Reserva Natural do Estuário do Sado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Reserva Natural do Estuário do Sado
Rio Sado em Alcácer do Sal
Localização Setúbal
Dados
Área 23.160 hectares
Gestão Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Coordenadas 38° 31' 14" N 8° 53' 32" O

A Reserva Natural do Estuário do Sado ou RNES, ocupa uma área total de 23.160 hectares, integrados nos concelhos de Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola e Palmela, tendo sido criada por meio do Decreto-Lei nº 430/80, de 1 de Outubro,[1] à poluição que afecta o estuário do Sado e ao perigo de danificar o património natural de interesse botânico e faunístico existente. Está também classificada como Biótopo CORINE. É também um sítio Ramsar[2]

O estuário do Sado desenvolveu-se ao abrigo da península de Troia, formada há pelo menos 5000 anos.

Neste local existe o registo de 221 espécies de aves. É um local de nidificação, repouso ou invernada para diversas aves com destaque para a Águia-sapeira (Circus aeruginosus), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Flamingo (Phoenicopterus roseus), o Merganso-de-poupa (Mergus serrator), o Maçarico-real (Numenius arquata), o Milherango (Limosa limosa), o Ostraceiro (Haematopus ostralegus), o Pato-trombeteiro (Anas clypeata), o Pernilongo (Himantopus himantopus), o Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) e a Tarambola cinzenta (Pluvialis squatarola). Importante, igualmente, para a desova, desenvolvimento e crescimento de vários peixes e do roaz-corvineiro.

Hoje existe um moinho de água chamado Moinho de Maré da Mourisca que é um moinho de água, que graças a sua pequena porta de água faz rodar as pás e produz farinha, e com os fornos pão. Atualmente também acolhe festas de anos.

É no estuário do Sado que se encontram os estaleiros navais da Mitrena (ex-Setenave) actual centro laboral da Lisnave.

Referências

  1. cria reserva natural do estuário do Sado (RNES) RNES no portal do ICNB
  2. Ramsar Sites Information Service (1996). «Estuário do Sado». Consultado em 26-9-2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço sobre Áreas protegidas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.