Requerimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Requerimento é um documento utilizado para obter um bem, um direito, ou uma declaração de uma autoridade pública. O requerimento é uma petição dirigida a uma entidade oficial, organismo ou instituição através da qual se solicita a satisfação de uma necessidade ou interesse. O requerimento existe em duas formas: simples e complexo.

Requerimento simples: É utilizado quando não há a necessidade de grandes aprofundamentos sobre a questão, utilizando-se apenas um único parágrafo para a realização da solicitação , de forma sucinta e impessoal, devido à formalidade do documento.

Requerimento complexo: Se dá quando houver a necessidade de abordar vários pontos por meio de uma lógica de ideias, para uma solicitação mais articulada, devendo distribuir os argumentos em mais de um parágrafo. A narrativa deve seguir a ordem cronológica dos fatos de forma clara e objetiva, apresentando a relação de causa e efeito para o requerimento, mediante também de documentos comprobatórios.[1][2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «O que é, para que serve e como fazer um requerimento.». Site - A personalidade jurídica. Consultado em 29 de março  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. [«REDAÇÃO OFICIAL» (PDF). Câmara Municipal de Ciríaco. Consultado em 19 de Março de 2015 «REDAÇÃO OFICIAL»] Verifique valor |url= (ajuda) 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete requerimento.