 2 3
 Iugoslávia 3 0 0 0 1 0 4 0 8 0 0 3 2 3 3 3
 Suíça 3 0 0 0 1 0 4 0 11 0 0 3 4 4 3 3
 Noruega 4 0 0 0 1 0 4 0 14 0 0 3 4 5 3 5
 França 4 0 0 0 1 0 4 0 14 2 0 6 4 5 3 6
 Países Baixos 4 0 0 0 1 1 6 0 14 2 0 6 4 5 3 9
 Alemanha 4 0 0 0 1 1 6 0 17 2 2 6 4 5 3 10
 Suécia 4 0 0 0 2 1 6 0 20 2 2 8 4 5 3 10
 Dinamarca 4 0 0 0 2 4 7 0 20 2 2 8 6 5 3 10
 Áustria 4 0 0 0 2 4 7 0 22 2 2 8 6 5 3 13
 Estado espanhol 4 0 0 0 2 4 7 0 24 2 2 8 7 8 3 13
 Bélgica 4 0 0 0 2 4 7 0 26 2 2 9 7 11 3 13
 Finlândia 4 0 0 0 2 4 9 0 26 2 2 10 10 11 3 13
Lugar 13º 13º 13º 10º 13º 10º 10º
Países Votantes Finlândia Bélgica Espanha Áustria Dinamarca Suécia Alemanha Países Baixos França Noruega Suíça República Socialista Federativa da Iugoslávia Reino Unido Luxemburgo Itália Mónaco
Países Pontuados

5 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 5 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
5  França Alemanha, Jugoslávia, Noruega, Suécia, Suíça
3  Luxemburgo Bélgica, Espanha, Mónaco
 Mónaco Áustria, Luxemburgo, Países Baixos
2  Iugoslávia França, Itália
1  Finlândia Reino Unido
 Reino Unido Finlândia
 Suécia Dinamarca

Maestros[editar | editar código-fonte]

País Maestro
 Finlândia George de Godzinsky
 Bélgica Henri Segers
 Estado espanhol Jean Roderès
 Áustria Bruno Uher
 Dinamarca Kai Mortensen
 Suécia William Lind
 Alemanha Rolf-Hans Müller
 Países Baixos Dolf van der Linden
 França Franck Pourcel
 Noruega Øivind Bergh
 Suíça Cedric Dumont
 Iugoslávia Joze Privzek
 Reino Unido Wally Stott
 Luxemburgo Jean Roderès
 Itália Cinico Angelini
 Mónaco Raymond Lefèvre
Maestro anfitrião Jean Roderès

Artistas Repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1962, os repetentes foram:

País (1962) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Bélgica Fud Leclerc ESC 1956 Bélgica "Messieurs les Noyés de la Seine" Os Senhores Afogados do Sena -
ESC 1958 Bélgica "Ma petite chatte" Meu Pequeno Doce 8
ESC 1960 Bélgica "Mon amour pour toi" O Meu Amor Para Ti 9
 Suíça Jean Philippe ESC 1959 França "Oui, oui, oui, oui" Sim, Sim, Sim, Sim 15
 Luxemburgo Camillo Felgen ESC 1960 Luxemburgo "So laang we's du do bast" Tão longe que tu estás 1 13º
 Mónaco François Deguelt ESC 1960 Mónaco "Ce soir-là" Aquela noite 15

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Os canais de televisão responsáveis pela difussão do concurso quer via televisão, quer via rádio foram as seguintes cadeias televisivas:

Referências

  1. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1962