Relações entre Angola e Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Relações entre Angola e Rússia
Bandeira de Angola   Bandeira da Rússia
Mapa indicando localização de Angola e da Rússia.
  Angola

As relações entre Angola e Rússia são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República de Angola e a Federação Russa.

História[editar | editar código-fonte]

Quando os portugueses se retiraram de Angola, em 1975, o país entrou numa tríplice guerra civil, quando os três movimentos de libertação, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FLNA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), tentaram tomar o poder pela força e explorar as rivalidades entre os Estados Unidos e a União Soviética durante a Guerra Fria para assim conseguir armas, financiamento e outros recursos.[1]

Cooperação militar[editar | editar código-fonte]

A defesa continua a ser a área de cooperação russo-angolana mais sólida. Até aos dias atuais, a Rússia (juntamente com Cuba) é o parceiro mais estratégico de Angola nesta área. Isto deve-se em grande parte ao seu papel histórico no equipamento e no apoio ao exército do MPLA. Como resultado, a maior parte dos equipamentos militares e a tecnologia de Angola (em todos os ramos das forças armadas) é de origem russa, o que naturalmente gerou uma profunda dependência técnica em assistência, modernização e manutenção. Moscovo também desempenha um papel proeminente na formação das Forças Armadas Angolanas.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Ana Cristina Alves, Alexandra Arkhangelskaya e Vladimir Shubin (outubro de 2013). «Russia and Angola: The Rebirth of a Strategic Partnership?» (PDF). Instituto Sul-Africano para as Relações Exteriores. Occasional Paper (em inglês) (154) 
Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.