Relações entre Eritreia e Iêmen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Eritreia e Iêmen
Bandeira da Eritreia   Bandeira do Iêmen
Mapa indicando localização da Eritreia e do Iêmen.
Mapa indicando localização da Eritreia e do Iêmen.
  Iêmen

As relações entre Eritreia e Iêmen referem-se às relações atuais e históricas entre a Eritreia e o Iêmen. Os dois países lutaram brevemente pelas Ilhas Hanish no Mar Vermelho em 1995. Em 2004, o presidente eritreu Isaias Afewerki foi convidado e visitou o Iêmen por dois dias. Foi acompanhado por vários ministros do governo e militares de alto escalão, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Ali Said Abdella.[1]

Conflito das Ilhas Hanish[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Conflito das Ilhas Hanish

O conflito das Ilhas Hanish foi uma disputa entre os dois países sobre a ilha de Grande Hanish, no Mar Vermelho, uma das maiores do então disputado arquipélago Zukur-Hanish. Os combates ocorreram durante três dias, de 15 de dezembro a 17 de dezembro de 1995, onde ocorreu uma vitória militar da Eritreia no segundo dia e manteve a posse das ilhas até 1998. Em 1998, o Tribunal Permanente de Arbitragem determinou que o arquipélago pertencia ao Iêmen.

Referências

  1. President Isaias Afewerki Visits Yemen Embassy of the State of Eritrea in South Africa, 11 December 2004

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.