República de Luca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de República de Lucca)
Ir para: navegação, pesquisa
Serenissima Repubblica di Lucca
Sereníssima República de Luca

república

Blank.png
1160 – 1805 Flag of the Principality of Lucca (1805-1809).svg
Localização de Luca
Norte da Itália em 1796
Continente Europa
País Itália
Capital Luca
Língua oficial latim, italiano
Religião Catolicismo
Governo república
História
 • 1160 Fundação
 • 1805 Dissolução

A República de Luca (ou Lucca) foi um antigo estado do centro da península Itálica, estabelecido no século XII, que se manteve independente, salvo breves períodos de ocupação florentina e pisana de 1160, até 1805. A república de Luca se estendia, além da moderna cidade de Luca, às regiões circundantes na parte noroeste da atual região italiana da Toscana, aos limites com a Emília-Romanha e Ligúria.

Origem[editar | editar código-fonte]

A comuna de Luca existia já em 1119, numa época (1081 a 1149) em que se estabeleceram muitas comunas como Pisa, Asti, Milão, Arezzo, Gênova, Bérgamo, Como, Cremona, Bréscia, Placência, Mântua, Módena, Verona e Parma.[1]

O fim da república[editar | editar código-fonte]

Após a invasão por Napoleão Bonaparte em 1805, o estado foi restabelecido, mas tornou-se de facto dependente das grandes potências, primeiro do Império Francês, depois do Império Austríaco, que o transformaram em um ducado. Por sua vez, a vida do estado-sucessor, o Ducado de Luca, foi breve, visto que foi anexado, ainda antes da unificação italiana, em 4 de outubro de 1847 ao Grão-ducado da Toscana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. GAETA, Franco; VILLANI, Pasquale (1986). Corso di Storia. Per le scuole medie superiori 1 1 ed. (Milão: Principato). p. 323. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.