Reserva Biológica de Maicuru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reserva Biológica Maicuru
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
Reserva Biológica de Maicuru
Localização Pará Pará,  Brasil
Localidade mais próxima Almeirim e Monte Alegre
Dados
Área &0000000000011518.00000011 518 hectares (115,2 km2)
Gestão (SEMA-PA) Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Coordenadas 1° 16' 41" N 54° 04' 40" O
Reserva Biológica Maicuru está localizado em: Brasil
Reserva Biológica Maicuru


A Reserva Biológica de Maicuru, é uma reserva biológica localizada no estado do Pará, Brasil. Possui área de 11.598 quilômetros quadrados de floresta amazônica. A reserva fica entre os rios Rio Maicuru e Jari na fronteira entre os estados do Pará e Amapá. Inclui partes das bacias dos rios Maicuru, Paru e Jari. O parque fica principalmente no município de Almeirim (94,49%), com uma pequena parte no município de Monte Alegre. Faz parte do mosaico de áreas protegidas conhecidas como Calha Norte do rio Amazonas. Ele fica ao lado do Parque Indígena Tumucumaque, do Território Indígena Rio Paru d'Este, do Parque Nacional das Montanhas Tumucumaque e da Floresta Estadual de Paru. [1] [2].

Quase toda a reserva está na bacia do Paru-Jari, formada pelos rios Itapecuru, Ipitinga, Careparu, Paru e Jarí. O sul da reserva fica na bacia Cuminapanema-Maicuru, formada pelos rios Maicurú, Curuá, Mamiá, Cuminapanema e Jauaru [3]. A reserva é acessível apenas por pequenos aviões através de pistas de pouso em quatro áreas de mineração na parte centro-sul e uma na parte centro-norte[4].

A reserva foi criada pelo decreto estadual 2610, de 4 de dezembro de 2006, com o objetivo de preservar o meio ambiente e o ecossistema naturais, apoiar a pesquisa científica e a educação ambiental. A unidade de conservação está totalmente protegida.[2]

Fonte[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.