Richard Montgomery

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Montgomery
Chappel Montgomery full length.jpg
Nascimento 2 de dezembro de 1738
Dublin, Reino da Irlanda
Morte 31 de dezembro de 1775 (37 anos)
Cidade de Quebec
País Flag of Great Britain (1707-1800).svg Reino da Grã-Bretanha
Estados Unidos Treze Colônias
Força Flag of the British Army.svg Exército Britânico

Gadsden flag.svg Exército Continental

Anos em serviço 1756–1772
1775
Hierarquia Major-general
Batalhas/Guerras Guerra dos Sete Anos
  • Cerco de Louisbourg (1758)
  • Batalha de Ticonderoga (1759)
  • Invasão da Martinica (1762)
  • Batalha de Havana (1762)

Rebelião de Pontiac
Guerra Revolucionária Americana

Relações Janet Livingston (esposa)

Richard Montgomery (2 de Dezembro de 1738 - 31 de Dezembro de 1775) [1] foi um soldado irlandês que primeiro serviu no exército britânico. Mais tarde, ele tornou-se Major-general no Exército Continental durante a Guerra Revolucionária Americana, ficando famoso por liderar a invasão do Canadá em 1775.

Invasão Americana do Canadá

Montgomery nasceu e cresceu na Irlanda. Em 1754, ele matriculou-se no Trinity College (Dublin), e dois anos depois juntou-se ao Exército britânico para lutar na Guerra Franco-Indígena. Ele subiu constantemente nas fileiras, servindo na América do Norte e depois no Caribe. Após a guerra, ele estava estacionado no Forte Detroit durante a Rebelião de Pontiac, regressando depois à Grã-Bretanha por razões de saúde. Em 1773, Montgomery voltou às Treze Colônias, casou-se com Janet Livingston e começou uma vida de fazendeiro.

Quando a Guerra Revolucionária Americana rebentou, Montgomery aderiu à causa Patriota e foi eleito para o Congresso Provincial de Nova Iorque em Maio de 1775. Em Junho de 1775, recebeu a comissão de brigadeiro-general no Exército Continental. Depois que Phillip Schuyler ficou doente demais para liderar a invasão do Canadá, Montgomery assumiu o seu lugar. Ele capturou o Forte St. Johns e depois Montreal em Novembro de 1775, avançado depois para a cidade de Quebec, onde se juntou a outra força sob o comando de Benedict Arnold. Em 31 de Dezembro, ele liderou um ataque à cidade, mas foi morto durante a batalha. Os britânicos encontraram o seu corpo e deram-lhe um enterro com todas as honras. Os seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Nova Iorque em 1818.

Referências

  1. «Major General Richard Montgomery» (em inglês). www.revolutionarywararchives.org. Consultado em 21 de Novembro de 2017 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]