Retrospectiva (RecordTV)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde fevereiro de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde fevereiro de 2011)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Retrospectiva é um programa de televisão brasileiro transmitido pela RecordTV entre os seus especiais de fim de ano. Estreou com o nome de Repórter Record - Retrospectiva e somente em 2007 ganhou a denominação atual. É um programa de caráter jornalístico que apresenta uma seleção dos acontecimentos mais marcantes do ano. A partir de 2013, o formato passa a ser exibido em duas versões diferentes, onde uma aborda os principais fatos que ocorreram no mundo das celebridades (chamado de Retrospectiva dos Famosos) e outra aborda os principais fatos jornalísticos (chamado de Retrospectiva do Jornalismo).[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Para concorrer com a Retrospectiva da Rede Globo, a Rede Record, lançou em 2005 o Repórter Record - Retrospectiva. Em 2007, o jornalístico ganhou a denominação atual. Com a extinção do Repórter Record, em 2010, a produção do jornalístico passou para a equipe do Câmera Record.

Apresentação e produção[editar | editar código-fonte]

O número de apresentadores da Retrospectiva variou bastante ao longo dos anos. Em 2007, todo o elenco de apresentadores jornalísticos apresentaram as matérias.

Entre 2005 e 2006, o programa passou a ser apresentado por Celso Freitas, que era inserido num cenário virtual, no qual se projetavam as imagens dos fatos.

A partir de 2008, Paulo Henrique Amorim passou a ser o único apresentador do programa.

A partir de 2010, passou a ser apresentado por Celso Freitas e Ana Paula Padrão.

Em 2012 e 2013, foi apresentado por Janine Borba.

Em 2013, foi criada a Retrospectiva Dos Famosos com os assuntos que marcaram o ano no mundo das celebridades.

Em 2014, a Retrospectiva Dos Famosos será apresentado por Janine Borba e Salcy Lima, já o Retrospectiva será comandado por Domingos Meirelles.

Retrospectiva 2010[editar | editar código-fonte]

Na retrospectiva 2010, os apresentadores passam a apresentar aonde o fato aconteceu.

Foram 30 assuntos apresentados, entre eles, a saga dos 33 mineiros do Chile, os casos Mércia Nakashima e Eliza Samúdio, os Jogos de Inverno de Vancouver e as Olimpíadas da Juventude de Cingapura, a Copa do Mundo FIFA 2010 e a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil.

Retrospectiva 2009[editar | editar código-fonte]

Na retrospectiva 2009, o programa passa a ter novo formato e cenário.

Foram 29 assuntos apresentados, entre eles, a morte de Michael Jackson e a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede das Jogos Olímpicos de 2016.

Retrospectiva 2008[editar | editar código-fonte]

Esta retrospectiva mostra os acontecimentos do ano de 2008, como a eleição de Barack Obama para a presidência dos EUA, os desastres naturais nunca vistos no Brasil, a crise financeira mundial, os avanços da ciência, o caso Nardoni e o caso Eloá, o São Paulo hexacampeão brasileiro, o rebaixamento do Vasco para a Série B do Campeonato Brasileiro, o título do Manchester United na emocionante final da Liga dos Campeões da UEFA de 2007-08, que representou a consagração definitiva de Cristiano Ronaldo, e, principalmente, os Jogos Olímpicos de Pequim.

Retrospectiva 2007[editar | editar código-fonte]

Esta retrospectiva mostrou os fatos que marcaram o ano de 2007, como a morte do menino João Hélio e a estreia da Record News, primeiro canal de notícias da TV aberta brasileira. Nesse ano, o programa foi apresentado pelo elenco de apresentadores jornalísticos da emissora, na redação da própria Record News, inaugurada naquele ano.

Retrospectiva 2006[editar | editar código-fonte]

Esta retrospectiva mostrou a eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi reeleito presidente do Brasil em segundo turno, com 60,83% dos votos válidos sobre Geraldo Alckmin, do PSDB. Também foram exibidos outros fatos importantes, como a viagem do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, ao espaço.

Retrospectiva 2005[editar | editar código-fonte]

A retrospectiva 2005, a estreante, relembrou os principais fatos daquele ano. Entre os mais importantes estão a morte do Papa João Paulo II, o furacão Katrina que devastou a cidade americana de Nova Orleans, o Escândalo do Mensalão e a criação de várias CPIs, entre elas a dos Correios, a do Mensalão e a dos Bingos.

Referências

  1. Mauricio Stycer (28 de dezembro de 2013). «Artistas da Globo brilham na "Retrospectiva dos Famosos" da Record». Blog do Mauricio Stycer. UOL. Consultado em 16 de janeiro de 2016 
  2. «Confira na íntegra como foi a Retrospectiva dos Famosos em 2013». Rede Record. R7. 28 de dezembro de 2013. Consultado em 16 de janeiro de 2016