Revenge (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Revenge
Revenge (telessérie)
Informação geral
Formato série
Gênero
Duração 43 minutos
Criador(es) Mike Kelley
Elenco Madeleine Stowe
Emily VanCamp
Gabriel Mann
Josh Bowman
Nick Wechsler
James Tupper
Christa B. Allen
Henry Czerny
Barry Sloane
Elena Satine
Karine Vanasse
Brian Hallisay
Ashley Madekwe
Margarita Levieva
Connor Paolo
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 4
Episódios 89 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Randy Sutter
Samantha Thomas
Melissa Loy
Joe Fazzio
Câmera Multicâmera
Composto por iZLER (música; creditado como Fil Eisler a partir de "Dissolution")
Empresa(s) produtora(s) The Page Fright Company/Mike Kelley Productions (temporadas 1–2)
Temple Hill Productions
ABC Studios
Localização Los Angeles, CA
Southampton, NY
Wilmington, NC (piloto)
Exibição
Emissora original ABC
Distribuição Disney-ABC Domestic Television
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio Stereo
Transmissão original 21 de setembro de 2011 – 10 de maio de 2015

Revenge é uma série de televisão norte-americana de drama criada por Mike Kelley e estrelada por Madeleine Stowe e Emily VanCamp. A série estreou nos Estados Unidos pela emissora ABC em 21 de setembro de 2011, já a segunda temporada estreou em 30 de setembro de 2012 e a terceira temporada estreou em 29 de setembro de 2013. A quarta temporada estreou no dia 28 de setembro de 2014 no canal americano ABC e estreou em outubro no Brasil pelo Canal Sony.

A série ganhou uma temporada completa pela ABC depois do episódio piloto obter altos índices no ranking da Nielsen e posteriormente a liderança no ranking de televisão estadunidense (CBS, Fox, CW e NBC) na faixa etária de 18-34.

Madeleine Stowe foi indicada como Melhor Atriz em Drama de TV ao Globo de Ouro, enquanto a série foi indicada na categoria Melhor Nova Série de Drama Favorita ao People's Choice Awards. A série foi ao ar em 39 países em todo o mundo. Revenge tornou-se a série da ABC de maior audiência desde a temporada televisiva de 2006-2007 de Lost, e tornou-se a única série estreante de maior audiência na faixa etária de 18-49 desde o último episódio de Lost. Alguns críticos referem-se à Revenge como maior sucesso televisivo no mundo de uma série desde Dallas.

A série é exibida no Brasil pelo canal Sony Entertainment Television (TV por assinatura), pela Rede Globo (TV aberta) e pelo SBT. Em Portugal é exibida pelo canal Fox Life.[1][2] Em Angola e Moçambique é transmitida pelo canal Zap Viva.

No dia 29 de abril de 2015, a ABC anunciou o fim de Revenge após quatro temporadas, o episódio final da série foi ao ar no dia 10 de maio de 2015.[3][4]

É considerada uma das séries de maior sucesso no mundo.

Na TV Aberta foi exibida pela Rede Globo, a primeira de 14 de abril a 11 de agosto de 2013, a segunda de 11 de agosto a 27 de outubro de 2013, a terceira de 9 a 27 de junho de 2014 e a quarta e última temporada de 7 de setembro a 10 de outubro.

Para distribuição no Brasil, Revenge recebeu o selo restritivo de 14 anos por vários episódios conterem violência, conteúdo sexual e uso de drogas lícitas.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de episódios de Revenge

Quando Amanda Clarke era criança seu pai foi preso sob a acusação falsa e injusta de terrorismo, sendo julgado e condenado à prisão, onde acabou sendo assassinado. Após alguns anos, Amanda - usando o nome Emily Thorne - volta aos Hamptons para se vingar das pessoas que destruíram sua família e causaram a morte de seu pai. Amanda sente que teve a vida destruída por essas pessoas que armaram contra seu pai, fazendo com que ela passasse sua infância no reformatório, uma detenção juvenil. Quando completou 18 anos, ela foi solta, mudou sua identidade e recebeu a herança de seu pai, além de uma caixa contendo detalhes sobre as pessoas que arruinaram a vida deles. Seu principal alvo é Victoria Grayson, matriarca da família Grayson, que amou e traiu seu pai.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2011, ABC encomendou o roteiro para piloto. Em março de 2011, a atriz Emily VanCamp foi escalada para interpretar Amanda Clarke/Emily Thorne, a personagem principal, e pouco tempo depois foi anunciado que Ashley Madekwe estava no elenco da série.[6] Madeleine Stowe e Henry Czerny juntaram-se também ao elenco.[7] Max Martini e Robbie Amell que respectivamente interpretam Frank Stevens e Adam.[8][9] James Tupper substituiu Marc Blucas no papel de David Clarke, o pai de Amanda/Emily. O astro Connor Paolo que foi recorrente na série Gossip Girl foi escalado para interpretar o personagem Declan Porter.[10] Ex-recorrente de Nikita, Ashton Holmes ganhou o papel de Tyler Barrol, o amigo de Harvard de Daniel Grayson.[11]

Revenge foi filmada com câmeras digitais Arri Alexa, sendo a maior parte das cenas feitas em estúdio com Chroma key e durante a edição na pós-produção são adicionados os cenários com computação gráfica.[12][13]

Elenco e Personagens[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de personagens de Revenge
Ator/Atriz Personagem Temporadas

Elenco Regular[editar | editar código-fonte]

Emily VanCamp Emily Thorne / Amanda Clarke Regular
Madeleine Stowe Victoria Grayson Regular
Gabriel Mann Nolan Ross Regular
Josh Bowman1 Daniel Grayson Regular
Nick Wechsler Jack Porter Regular
Christa B. Allen2 Charlotte Clarke/Grayson Regular
Henry Czerny Conrad Grayson Regular Participação
Ashley Madekwe Ashley Davenport Regular Participação
Connor Paolo Declan Porter Regular
James Tupper David Clarke Recorrente Regular
Barry Sloane3 Aiden Mathis Regular
Karine Vanasse Margaux LeMarchal Recorrente Regular
Brian Hallisay4 Ben Hunter Regular
Elena Satine5 Louise Ellis Regular

Elenco Recorrente[editar | editar código-fonte]

Roger Bart Leo Mason Treadwell Recorrente
Margarita Levieva Amanda Clarke / Emily Thorne Recorrente
James Morrison Gordon "Grisalho" Murphy Recorrente
Hiroyuki Sanada
Cary-Hiroyuki Tagawa
Satoshi Takeda Recorrente
Recorrente
Amber Valletta Lydia Davis Recorrente Recorrente
Ashton Holmes Tyler Barrol Recorrente
Max Martini Frank Stevens Recorrente
Jennifer Jason Leigh Kara Clarke/Murphy Recorrente
Dilshad Vadsaria Padma Lahari Recorrente
Wendy Crewson Helen Crowley Recorrente
E.J. Bonilla Marco Romero Recorrente
Gail O'Grady Stevie Grayson Recorrente
Justin Hartley Patrick Osbourne Recorrente
Annabelle Stephenson Sara Munello Recorrente
Olivier Martinez Pascal LeMarchal Recorrente
Stephanie Jacobsen Niko Takeda Recorrente
Henri Esteve Javier Salgado Recorrente
Daniel Zovatto Gideon LeMarchal Participação Recorrente
Courtney Ford Kate Taylor / Katherine Black Recorrente
Nestor Serrano Edward Alvarez Recorrente
Tommy Flanagan Malcolm Black Recorrente

↑1 Josh Bowman fez sua última aparição como regular na série no 11º episódio da quarta temporada;
↑2 Christa B. Allen fez sua última aparição como regular na série no 6º episódio da quarta temporada;
↑3 Barry Sloane estava em estado recorrente durante os primeiros treze episódios da segunda temporada, antes de ser creditado como regular;
↑4 Brian Hallisay estava em estado recorrente durante os primeiros sete episódios da quarta temporada, antes de ser creditado como regular.
↑5 Elena Satine estava em estado recorrente durante os primeiros quatorze episódios da quarta temporada, antes de ser creditado como regular.

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Emily Thorne (Emily VanCamp): A protagonista do seriado, nascida Amanda Clarke, volta aos Hamptons sob uma nova identidade, Emily Thorne - uma socialite rica dedicada ao trabalho de caridade. Seu objetivo ali é a vingança contra os responsáveis ​​pela morte de seu pai, David Clarke e injusta condenação por terrorismo. Quando jovem, ela passou um tempo em um centro de detenção juvenil, sem saber da inocência de seu pai até sua libertação, quando Nolan Ross se aproxima dela. Ele então explica a ela toda a história da qual seu pai foi vítima e recebe sua herança, resultado das partes de seu pai da empresa NolCorp (49% do estoque de capital fechado), resultado do financiamento inicial de seu pai na empresa. Depois de perceber que Nolan está dizendo a verdade, ela decide limpar o nome de David. Ela passa por um treinamento com Takeda , período em que ela conhece e tem um relacionamento com Aiden Mathis. Seu relacionamento termina quando ele a abandona. Ela faz os preparativos para seu retorno aos Hamptons - negociando a troca de identidade com sua ex-companheira de cela de detenção juvenil. Depois de chegar nos Hamptons, Emily Thorne compra a antiga casa de seu pai, ao lado dos Graysons e se envolve romanticamente com Daniel Grayson, a fim de chegar mais perto de sua família.
  • Victoria Grayson (Madeleine Stowe): Antagonista principal do seriado, Victoria é a matriarca rica e poderosa da família Grayson, esposa de Conrad Grayson, mãe de Daniel e Charlotte. Depois de ter um caso com David Clarke, Victoria relutantemente concordou em ajudar Conrad e Frank a enquadrá-lo para encobrir os crimes do marido. O casamento de Victoria e Conrad se deteriorou e o casal inicia o processo de divórcio, sobretudo pela traição de Conrad com Lydia Davis, uma das melhores amigas de Victoria. Apesar de não saber a verdadeira identidade de Emily, Victoria nunca confiou inteiramente nela desde sua chegada nos Hamptons e tenta sabotar seu relacionamento com Daniel.
  • Nolan Ross (Gabriel Mann): Hacker e inventor de softwares. Ele é aliado confiável de Emily ao longo de sua vingança. Ele deve a sua riqueza e sucesso a David Clarke, que o apoiou e investiu seu próprio dinheiro na empresa de Nolan, a NolCorp. Grato a David, Nolan se oferece para ajudar sua filha, que inicialmente reluta em confiar nele, mas com o tempo aceita seu envolvimento. Importante aliado no que tange as questões sobretudo tecnológicas, como em caso de câmeras, e-mails, celulares, etc. Além de constantemente aconselhar Emily no que for necessário.
  • Daniel Grayson (Joshua Bowman): Filho mais velho dos Grayson. Jovem rico, tenta mudar seu comportamento depois de se envolver em um acidente de carro que deixou uma jovem paralisada porque ele dirigiu bêbado. Estudante de Harvard e ajuda seu pai, Conrad, com os negócios da Grayson Global. Tem um envolvimento com Emily sem saber de seu segredo.
  • Jack Porter (Nick Wechsler): Filho de Carl Porter e irmão de Declan, passa a gerenciar o bar da família e a cuidar do irmão após a morte do pai. É muito responsável e foi amigo de infância de Amanda Clarke, o qual é apaixonado até os dias atuais - sendo, inclusive, dono de um barco que leva seu nome. Acaba se apaixonando por Emily sem saber de sua real identidade.
  • Charlotte Grayson/Clarke (Christa B. Allen): Filha de Victoria e Conrad Grayson, irmã de Daniel. Sempre teve um histórico acadêmico perfeito. Não tem uma boa relação com a mãe inicialmente, sobretudo após descobrir que é filha biológica de David Clarke. Tem um relacionamento com Declan. Se torna uma viciada em drogas e tal fato gera conflitos.
  • Conrad Grayson (Henry Czerny): Chefe da Grayson Global, é o marido de Victoria e pai de Daniel e Charlotte (embora não seja o pai biológico). Conrad estava envolvido em lavagem de dinheiro para a Iniciativa Americana, que usou o dinheiro em um ataque terrorista que derrubou um avião. Após o desastre, Conrad trabalhou com Frank e Victoria para culpar o amante de sua esposa, David Clarke. Seu caso com a melhor amiga de Victoria, Lydia, além de outros conflitos do casal o levam ao processo de divórcio.
  • Ashley Davenport (Ashley Madekwe): Inicialmente é empregada de Victoria Grayson para organização de seus eventos. Ashley foi a responsável por trazer sua amiga Emily ao fechado círculo da elite dos Hamptons, sem saber das reais intenções da jovem para isso. Se conheceram em 2006, quando Emily a salvou de um trabalho como prostituta. É extremamente ambiciosa e faz de tudo para atingir seus objetivos.
  • Declan Porter (Connor Paolo): Filho de Carl Porter e irmão de Jack. Vive se metendo em confusões. Tem um relacionamento com Charlotte. Testemunhará em relação ao assassinato ocorrido na noite do casamento de Emily e Daniel.
  • David Clarke (James Tupper): Pai de Amanda e de Charlotte, era um executivo bem sucedido na Grayson Global. Foi casado com Kara (mãe de Amanda) e teve um relacionamento extra conjugal com Victoria. Por meio de suborno e chantagem, é acusado de terrorista injustamente por Conrad, Victoria, Frank e pela Iniciativa pelo incidente num avião. Recorrente 1.ª–3.ª temporadas; Regular 4.ª temporada
  • Aiden Mathis (Barry Sloane): Treinado ao lado de Emily por Takeda. Eles se conheceram quando Emily estava em busca de um gangster russo (a mando de Takeda), do qual Aiden acreditava ser o responsável pelo sumiço e possível assassinato de sua irmã. Acaba se envolvendo romanticamente com Emily, mas a decepciona quando foge sem ela para procurar sua irmã. Retorna e se torna um dos principais aliados de Emily para se infiltrar na Grayson Global e derrubar a Iniciativa.
  • Amanda Clarke (Margarita Levieva): Nascida Emily Thorne, conhece Amanda na detenção juvenil e ali ficam amigas. Trocam de identidade e são descobertas por Frank, a mando de Victoria. Amanda o mata e, desesperada, vai atrás de Emily nos Hamptons. Conhece Jack e se apaixona por ele. Recorrente 1.ª–2.ª temporadas.
  • Mason Treadwell (Roger Bart): Escritor. Teve sua carreira impulsionada por Victoria Grayson. Escreveu uma biografia sobre a vida de David Clarke, o apresentando como um terrorista terrível. Foi alvo da vingança de Emily por diversas vezes e está atualmente nas Bahamas, até o momento, não se tem notícias suas.
  • Satoshi Takeda (Hiroyuki Sanada/Cary-Hiroyuki Tagawa): Misterioso e muito sábio, Takeda foi o homem que treinou Emily Thorne e Aiden Mathis para que traçassem seu caminho de vingança.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada da série foi recebida com críticas geralmente favoráveis, em uma escala de 10 e o Metacritic deu 66 de 100. No Rotten Tomatoes, com uma classificação de 81% foi publicado um consenso, dizendo, "Uma telenovela escura, medonhamente exagerada, Revenge é uma coisa muito artificial, mas é bem divertida, graças ao enredo sinuoso, visuais fortes, e uma série de personagens interessantes."[14]

Dorothy Rabinowitz do The Wall Street Journal elogiou a série, dizendo que "A chegada de um drama puro sobre uma paixão tão antiga quanto o homem quando não é adulterado é algo a se comemorar. Isso é particularmente verdade quando o drama é tão fascinante quanto o seu caminho satisfatoriamente berrante, como Revenge vem a ser". Alessandra Stanley do New York Times comparou a série favoravelmente com Gossip Girl, dizendo que tem "o suspense exagerado suficiente para ser agradável". [carece de fontes?]

O quinto episódio da série ("Guilt") recebeu elogios particulares. Orlando C. do TV Fanatic escreveu que "Esta semana Revenge levou as coisas a um nível totalmente novo", e observando o caso de David Clarke disse que "Victoria parece ser a única com consciência".[carece de fontes?]

BuddyTV classificou Revenge em terceiro lugar na sua lista de melhores séries estreantes de 2011. O Yahoo! TV também mencionou a série entre os melhores programas de televisão de 2011.[carece de fontes?]

A série foi capa das capas revistas Parade, Entertainment Weekly e TV Guide, e foi destaque nas revista Rolling Stone, Vanity Fair, Vogue, People, Us Weekly, Cosmopolitan, Seventeen e Teen Vogue.[carece de fontes?]

Em 10 de maio de 2012, uma semana antes do anúncio da nova grade, a ABC informou a renovação de Revenge para uma segunda temporada. O Hollywood Reporter informou também que foi uma das primeiras séries a obter o "selo de aprovação" de Paul Lee, o presidente da ABC Entertainment, que disse que a série era "sexy" e "pegajosa".[carece de fontes?]

Audiência[editar | editar código-fonte]

O episódio piloto obteve classificação de 3,3 na faixa etária de 18-49 anos com 10,02 milhões de espectadores, sendo exibida no mesmo horário das séries veteranas CSI: Crime Scene Investigation (CBS) e Law & Order: Special Victims Unit (NBC). Foi relatado que Revenge é a série de televisão com mais audiência no horário da ABC desde Lost. Em 22 de outubro de 2011, Revenge conseguiu mais audiência do que CSI e Law & Order: SVU, seus principais concorrentes no seu horário entre as faixas etárias de 18-34 e 18-49. Após um hiato de quase dois meses (29 de fevereiro de 2012 a 18 de abril de 2012), Revenge conquistou no ranking da Nielsen a liderança contra todas as outras redes de televisão, entre as faixas etárias de 18-49 e 25-54. Em 18 de abril de 2012, o episódio "Doubt" atraiu a maior audiência da ABC no horário desde fevereiro de 2012. Em 25 de abril de 2012, Revenge conseguiu manter a liderança pela segunda semana consecutiva em que o episódio ficou em 1º lugar no ranking da Nielsen entre os telespectadores totais, nas faixas etárias de 18-49, 18-34 e 25-54. Revenge é a série da ABC de maior audiência no horário de quarta-feira desde 2006.

Temporada Exibida Episódios Estreia de temporada Final de temporada Média (em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
Data Audiência
(em milhões)
1.ª
Quarta-feira
22[15]
21 de setembro de 2011
10,03[16]
23 de maio de 2012
7,85[17] 8,72[18]
2.ª
Domingo
22
30 de setembro de 2012
9,74[19]
12 de maio de 2013
6,12[20] 8,87[21]
3.ª
Domingo
22[22]
29 de setembro de 2013
8,11[23]
11 de maio 2014
4,90 8.44
4.ª
Domingo
23[24]
28 de setembro de 2014
5,14[23]
10 de maio de 2015
4,80 6.74
Dados referentes aos Estados Unidos.

Brasil[editar | editar código-fonte]

O retorno da série durante as madrugadas da TV Globo em 2014, dobrou a audiência da emissora, atingindo 7.1 pontos no IBOPE, alcançando assim a liderança isolada.[25] Mais tarde na madrugada do dia 13 de junho, atingiu recorde de audiência, com melhor índice do ano no Rio de Janeiro.[26] O retorno da série em 2015 para a última temporada registrou 4 pontos no IBOPE.[27]

Reunião[editar | editar código-fonte]

Parte do elenco irá se reunir para uma reunião online no dia 26 de março de 2021, na TIXR.[28]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Premiado Status
2012 TV.com Awards[29] Guilty Pleasure Favorito Revenge Venceu
People's Choice Awards Nova série de drama favorita Indicado
Golden Globe Awards Melhor Atriz Em Série de Drama Madeleine Stowe Indicado
Gay and Lesbian Entertainment Critics Association Melhor programa de televisão do ano Venceu
NewNowNext Awards Best New Indulgence Revenge Venceu
Next Mega Star Emily VanCamp Indicado
Young Artist Awards Melhor atuação de ator recorrente em série Emily Alyn Lind Venceu
ALMA Awards Melhor Atriz em Série de Drama Madeleine Stowe Pendente
Artios Awards Melhor Drama Revenge Pendente
Teen Choice Awards Melhor Série de Drama Indicado
Atriz em Série Dramática Emily VanCamp Indicado
Melhor Estreia Revenge Indicado
Ator Revelação Josh Bowman Indicado
Ator Que Roubou a Cena Gabriel Mann Indicado
Television Critics Association Awards Melhor Estreia Revenge Indicado
2015 People's Choice Awards Série Favorita de Drama Revenge

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

N.º Título Duração
1. "Mortal Vindication (Tema principal)"   2:30
2. "Lose Your Compassion"   1:38
3. "Previous Investments"   2:03
4. "Destiny"   3:23
5. "The Wrong Amanda (Tema de Emily e Aiden)"   1:43
6. "Who Is the Falcon?"   2:07
7. "Meet the Graysons"   2:25
8. "The Christening"   1:51
9. "Tyler Goes Nuts"   2:03
10. "Return to the Fire and Ice Ball"   1:46
11. "Don't Say a Word"   1:52
12. "The Marriage of Jack and Fauxmanda"   3:12
13. "Honor Thy Father"   2:00
14. "High Tension Boating (Tema SOS - Parte 1)"   3:48
15. "The Sinking (Tema SOS - Parte 2)"   4:44
16. "Requiem for Amanda"   4:56
17. "Sins of the Mother"   3:23
18. "Farewell Fauxmanda"   3:25
19. "Darkness"   2:39
20. "Stabbed in the Back"   2:28
21. "A Farewell to Porters"   2:03
22. "I Am Amanda Clarke"   7:23
23. "Adagio for Emily/Let It Play"   1:32

Referências

  1. «Revenge». Fox Life Portugal. Consultado em 14 de agosto de 2012 
  2. «Fox Life estreia série 'Revenge'». Destak. 3 de setembro de 2012. Consultado em 21 de março de 2014 
  3. Andreeva, Nellie (29 de abril de 2015). «'Revenge' Cancelled After 4 Seasons». Deadline. Consultado em 29 de abril de 2015 
  4. Bibel, Sara (29 de abril de 2015). «'Revenge' Cancelled by ABC After 4 Seasons». Consultado em 29 de abril de 2015  Parâmetro desconhecido |públicado= ignorado (ajuda)
  5. Diário Oficial da União (11 de setembro de 2012). «Página 36• Seção 1• 11/09/2012• DOU». Justiça do Brasil. www.jusbrasil.com.br. Consultado em 14 de novembro de 2016 
  6. «Emily VanCamp Set As The Lead In ABC's 'Revenge' & Other Pilot Castings» (em inglês). Deadline.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  7. «Madeleine Stowe Among Latest Pilot Castings» (em inglês). Deadline.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  8. «Robbie Amell signs up for 'Revenge' role». Digitalspy.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  9. «Max Martini signs up for 'Revenge' role — TV News». Digitalspy.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  10. «James Tupper joins new ABC drama 'Revenge' - TV News». Digitalspy.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  11. «'Nikita' star Ashton Holmes joins 'Revenge' - TV News». Digitalspy.com. Consultado em 29 de abril de 2012 
  12. «ARRI Group: Credits» (em inglês). Arri. Consultado em 19 de março de 2015 
  13. «Revenge: descubra os segredos por trás das belas paisagens da série». Globo. Consultado em 19 de março de 2015 
  14. «Revenge: Season 1». Rotten Tomatoes (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2015 
  15. «Shows A-Z - revenge on abc» (em inglês). TheFutonCritic.com. Consultado em 10 de maio de 2012 
  16. «Wednesday Final Ratings: 'The X Factor,' 'Modern Family,' 'The Middle,' And Others Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down - Ratings | TVbytheNumbers» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 10 de maio de 2012 
  17. «Wednesday Final Ratings: 'The X Factor,' 'Modern Family,' 'The Middle,' And Others Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 25 de maio de 2012 
  18. «Wednesday Final Ratings: 'Idol', 'Modern Family', & 'SVU' Adjusted Up, 'Apt 23' Adjusted Down» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 25 de maio de 2012 
  19. «Sunday Final Ratings: 'Once Upon A Time', 'The Simpsons', 'Bob's Burgers' Adjusted Up; '666 Park Avenue', '60 Minutes' Adjusted Down & Final Football Numbers» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 30 de Outubro de 2013 
  20. «Sunday Final Ratings: 'Survivor', 'Once Upon a Time', 'The Simpsons' & 'Revenge' Adjusted Up» (em inglês). Tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 30 de Outubro de 2013 
  21. Deadline. «Sunday Final Ratings: 'Survivor', 'Once Upon a Time', 'The Simpsons' & 'Revenge' Adjusted Up» (em inglês). Patten, Dominic. Consultado em 30 de Outubro de 2013 
  22. (em inglês). Deadline http://www.deadline.com/2013/05/abc-to-air-some-dramas-in-two-batches-of-12-episodes-next-season/. Consultado em 30 de Outubro de 2013  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  23. a b «Sunday Final Ratings: 'The Simpsons' & 'Bob's Burgers' Adjusted Up; 'Revenge' Adjusted Down» (em inglês). tvbythenumbers.zap2it.com. Consultado em 30 de Outubro de 2013 
  24. «Revenge - Season 4 - Extra Episode Order Confirmed + Details» (em inglês). SpoilerTV. 14 de Janeiro de 2015. Consultado em 15 de Janeiro de 2015 
  25. «Sem Programa do Jô, Globo eleva audiência com Revenge». Entretenimento.br. Consultado em 12 de junho de 2014 
  26. «'Jornal Nacional' e 'Revenge' registram recordes no Rio». kogut.oglobo.com. Consultado em 18 de junho de 2014 
  27. «Consolidados da TV aberta e média dia atualizados». Famosos na Web. 9 de setembro de 2015. Consultado em 10 de setembro de 2015 
  28. «Revenge Reunion». TIXR (em inglês). Consultado em 18 de março de 2021 
  29. «s Best of 2011». TV.com (em inglês). Tv.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2012. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2012. Favorite Guilty Pleasure 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]