Request for Comments

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

RFC (acrónimo em inglês de Request for Comments) ou (ou "pedido para comentários" em português), as RFCs são documentos técnicos desenvolvidos e mantidos pelo IETF (Internet Enginnering Task Force) [1] [2], instituição que especifica os padrões que serão implementados e utilizados em toda a internet.

Cada um deles deve detalhar o funcionamento de todos os aspectos do protocolo proposto. A RFC 3286, por exemplo, possui todas as especificações necessárias para a implementação do controle de fluxo de dados, também conhecido como streaming, e assim permitir que sites como o Youtube, Vimeo e DailyMotion funcionem.

Se um padrão se torna obsoleto e mudanças são necessárias, é gerado um outro arquivo chamado Request for Change, onde pessoas que possuem o conhecimento necessário sobre o assunto oferecem soluções para o problema proposto. Caso seja aprovado pelo Comitê, esse documento se torna uma nova RFC, com uma numeração diferente da original que não é excluída, ficando disponível para consulta para quem quiser aprender mais sobre o assunto.

Existe até uma RFC que explica como funciona o processo de elaboração e aprovação de uma RFC (RFC 2026) para que qualquer pessoa que possa oferecer uma solução para um problema existente possa dar a sua contribuição, e se aprovado será implementado em toda a internet com o nome do autor original.

Alguns exemplos são:

O processo de desenvolvimento de um RFC está também descrito no RFC 2026. Um documento-rascunho, o Internet Draft é proposto para o IETF e, após votação ou alteração, em que este se torna obsoleto devido à falta de interesse ou aceite, o IESG (Internet Engineering Steering Group) publica o documento revisto como um RFC.

Do inglês, o acrónimo pode também significar Request for Change, ou Requisição de Mudança, ou correctamente traduzido para Português RdM.

Referências

  1. «O que é um RFC?». Canaltech. Arquivado desde o original em 03/03/2016. Consultado em 24 de agosto de 2016. 
  2. Fábio dos Reis (24/08/2015). «O que é um RFC (Request for Comments)?». Bóson Treinamentos em Tecnologia. Arquivado desde o original em 24/08/2016. Consultado em 24 de agosto de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.