Retroacrônimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O DVD é um bom exemplo de um retroacrônimo. A sigla foi criada a partir do acrônimo da palavra "Digital Video Disc". Mais tarde foi-se criado o retroacrônimo "Digital Versatile Disc", que é mais usado atualmente.

Retroacrônimo (português brasileiro) ou retroacrónimo (português europeu) é um tipo de acrônimo que transforma um acrônimo já existente em uma palavra ou frase. Por exemplo: O acrônimo «ARPA» foi criado a partir da palavra «Advanced Research Projects Agency». Posteriormente foi-se criado o retroacrônimo «Address and Routing Parameters Area».

Também é chamado de retroacrônimo a frase criada em cima de uma sigla. Por exemplo: A sigla Yahoo! foi criada em 1994, por Yang, inspirado no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Posteriormente, desta palavra criou-se a expressão inglesa "Yet Another Hierarchical Officious Oracle".[1] Esta expressão passou a ser assim um retroacrônimo da sigla Yahoo!

Retroacrônimo é um neologismo derivado da palavra inglesa «backronym», que combina "back" (retroativo) e "acronym" (acrônimo), e que foi cunhada no ano de 1983.[2]

Exemplos[editar | editar código-fonte]

  • DVD - o DVD é um acrônimo criado a partir da palavra "Digital Video Disc". Mais tarde foi-se criado o retroacrônimo "Digital Versatile Disc", que é mais aceito e usado atualmente.
  • Yahoo! - O nome da empresa foi criada em 1994, por Yang, inspirado no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Yahoo é também um retroacrônimo da expressão inglesa "Yet Another Hierarchical Officious Oracle".[1]
  • Juno (sonda espacial) - A sonda espacial enviada ao planeta Júpiter recebeu este nome em homenagem à deusa romana que era esposa de Júpiter. Mais tarde, foi-se criado o retroacrônimo "JUpiter Near-polar Orbiter" para referir-se a ela.
  • Banda Stryper - O nome da banda é uma referência à palavra "stripes", do verso 5 do Capítulo 53 do livro bíblico de Isaías. Esta referência bíblica (Isaías 53:5) também faz parte do logotipo da banda, provando que de fato o nome da banda teve essa origem. Posteriormente, o baterista Robert Sweet criou um retroacrônimo para o nome da banda. O retroacrônimo criado foi: Salvation Through Redemption, Yielding Peace, Encouragement and Righteousness (Em português: "Salvação Através de Redenção, Trazendo Paz, Encorajamento e Retidão").[3]

Referências

  1. a b «Yahoo! Media Relations». archive.is. Consultado em 28 de abril de 2016 
  2. Word Spy - Bacronym
  3. diarionorte.com/ Spiritual y Stryper en el teatro Flores