Reino de Dali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
大理國
Reino de Dali

Reino

Blank.png
923 – 1203 Blank.png
Localização de Dali
O Reino de Dali em 1142
Continente Ásia
Região Sudeste da China
País China
Capital Dali
Língua oficial chinês
Religião Budismo
Governo Monarquia
História
 • 923 Fundação
 • 1203 Dissolução

Dali (大理国Pinyin: Dàlǐguó): Bai (Dali) era um reino localizado no Extremo Oriente, localizado no que é atualmente a província de Yunnan, na China. Fundado por Duan Siping em 937, foi governado por uma sucessão de 22 reis até o ano 1253, quando foi destruído por uma invasão do Império Mongol. O reino tinha como capital a cidade de Dali.

O Reino de Dali foi precedido pela Dinastia Nanzhao, deposta em 902. Três dinastias seguiram-se em rápida sucessão, até que Duan Siping tomou o poder em 937 e estabeleceu o Reino de Dali. Gao Shengtai obrigou o rei fantoche Duan Zhengming a abdicar e se tornar um monge em 1095 e rebatizou o estado como Dazhong. Ele retornou à família de Duan o poder após a sua morte. Duan Zhengchun renomeou o estado Hou Li (lit. O mais tarde Dali), no ano seguinte.

O 11º rei de Nanzhao estabeleceu o budismo como religião do Estado. Dez dos 22 reis do Dali desistiram do trono e tornaram-se monges [1].[1]

Alega-se que, apesar da sua proeza militar e superioridade numérica, os mongóis não puderam violar as defesas do vale Erhai, que foi adaptado para formar a defesa que, mesmo com poucos defensores poderia aguentar um cerco durante anos. Diz-se que os mongóis contrataram um traidor, que os conduziu ao longo das Montanhas Cangshan ao longo de um caminho secreto, e só dessa forma eles foram capazes de penetrar e superar os defensores Bai. Assim terminaram cinco séculos de independência. Em 1274 a província de Yunnan foi criada, e a região incorporada ao território da China.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Kingdom of Dali».
Ícone de esboço Este artigo sobre a China é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.