Rex Stout

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rex stout)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rex Stout
Rex Stout (1973)
Nome completo Rex Todhunter Stout
Nascimento 1 de dezembro de 1886
Noblesville, Indiana
Morte 27 de outubro de 1975 (88 anos)
Danbury, Connecticut
Nacionalidade Flag of the United States.svg norte-americano
Ocupação Escritor
Principais trabalhos Série Nero Wolfe
Género literário novela policial

Rex Stout, de seu nome completo Rex Todhunter Stout, (Noblesville, Indiana, 1 de dezembro de 1886Danbury, Connecticut, 27 de outubro de 1975) foi um escritor norte-americano, especialmente conhecido por ter criado a personagem do detective privado Nero Wolfe.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rex Stout nasceu numa família de quakers. Pouco depois do seu nascimento, os seus pais, John Wallace Stout e Lucetta Elizabeth Todhunter Stout mudaram-se junto com os seus nove filhos para o estado do Kansas. O seu pai era professor e encorajou-o a ler sendo que, por volta dos quatro anos de idade, Rex já havia lido a Bíblia inteira por duas vezes. Aos treze anos foi campeão estadual do concurso de soletrar. Estudou na Universidade do Kansas. De 1906 a 1908 serviu na Marinha dos Estados Unidos da América, e durante os quatro anos seguintes trabalhou em cerca de treze empregos diferentes em seis estados. Trabalhou como paquete num escritório, foi empregado de loja, guarda-livros e gerente de hotel e, esporadicamente, vendia poemas, histórias e artigos para diversas revistas, entre as quais a All-Story Magazine.

Em 1916, devido à invenção de um sistema bancário escolar, ganhou dinheiro suficiente para lhe permitir extensas viagens pela Europa. Tratava-se de um sistema de registo de poupanças efectuadas pelos alunos, do qual recebia royalties, e que foi adoptado em cerca de 400 instituições de ensino dos Estados Unidos. Casou-se com Fay Kennedy em 1916, de quem se viria a separar em 1933, casando-se no mesmo ano com Pola Hoffman. Em 1929, em Paris, escreveu o seu primeiro livro, How Like a God. Após escrever mais três romances bem sucedidos, regressou aos Estados Unidos e começou uma carreira literária que incluiu romances policiais, contos e ficção científica.

O detective Nero Wolfe surgiu pela primeira vez no romance Fer-de-Lance (Picada Mortal), inicialmente publicado em fascículos no jornal The Saturday Evening Post, sendo posteriormente editado em livro em 1934. O livro The League of the Frightened Men (A Liga dos Homens Assustados), publicado em 1935, foi adaptado ao cinema em 1937. Em 1937 Stout criou a personagem Dol Bonner, uma detective privada, que viria a protagonizar diversos outros livros de Rex Stout.

Durante a Segunda Guerra Mundial, interrompeu os seus escritos e integrou a Fight for Freedom Organization. Foi presidente do Author's Guild e dos Mystery Writers of America. Em 1959 recebeu o Grand Master Award desta última organização. Stout foi activo em causas liberais e ignorou uma intimação da Comissão das Actividades Antiamericanas, no auge da era McCarthy. Anos mais tarde, perdeu muitos amigos liberais devido à sua posição a favor da intervenção dos Estados Unidos na guerra do Vietname.

Escreveu mais de 70 romances policiais, 46 dos quais com Nero Wolfe, detective excêntrico e obeso, gourmet e grande apreciador de cerveja, cujo companheiro, o intrépido Archie Goodwin, o ajuda na resolução dos crimes. Após a morte de Stout, o escritor Robert Goldsborough continuou as aventuras de Nero Wolte, a partir do final dos anos 80.

Nero Wolfe foi representado no cinema entre as décadas de 30 e 80, do século XX. Em 1981, Nero Wolfe, representado por William Conrad, deu título a uma série de televisão de 14 episódios produzida pela Paramount Television e transmitida pela National Broadcasting Company (NBC), tendo sido nomeada para dois prémios Emmy. Em 2001 foi iniciada uma série televisiva com Maury Chaykin no papel de Nero Wolfe e Timothy Hutton representando Archie Goodwin. Esta série, sob o título genérico A Nero Wolfe Mystery, foi produzida pela A&E, que transmitiu 29 episódios em duas temporadas, tendo sido nomeada para quatro prémios de diversas instituições.

Uma associação de fãs de Stout e de Wolfe, designada The Wolfe Pack, organiza eventos para os leitores incluindo discussões bimensais sobre os livros e um congresso e banquete anual em Nova Iorque. Publica também a revista semestral Gazette.

Obra literária[editar | editar código-fonte]

Algumas obras de Rex Stout, incluindo o título original e a respectiva tradução das edições publicadas em Portugal e no Brasil:

  • The President Vanishes, 1934
  • Fer-de-Lance, 1934 (Picada Mortal) (Serpente)
  • The Golden Spiders, 1934 (As Aranhas Douradas)
  • The League of the Frightened Men, 1935 (A Liga dos Homens Assustados)
  • The Red Box, 1937 (A Caixa Vermelha)
  • Not Quite Dead Enough, 1944 (O Álibi Fatal)
  • The Silent Speaker, 1946 (O Cadáver que Não se Calou)
  • The Second Confession, 1947 (Caçada ao Sr. X)
  • Murder by the Book, 1951 (O Livro Assassino)
  • If Death Ever Slept, 1957 (O Sono da Morte)
  • Please Pass the Guilu, 1953 (O Culpado que se Apresente)
  • Plot it Yourself, 1959 (Crimes em Série)
  • Gambit, 1962 (Gambito)
  • Death of a Doxy, 1966 (A Morte Bateu a Porta)
  • A Family Affair, 1975 (Um Caso Familiar)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]