Ricardo Leão Sabino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotografia de Ricardo Leão Sabino presente no acervo do Museu Paulista da USP

Ricardo Leão Sabino (Caxias, 1814 — Caxias, 1902) foi um militar, professor, político, latinista e filósofo brasileiro.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era ligado ao partido liberal (chamados de bem-te-vis, por causa do jornal que o partido mantinha, chamado "O Bem-te-vi"); expoente de relevo no história do Brasil por sua participação na resistência ao movimento da balaiada. De tradição literária e filosófica clássica, ensinava latim e francês num curso que mantinha em Caxias, é famoso por ter sido professor do poeta Gonçalves Dias, escritor do célebre poema "Canção do Exílio" — um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira —, apontado por muitos estudos[2] por incutir no poeta o tema da poema épico e das primeiras linhas de pensamentos nacionalistas e patrióticos que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador da língua latina e da neolatina francesa.

A Balaiada[editar | editar código-fonte]

Os revoltosos investiram contra a Vila de Caxias e, a vila estava sob a liderança civil de João Paulo Dias e do capitão militar Leão Sabino, que conseguiram resistir bravamente, inclusive com o apoio de mulheres, quarenta e seis dias sob o cerco do bando de Raimundo Gomes.

Quando não havia mais como defender a vila, o capitão Leão Sabino simulou haver aderido à revolta, mas disparou um canhão, causando pânico entre os balaios, o que permitiu que a vila fosse evacuada. Esta vitória animou o partido dos "Bem-te-vis", que enviou emissários à capital São Luís, pedindo a rendição ao presidente do Maranhão.[3]

Dados relevantes[editar | editar código-fonte]

De formação militar, Ricardo Leão Sabino chegou à patente de capitão do Exército Brasileiro e, dedicou-se também ao magistério, tendo um colégio particular sob seu comando sendo que, dentre seus alunos se destaca o célebre poeta Gonçalves Dias. As aulas que ministrava versavam sobre latim, francês e filosofia. Ricardo Leão Sabino foi pai de Horácio Sabino (1869-1950), empreendedor no ramo imobiliário.

Referências

  1. Detalhes da biografia obtidas no livro 'Horácio Sabino: urbanização e histórias de São Paulo', de Horácio Sabino, editora A & A Comunicação, 2009.
  2. Exemplo: 'A Balaiada, 1839', Rodrigo Octávio
  3. «Ricardo Leão Sabino (1814-1902) | Open Library». openlibrary.org. Consultado em 9 de março de 2023