Relações entre Quirguistão e Tajiquistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Quirguistão e Tajiquistão
Bandeira do Quirguistão   Bandeira do Tajiquistão
Mapa indicando localização do Quirguistão e do Tajiquistão.
Mapa indicando localização do Quirguistão e do Tajiquistão.


As relações entre Quirguistão e Tajiquistão foram tensas durante a Guerra Civil Tadjique. [1] Os refugiados e combatentes anti-governo no Tajiquistão atravessaram várias vezes o Quirguistão, até mesmo tomando reféns. [1] O Quirguistão tentou ajudar na negociação de um acordo entre as forças da oposição tajiques em outubro de 1992, mas sem sucesso. [1] Askar Akayev se juntaria mais tarde aos presidentes Islam Karimov e Nursultan Nazarbayev para enviar uma força de intervenção conjunta para apoiar o presidente do Tajiquistão Emomalii Rahmon contra os insurgentes, mas o parlamento do Quirguistão atrasou a missão de seu pequeno contingente por vários meses até o final da primavera de 1993. Em meados de 1995, forças quirguízes tinham a responsabilidade de cerrar uma pequena porção da fronteira do Tajiquistão, perto de Panj, das forças rebeldes do Tajiquistão.

O maior risco para o Quirguistão a partir do Tajiquistão era a desestabilização geral que a prolongada guerra civil traria para a região. Em particular, a estrada Khorugh-Osh, a chamada "estrada acima das nuvens", tornou-se um importante canal de contrabando de todos os tipos, incluindo armas e drogas. Uma reunião dos chefes das agências de segurança do Tajiquistão, do Quirguistão, do Cazaquistão e do Uzbequistão, realizada em Osh na primavera de 1995, também concluiu que as condições étnicas, sociais e econômicas em Osh eram cada vez mais semelhantes às do Tajiquistão no final dos anos 1980, reconhecendo assim o contágio da instabilidade tajique.

Conflitos com o Uzbequistão[editar | editar código-fonte]

Devido a existência de conflitos com o vizinho Uzbequistão, tanto o Quirguistão como o Tajiquistão aumentaram o apoio mútuo. Durante os conflitos étnicos no sul do Quirguistão em 2010 entre os uzbeques e quirguizes, o Tajiquistão exigiu que a minoria uzbeque "respeitasse as leis quirguízes".

Referências

  1. a b c Martha Brill Olcott. "Central Asian Neighbors". Kyrgyzstan: a country study (Glenn E. Curtis, editor). Library of Congress Federal Research Division (March 1996). This article incorporates text from this source, which is in the public domain.
Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.