Retropropulsão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Retropropulsão é o nome técnico dado à força reatora que impulsiona algum objeto, para reduzir-lhe a velocidade.[1]

Newton lançou os fundamentos da retropropulsão através da elaboração das três leis fundamentais do movimento dos corpos. A Terceira lei de Newton, de ação e reação, é fundamental para entender a retropropulsão.

O exemplo clássico desta lei em funcionamento é o caso da bexiga cheia de ar conforme o desenho abaixo:

BexigaPropelida.jpg

Na primeira bexiga que está amarrada, o ar não tem como sair e exerce igual força para todos os lados. No segundo caso, com a bexiga desamarrada, o ar sai rapidamente pela abertura. Esta ação, a saída rápida do ar, causa uma reação no objeto propelindo ele na direção oposta.

Esta força capaz de gerar reação, ou seja a força reatora, tem o nome de retropropulsão.[1]

Referências

  1. a b retropropulsão in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-11-15 00:12:05]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/retropropulsão


Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.