Reserva (marca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Reserva.jpg

Reserva é uma marca de moda brasileira, criada em 2004 pelos sócios e amigos de infância Rony Meisler e Rafinha, no Rio de Janeiro.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A história da Reserva começa em 2004 numa cena cotidiana do Rio de Janeiro. Os amigos de infância Rony Meisler, engenheiro de produção, e Fernando Sigal, publicitário, estavam na academia de ginástica quando perceberam que na mesma sala cinco homens vestiam exatamente o mesmo modelo de bermuda. Mesmo não tendo nenhuma relação ou interesse específico em moda, o tino empreendedor levou ambos a testarem a demanda do mercado de moda masculina. Desenvolveram um modelo de bermuda “Be yourself but not always the same” e algumas t-shirts e venderam todas as peças entre amigos na praia. Ainda sem muitas pretensões, fizeram uma coleção com mais itens e resolveram fazer uma festa de lançamento da marca que ainda não tinha nome. Com o estoque liquidado na mesma noite, os jovens sócios decidiram seguir com o projeto paralelo aos seus empregos. Logo, o nome Reserva surgiria: uma homenagem à praia preferida do pessoal e aos primeiros passos da marca. No ano seguinte, largam seus empregos e instalam-se num pequeno ateliê na Gávea e iniciaram a venda para o atacado.

Evolução[editar | editar código-fonte]

Em 2006 a Reserva foi aceita no line up da semana de moda carioca. Neste ano a marca dá passos importantes que ditariam o ritmo acelerado com que se posicionou no mercado: desfila as coleção Street Cowboys e Tropical Rockers no Fashion Rio, adiciona o iconográfico passarinho à sua logo e abre em setembro a primeira loja, no coração de Ipanema, na rua Maria Quitéria. Nascia ali o formato de atendimento da marca, hoje conhecido amplamente como a Experiência Reserva.

A mudança para o SPFW acontece em 2008 atrelada aos planos de expansão em São Paulo, onde abre as primeiras lojas nos shoppings Iguatemi e Market Place. No ano seguinte, a empresa começa a se estruturar como grupo com o lançamento da marca infantil Reserva Mini.

Em 2011 a família aumenta com a chegada de novos sócios – Jayme Nigri e José Alberto Silva, Luis Roberto Pinto e Luciano Huck – e com o aumento do portfólio de produtos. O Grupo lança as marcas Huck e Eva, versão feminina da Reserva que chegou ao atacado na temporada inverno 2012.

No final de 2013, a Use Huck, até então uma label de venda online, ganhou seu primeiro quiosque no Norte Shopping, enquanto a Eva inaugurou duas lojas (em Ipanema e no Rio Design Barra) e a Reserva Mini passou a ser vendida também nas lojas Reserva, ampliando sua grade com o lançamento da linha “Pra Bebê”. Neste mesmo ano, o grupo abriu seu primeiro negócio para se caracterizar como multissegmento: a Reserva TT Burger. A empreitada gastronômica, em parceria com o Grupo Troisgros, tem como principais características o cardápio com ingredientes 100% brasileiros e assinatura do chef Thomas Troisgros, combinados à comunicação visual com DNA da Reserva. A força do grupo no universo digital inspirou um novo modelo de negócio de venda online on demand, que culminou no lançamento de três marcas licenciadas entre 2013 e 2014 – AlôRegina, em parceria com a apresentadora Regina Casé, UseDez, co-criação de professores do colégio DeAaZ e UseMussum, única grife com permissão da família do humorista para o uso de sua imagem. O Grupo Reserva inicia 2014 com oito marcas, 38 pontos de venda (27 lojas próprias Reserva, duas Eva, duas Reserva Mini, um quiosque Huck e dois TT Burger, além de quatro franquias Reserva) e com um faturamento que cresceu 40% em 2013 em relação ao ano anterior, com 1,7 milhão de peças vendidas (em comparação a 1,1 milhão em 2012).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]