Rickrolling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rickroll realizado pela banda Foo Fighters. "Você foi rickrollado (de novo)."

Rickroll é um fenômeno da Internet[1] [2] que envolve o videoclipe da música Never Gonna Give You Up de 1987 de Rick Astley. O meme é uma pegadinha: uma pessoa fornece um link que ela diz ser relevante quanto ao tópico em questão, mas o link leva o usuário para o vídeo de Rick Astley[3] . Quando uma pessoa entra no link que a leva a este vídeo musical, diz-se que tem sido "rickrolleado". Rickrolling estendeu-se além dos links, reproduzindo o vídeo ou música interrompendo outras situações, inclusive em locais públicos[2] ; isso culminou quando Astley e a música fizeram uma aparição surpresa na apresentação musical do carro alegórico d' A Mansão Foster para Amigos Imaginários na Macy's Thanksgiving Day Parade saindo de trás do carro alegórico cantando o single Never Gonna Give You Up em 2008[1] , num evento televisionado com dezenas de milhões de telespectadores.

História[editar | editar código-fonte]

Astley gravou “Never Gonna Give You Up” em seu álbum Whenever You Need Somebody lançado em 1987. A canção foi número um em vários países.

A primera vez que se "rickrolleou" foi em maio de 2007 no site de videogames do 4chan, onde um link que dizia levar a um trailer de Grand Theft Auto IV, realmente levava no videoclipe de Astley.

Em maio de 2007 a prática alcançou notoriedade na Internet,[4] e aumentou sua popularidade depois de seu uso no dia da mentira de 2008 por várias companhias e sites da web, incluído o YouTube, "rickrolleando" todos seus vídeos destacados nesse dia. Em abril do mesmo ano, uma pesquisa realizada pelo SurveyUSA estimou que pelo menos 18 milhões de americanos haviam sido "rickrolleados".

A partir de 2008 esta prática passou a se seguir por toda a Internet.

Em 2009, Astley escreveu para a revista Time, onde agradecia tudo o que fizeram pelo fenômeno "rickroll".

Em 2015, a banda Foo Fighters rebateu um protesto do Westboro Baptist Church utilizando o rickroll. Apelidada de "igreja do ódio", a organização é conhecida por seu fanatismo, homofobia e protestos contra artistas. Em agosto de 2015, eles se manifestavam em frente ao Sprint Center, contra um show da banda que aconteceria em Kansas City. Os manifestantes levantavam cartazes com dizeres como: “Deus odeia quem apoia os homossexuais”. A banda, que já havia respondidos a protestos da mesma organização ocorridos em 2011, reagiu passando em frente a rua dos manifestantes em cima de uma pick up, ao som de "Never Gonna Give You Up" e seguidos por uma pequena multidão de fãs.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.