Rhinecanthus rectangulus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaRhinecanthus rectangulus
Reef Triggerfish 1.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Balistidae
Género: Rhinecanthus
Espécie: R. rectangulus
Nome binomial
Rhinecanthus rectangulus
Bloch & Schneider, 1801

Rhinecanthus rectangulus ou Humuhumunukunukuapua'a (ou abreviado humuhumu para facilitar; significado "um peixe com focinho parecido ao do porco"[1]) é uma das várias espécies de peixe-porco.

Classificado como Rhinecanthus rectangulus, o peixe-porco-rectangular ou peixe-porco-de-mascarilha é um peixe da família Balistidae, endêmico do Indo-Pacífico[2].

Muitas vezes, é afirmado que o nome havaiano é uma das palavras mais longas no próprio idioma e também que "o nome é maior que o peixe".

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os dentes do peixe-porco são azuis e são relativamente próximos entre si dentro de sua boca gorda, ela tem também uma "segunda coluna", que pode utilizar para bloquear a sua principal coluna em uma posição vertical. O peixe pode entrar em pequenas fendas e bloquear a sua coluna, ficando extremamente complicado para sair. Além disso, o peixe emite ruídos quando foge de seus predadores, possivelmente, um "convite" para avisar os outros de um perigo perto do peixe-porco.[3]

Uma particularidade interessante do comportamento deste peixe é a capacidade de lançar jatos de água de sua boca. Estes jatos ajudam a encontrar peixes e invertebrados bentônicos que podem estar enterrados no substrato. O peixe-porco pode muitas vezes ser visto cuspindo a areia da boca, a fim de filtrar o material em busca de detritos comestíveis ou organismos.

O peixe-porco pertence a uma classe de animais muito agressivos que geralmente matam as espécies ao seu redor. Assim, o peixe é normalmente encontrado solitário. Isto é particularmente verdade em cativeiro. Esses peixes têm a notável capacidade de alterar rapidamente sua coloração.

Estado dos peixes no Havaí[editar | editar código-fonte]

Devido ao vencimento de uma lei estadual no Havaí, o peixe-porco deixou de ser o peixe do estado do Havaí em 1990.[4] Em 17 de Abril de 2006, foi apresentada ao governador do Havaí a HB1982, um novo recife permanente de humuhumunukunukuapua do estado do Havaíʻ.[5] A lei entrou em vigor no dia 2 de Maio de 2006 e foi eficaz após a sua aprovação.[6][7]

Música[editar | editar código-fonte]

Humuhumunukunukuapua'a é o nome de uma música do filme High School Musical 2 Interpretada e cantada pela Ashley Tisdale e Lucas Grabeel

Significados[editar | editar código-fonte]

Humuhumunukunukuapuaʻa significa "um peixe com um focinho de porco, mas com o mesmo curto". Não é, como muitos acreditam, o maior peixe em nome do Havaí; que pertence a distinção lauwiliwilinukunukuʻoiʻoi ("peixes com uma forma wiliwili de folha"), o peixe-borboleta (Chaetodontidae) Forcipiger longirostris. Para efeitos religiosos de sacrifício, todos os animais terrestres havaianos tinham um equivalente no mar.[carece de fontes?] O Humuhumunukunukuapua‘a foi visto por muitos como "um porco em miniatura".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]