República da Tripolitânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


الجمهورية الطرابلسية
República da Tripolitânia

1918 – 1922

Bandeira de República da Tripolitânia

Bandeira
Localização de República da Tripolitânia
Localização de República da Tripolitânia
República da Tripolitânia em azul
Continente África
Região Norte da África
País Líbia
Capital Azizia
Língua oficial Berbere, árabe
Religião Islamismo
Governo Republica
Período histórico Período entreguerras
 • 16 de Novembro de 1918 Fundação
 • 1922 Dissolução

A República da Tripolitânia (em árabe: الجمهورية الطرابلسية; romaniz.:El-Cumhuriyyetu't Trablusiyye ou Al-Jumhuriya al-Trabulsiya; em italiano: Repubblica di Tripolitania) foi um Estado soberano nos territórios ocidentais da atual Líbia que existiu entre 1918 e 1922. Foi o primeiro Estado islâmico no mundo a ter um governo republicano e a primeira entidade independente líbia desde a queda do Império Otomano.

Após a Primeira Guerra Mundial, uma república árabe na Tripolitânia declarou a independência da Líbia italiana. A proclamação da República da Tripolitânia no outono de 1918 foi seguida de uma declaração formal de independência na Conferência de Paz de Paris de 1919. Esta foi a primeira forma republicana formalmente declarada de governo no mundo árabe[1], mas ganhou pouco apoio das potências internacionais e se desintegrou por 1923. A Itália conseguiria estabelecer o controle total sobre a Líbia em 1930.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Lisa Anderson, "The Tripoli Republic", in George Joffe and Keith MacLachlan (eds.), Social and Economic Development of Libya (Wisbeck: Menas Press, 1982).