Ressonância magnética nuclear de prótons

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exemplo de espectro de RMN de 1H (unidimensional) de uma mistura de enantiômeros de mentol representados graficamente como intensidade do sinal (eixo vertical) vs. desvio químico (em ppm no eixo horizontal). Sinais do espectro foram atribuídos a grupos de átomos de hidrogênio (o j no extremo esquerdo) da estrutura no canto superior esquerdo.

Ressonância magnética nuclear de prótons (RMN de prótons, RMN de hidrogênio-1, ou RMN 1H) é a aplicação de ressonância magnética nuclear na espectroscopia de RMN em relação aos núcleos de hidrogênio-1 dentro das moléculas de uma substância, de maneira a determinar a estrutura de suas moléculas.[1] Em amostra onde o hidrogênio (H) natural é utilizado, praticamente todo o hidrogênio consiste no isótopo 1H (hidrogênio-1; i.e. tendo um próton por núcleo).

Os espectros de RMN simples são registrados em solução e os prótons do solvente não devem interferir. São preferidos solventes deuterados (deutério = 2, frequentemente simbolizados como D), especialmente para uso em RMN, e.g. água deuterada, D2O, acetona deuterada, (CD3)2CO, metanol deuterado, CD3OD, dimetilsulfóxido deuterado, (CD3)2SO e clorofórmio deuterado, CDCl3. No entanto, um solvente sem hidrogênio, tal como tetracloreto de carbono, CCl4, ou dissulfeto de carbono, CS2, também pode ser usado.

Referências

  1. R. M. Silverstein, G. C. Bassler and T. C. Morrill, Spectrometric Identification of Organic Compounds, 5th Ed., Wiley, 1991.