Residência Senhorial dos Castelo Melhor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

A Residência Senhorial dos Castelo Melhor, também referida como Solar dos Condes de Castelo Melhor e simplesmente Castelo, localiza-se no concelho de Ansião, distrito de Leiria, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguido na segunda metade do século XV, acreditando-se que a sua torre será anterior.

Muito vandalizado durante o século XX, encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1978.

Atualmente é de propriedade da Câmara Municípal, que superintendeu e custeou parte da intervenção de restauro a que recentemente foi sujeito. Durante esses trabalhos foram encontrados, no subsolo, mosaicos romanos de grande valor, parte deles conservados para serem observados pelos visitantes.

Ainda na área da freguesia, próximo à povoação de Vale de Boi, existe um pequeno troço de “calçada romana”, certamente um pedaço de uma via romana secundária, por onde terão passado muitos peregrinos de S. Tiago, que poderão ter tido alguma ligação ao actual nome desta freguesia.

Caracteristicas[editar | editar código-fonte]

Único exemplar da arquitetura manuelina na região, é constituído por torre (em cantaria de pedra), paço e capela.


Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.