Respeito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete respeito.
Placa sobre respeito em São João da Barra.

O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações especificas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado. Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Respeito por tradições e autoridades legitimas são identificadas por Jonathan Haidt como um dos cinco valores morais fundamentais compartilhados para um maior ou menor por sociedades diferentes e indivíduos diferentes. Respeito não deve ser confundido com tolerância porque tolerância não diz necessariamente nenhum sentimento positivo, e não é compatível com desprezo, o contrário de respeito . A palavra respeito vem do latim respectus, particípio passado de respicere, “olhar outra vez”, de re-, “de novo”, mais specere, “olhar”. A ideia é de que algo que merece um segundo olhar em tem qualidades que levam a uma atitude de consideração e reverência. Isso evoca a ideia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc. Isto também é porque na maioria dos idiomas, é dito que o respeito deve ser merecido.

Outro uso do termo respeito é quando alguém fala sobre um tema específico com respeito, por exemplo, sobre diferentes crenças, condutas ou religiões. Isso quer dizer que o indivíduo debateu sobre o assunto de forma sensível e prudente.

A respeito de e com respeito a são duas expressões que servem para referenciar algo. Geralmente são substituídas por “relativamente a”.

Exemplos: “O presidente não falou a respeito de sua condenação.”

Outras expressões com a palavra respeito são:

  • Com todo o respeito – que sinaliza afirmar ou expressar uma opinião que está em desacordo com a de outra pessoa, mas de forma polida.
  • Salvo o respeito – que significa “com a licença”.
  • Em respeito de – que faz uma comparação à outra coisa.
  • De respeito – uma pessoa ou mesmo ocasião considerada importante e respeitável.
  • diz respeito – que procura indicar algo que pertence ou é de responsabilidade de alguém.

Continência militar[editar | editar código-fonte]

A continência é um sinal de cumprimento e respeito dentro e fora de todas as instituições militares. A continência é normalmente usada pelos militares para se apresentarem aos seus superiores e aos seus subalternos, além de cumprimento ao cidadão civil. Ela é usada pelos alistados para demonstrar respeito pelos oficiais e vice-versa, os oficiais por sua vez fazem continência aos oficiais de alta patente. Não retornar uma saudação de um subalterno é considerado uma ofensa.

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Respect».
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Respeito
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.