Relações entre Coreia do Norte e Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Coreia do Norte e Rússia
Bandeira da Coreia do Norte   Bandeira da Rússia
Mapa indicando localização da Coreia do Norte e da Rússia.
Mapa indicando localização da Coreia do Norte e da Rússia.


As relações entre Coreia do Norte e Rússia são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República Popular Democrática da Coreia e a Federação Russa. Ambos são vizinhos, com uma extensão de 19 km na fronteira entre os dois países. A Rússia possui uma embaixada em Pyongyang e a Coreia do Norte possui uma embaixada em Moscou.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O líder norte-coreano Kim Jong-il e o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, em 2011.

As relações diplomáticas entre a República Popular Democrática da Coreia e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (o Estado predecessor da Federação Russa) foram estabelecidas pela primeira vez em 12 de outubro de 1948, pouco depois da proclamação de independência dos norte-coreanos. Embora fossem aliados próximos durante a Guerra Fria, as duas nações se afastaram politicamente desde a dissolução da União Soviética. A diplomacia ganhou alguma importância novamente depois que Kim Jong-Un aceitou um convite para visitar a Rússia em 2014-15.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.