Rhizopus stolonifer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaRhizopus stolonifer
Rhizopus stolonifer3.jpg
Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Zygomycota
Subfilo: Mucoromycotina
Ordem: Mucorales
Família: Mucoraceae
Género: Rhizopus
Espécie: R. stolonifer
Nome binomial
Rhizopus stolonifer
(Ehrenb.: Fr.) Vuill.

Rhizopus stolonifer, o bolor-preto-do-pão, é um bolor filamentoso da família Mucoraceae, com ampla distribuição. Frequentemente encontrado em superfícies de pão, obtém alimento e nutrientes do pão e causa danos à superfície sobre a qual vive.

Esporos assexuados formam-se nos esporângios, os quais se rompem para libertar os esporos maduros. A germinação destes esporos forma hifas haploides de um novo micélio. R. stolonifer cresce rapidamente a temperaturas entre 15 e 30°C.[1]

Rhizopus stolonifer é uma espécies heterotálica (Schipper 1984), uma vez que a reprodução sexuada ocorre apenas quando tipos sexuais opostos (designados + e - ) entram em contacto. O acasalamento bem sucedido resulta na formação de zigósporos duráveis no ponto de contacto. Subsequentemente, o zigósporo germina e forma um esporangióforo cujo esporângio contém esporos haploides + e -.

Existem três variedades: R. stolonifer var. stolonifer que produz esporangióforos rectos e erectos, enquanto os de R. stolonifer var. lyococcos são curvos [1]. Uma espécie aparentada, Rhizopus sexualis, difere sobretudo por ser homotálica.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Rhizopus stolonifer tem uma distribuição cosmopolita. É capaz de causar infecções oportunistas em humanos (zigomicose). Mais frequentemente, é encontrado crescendo em pão e frutos moles, como bananas e uvas. Os seus esporos são comuns no ar.

Referências

  1. a b Schipper, M. A. A. 1984. A revision of the genus Rhizopus. I. The Rh. stolonifer-group and Rh. oryzae. CBS Studies in Mycology 25:1-19.
Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]