Richard Ayoade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Ayoade
Richard Ayoade em 2011
Nome completo Richard Ellef Ayoade
Nascimento 12 de junho de 1977 (40 anos)
Hammersmith, Londres, Inglaterra,  Reino Unido
Nacionalidade Inglês
Ocupação Ator, Argumentista, Realizador, Apresentador
Atividade 1998-atualidade
Prémios BAFTA
Melhor Ator Numa Comédia (Televisão)
2014 - The IT Crowd
IMDb: (inglês)

Richard Ellef Ayoade (Londres, 12 de junho de 1977) é um comediante, ator, diretor, argumentista, apresentador e realizador inglês mais conhecido pelos seus papéis de Dean Learner em Garth Marenhi's Darkplace e Maurice Moss em The IT Crowd. É ainda capitão de uma das equipas no programa Was It Something I Said? e apresentador do programa Gadget Man, tendo substituído Stephen Fry após a primeira temporada. Ayoade realizou os filmes Submarine, produzido por Ben Stiller e The Double, protagonizado por Jesse Eisenberg. Realizou ainda vídeoclips de bandas como Artic Monkeys, Vampire Weekend, Yeah Yeah Yeahs e Kasabian.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Richard Ayoade nasceu em Hammersmith, Londres.[1] O seu pai, Layide Ade Laditi Ayoade, é nigeriano e a sua mãe, Dagny Amalie (apelido de solteira: Baassuik), é norueguesa.[2] A família mudou-se para Ipswich, Suffolk quando Richard era criança.[3]

Richard estudou Direito na St Catharine's College da Universidade de Cambridge. Entre 1997 e 1998 foi presidente do grupo de comédia Footlights.[4] Richard escolheu este curso e universidade porque, segundo ele, os seus pais não tinham crescido no Reino Unido e as únicas universidades de que tinham ouvido falar eram Cambridge e Oxford e não queriam que o seu filho estudasse algo que não tivesse uma utilidade real.[5] Richard afirma que uma carreira em Direito já não lhe é viável e que, se quisesse exercer alguma profissão nessa área, teria de voltar "à estaca zero".[6]

Richard é casado com a atriz Lydia Fox desde 2007. O casal tem duas filhas e está à espera do terceiro.[7]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Quando estava no grupo de comédia Footlights na Universidade de Cambridge, Richard Ayoade escreveu e participou em várias peças. Ele e o vice-presidente dos Footlights na altura, John Oliver, escreveram duas pantomimas juntos: Sleeping Beauty e Grimm Fairy Tales. Richard entrou nos dois espetáculos que os Footlights levaram em digressão em 1997 e 1998: Emotial Baggage e Between a Rock and a Hard Place.

Richard escreveu a peça Garth Mareghi's Fright Knight com Matthew Holness, um dos seus colegas dos Footlights. A peça foi incluída no programa do Festival Fringe em 2000 onde foi nomeada para um prémio Perrier. Em 2001 Richard venceu o Perrier Comedy Award pela sequela de Fright Knight, Garth Marenghi's Netherhead.

Em 2004, Richard Ayoade e Matthew Holness levaram a personagem de Garth Marenghi para o Channel 4 e criaram a série de comédia Garth Maremghi's Darkplace. Richard realizou todos os episódios e fez o papel de Dean Learner.

The IT Crowd, série do Channel 4 que estreou em 2006, foi o seu primeiro trabalho de maior reconhecimento. Richard Ayoade interpreta o papel de Maurice Moss, um técnico de informática brilhante, mas que não se consegue adaptar a situações sociais. Em 2008, o ator venceu o prémio de melhor ator numa série de comédia no festival de televisão de Monte Carlo por este papel. Em 2009 Richard participou no episódio piloto do que seria uma versão americana de The IT Crowd com Joel McHale, mas que acabou por não ser encomendada. O seu papel neste piloto era o mesmo da versão original.

Em 2010 foi lançado o filme que marcou a estreia de Richard Ayoade como realizador de cinema: Submarine. O filme é uma adaptação do romance homónimo de 2008 do escritor Joe Dunthorne e é protagonizado por Craig Roberts e Yasmin Paige. Submarine foi produzido pela Warp Films e pela Film 4 e Alex Turner, vocalista da banda Arctic Monkeys, contribuiu com cinco músicas originais para a banda sonora.

O filme estreou no 35º festival de cinema de Toronto em setembro de 2010. As críticas foram maioritariamente positivas e a Weinstein Company adquiriu os direitos para distribuir o filme na América do Norte. O filme passou ainda pelo 54º festival de cinema de Londres em outubro de 2010, no 27º festival de cinema de Sundance e no festival de cinema de Berlim. Em 2011, Submarine venceu nos London Awards for Art and Perforance e Richard Ayoade foi nomeado para os BAFTA na categoria de Melhor Estreia de um Argumentista, Realizador ou Produtor Britânico nesse ano.

Richard Ayoade é ainda reconhecido pelo seu trabalho na realização de videoclips. Já trabalhou com bandas como os Arctic Monkeys ("Fluorescent Adolescent", "Crying Lightning" e "Cornerstone"), Super Furry Animals ("Run Away"), Last Shadow Puppets ("Standing Next to Me" e "My Mistakes Were Made For You"), Vampire Weekend ("Oxford Comma" e "Cape Cod Kwassa Kwassa"), Kasabian ("Vlad the Impaler") e Yeah Yeah Yeahs ("Heads Will Roll"). Em 2007 realizou o DVD ao vivo dos Arctic Monkeys, "At the Apollo", que foi gravado no Manchester Apollo. O concerto passou pelos cinema Vue no Reino Unido em outubro de 2008. O DVD foi lançado no mês seguinte e venceu o prémio de "Melhor DVD" nos NME Awards.

Quanto ao seu trabalho de representação no cinema, Richard Ayoade é mais conhecido pelo seu papel de Jamarcus no filme The Watch de 2012. Em 2014 estreou o segundo filme realizado por Ayoade, The Double, que conta com Jesse Eisenberg e Mia Wasikowska nos principais papéis.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Personagem Notas
2003-2007 The Mighty Boosh Saboo 5 episódios. Argumentista de 1 episódio
2004 Garth Marenghi's Darkplace Dean Learner / Thornton Reed Também foi argumentista e realizador
2005 Nathan Barley Ned Smanks
2006 Man to Man with Dean Learner Dean Learner Também foi argumentista, realizador e produtor executivo
Time Trumpet Ele próprio
Snuff Box Music show host 2 episódios
The Big Fat Anniversary Quiz Na esquipa de David Mitchell
2006–2010, 2013 The IT Crowd Maurice Moss
2010 The Big Fat Quiz of the Year Na equipa de Noel Fielding Programa de 2010
2011 Community Realizador do episódio Critical Film Studies
2012 Noel Fielding's Luxury Comedy City Gent
Full English Edgar Voz
Never Mind the Buzzcocks Apresentador Temporada 26, episódio 7
The Big Fat Quiz of the Year Na equipa de Gabby Logan Programa de 2012
The Big Fat Quiz of the 00's Na equipa de Noel Fielding
2013 Strange Hill High Templeton Voz
Gadget Man Apresentador
Was It Something I Said? Capitão da equipa
The Big Fat Quiz of the Year Na equipa de Noel Fielding Programa de 2013
The Big Fat Quiz of the '90s Na equipa de Bob Mortimer
2015 Travel Man Apresentador 4 episódios
The Vicar of Dibley Bernard Episódio: "The Bishop of Dibley"
Danger Mouse The Snowman (voz) 2 episódios

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Personagem Notas
2003 Hello Friend Computer man Curta-metragem
2004 The Life and Death of Peter Sellers Wedding photographer
AD/BC: A Rock Opera Joseph Também foi escritor e argumentista
2005 Festival Dwight Swan
2009 Bunny and the Bull Museum curator
2010 Submarine Argumentista e realizador
2012 The Watch Jamarcus
2013 The Double Argumentista e realizador
2014 The Boxtrolls Mr. Pickles Voz

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Função Notas
2008 At the Apollo Realizador Concerto dos Arctic Monkeys
2011 Crooked Man Realizador Espetáculo de stand-up de Tommy Tiernan

Referências

  1. «findmypast.co.uk». search.findmypast.co.uk. Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  2. «Moss becomes boss». The Irish Times. Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  3. Barkham, Patrick. «What's behind Richard Ayoade's loser act?». the Guardian. Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  4. «Richard Ayoade talks Cambridge University background, Ben Stiller and 'The Watch' | Film News». SoulCulture (em inglês). Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  5. Petridis, Alexis. «Richard Ayoade: Meet Mr Modest». the Guardian. Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  6. «Interview with Richard Ayoade, director of "Submarine"». Boston Phoenix. Consultado em 2 de dezembro de 2015 
  7. «Trailing The British-Nigerian Superstar, Richard Ayoade - HF Magazine». HF Magazine (em inglês). Consultado em 2 de dezembro de 2015 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]