Ribeira de Seixe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ribeira de Seixe
2007.03.23.pt.Aljezur.Odeceixe.RibeiraSeixe.jpg

Vale da Ribeira de Seixe, em Odeceixe, Aljezur

Localização
País
Localização
Coordenadas
Hidrografia
Tipo
Nascente
Foz

A Ribeira de Seixe, também chamada Rio Seixe, é um curso de água do noroeste do Algarve que constitui, no seu percurso final, o limite entre os concelhos de Odemira e Aljezur, ou seja entre o sudoeste do Baixo Alentejo e o noroeste do Algarve, no sul de Portugal.

Segundo Adalberto Alves, no seu Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa, a origem do topónimo Seixe é a palavra árabe sayh, «torrente».

O curso de água principal toma inicialmente o nome de Ribeira da Perna Negra. Alimenta-se de vários ribeiros que descem da Serra de Monchique. Depois de um percurso de cerca de 6 km, recebe o Ribeiro do Arroio, na margem esquerda, e logo a seguir a Ribeira do Montinho.

Junto às povoações de Foz da Perna Seca e Bemparece, recebe a Ribeira do Lameiro. A partir daqui é designada por Ribeira de Seixe. Passa então por Vale de Águia, Reguengo e Zambujeira de Baixo, no sentido este - oeste. Toma então o sentido noroeste e passa junto da Aldeia de São Miguel e Baiona até que chega junto à vila de Odeceixe, voltando a tomar o sentido oeste até à foz, na Praia de Odeceixe, no Oceano Atlântico. Esta parte final do percurso está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ribeira de Seixe
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.