Richard Bandler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Bandler

Richard Wayne Bandler, criador da Programação Neurolinguística (PNL), foi autor de vários livros, juntamente com John Grinder (co-criador da PNL):

Nascido em 24 de Fevereiro de 1950, autor de diversos livros, treinador e criador da Programação Neurolinguistica (PNL) é considerado um dos maiores nomes da sua geração no campo do Desenvolvimento Pessoal.

Nascido em Teaneck, New Jersey, onde passou os primeiros cinco anos de sua vida, antes de se mudar para a Califórnia e outros lugares para onde seus pais foram deslocados. Após seus pais se separaram, ele se mudou com sua mãe para o entorno de San Francisco.

Bandler recebeu seu bacharel em filosofia e psicologia da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, em 1973, e um mestrado em psicologia pela Lone Mountain College, em San Francisco em 1975.

Criação da PNL[editar | editar código-fonte]

Bandler ajudou Robert Spitzer a editar "A abordagem Gestalt" (1973) com base em um manuscrito de gestalt-terapeuta Fritz Perls (que morreu em 1970). Ele também ajudou com a verificação de transcrições de "Eye Witness to Therapy" (1973). De acordo com Spitzer, Bandler veio de fora falando e agindo como Fritz Perls."

Enquanto era um estudante na Universidade da Califórnia, Santa Cruz (UCSC) Bandler também criou um grupo de terapia Gestalt com seus colegas. John Grinder, um professor da Universidade, disse a Bandler, que ele poderia explicar quase tudo que eles estavam fazendo, usando gramática transformacional, mais especificamente a especialidade de Grinder: Linguística.

Juntos, eles criaram um grupo ao qual chamaram de treinamento terapêutico. O foco deste grupo de 3 hora por semana foi o uso da linguagem como um agente de mudança e mais tarde na compreensão e utilização de "sistemas representacionais". Seu ensino e treinamento de estudantes resultou no desenvolvimento de um modelo para a terapia e chamou-a Meta-Modelo. Esta foi a base para o seu primeiro livro, The Structure of Magic (1975).

Bandler havia alugado um quarto de Gregory Bateson. Bateson ensinou na Universidade da Califórnia, Faculdade de Kresge como fez Grinder, e mudou-se para uma comunidade on Alba Road, perto do Santa Cruz nas montanhas da comunidade de Ben Lomond. Bateson teria uma profunda influência sobre o futuro de Bandler, apresentando-os para Milton Erickson; juntos, os três formaram alguns dos modelos fundamentais para a programação Neuro-linguística. Em 1975 Bandler formou sua própria companhia, Meta Publications, e publicando "Padrões das técnicas hipnóticas de Milton H. Erickson Volume I" (1975).

Bandler e Grinder publicaram o livro A estrutura da Magia Volume II (1976), Padrões das técnicas hipnóticas de Milton H. Erickson Volume II (1977) e "Mudar com Famílias" (1976), o último dos quais foi co-autoria com Virginia Satir.

Bandler fez um estudo de Moshe Feldenkrais, um físico israelense, artista marcial e fundador da escola Feldenkrais de trabalho corporal, e publicou o livro de Feldenkrais, The Elusive Óbvio.

Desde essa altura, a carreira de Bandler está focada no desenvolvimento e apresentação de PNL e conceitos relacionados como um autor, editor, orador e consultor. As audiências incluem indivíduos que buscam a melhoria de vida e empresas que utilizam estes conceitos e técnicas para melhorar as vendas.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • BANDLER, Richard e GRINDER, John. Usando sua mente. Moab (UT): Real People Press,
  • BANDLER, Richard e GRINDER, John. Frogs into princes. Moab (UT): Real People Press,
  • BANDLER, Richard e GRINDER, John. The structure of magic I. Palo Alto (CA): Science and Behavior Books,
  • BANDLER, Richard e GRINDER, John. Atravessando.,
  • BANDLER, Richard. Get the Life You Want: The Secrets to Quick and Lasting Life Change with Neuro-Linguistic Programming. Hardcover,
  • BANDLER, Richard. Richard Bandler's Guide to Trance-formation: How to Harness the Power of Hypnosis to Ignite Effortless and Lasting Change. Paperback.
Ligações externas 
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.