Rifle de ar Gilardoni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rifle de ar Gilardoni

Um Rifle de ar Gilardoni, cerca de 1795.
Tipo Arma de pressão
Local de origem Sacro Império Romano
História operacional
Em serviço 17801815
Utilizadores
Histórico de produção
Criador Bartolomeo Gilardoni
Data de criação 1779 ou 1780
Especificações
Peso 4,1 kg (9,04 lb)
Comprimento 1 227 mm (48,3 in)

O Rifle de ar Gilardoni, é uma arma de ar comprimido individual que foi fornecida ao Exército Austro-Húngaro no final do século XVIII. Foi o primeiro rifle utilizando ar comprimido a ser usado em operações militares.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O rifle foi batizado com o nome de seu criador, Bartolomeo Gilardoni, às vezes também chamado de "Girandoni" (1729–1799), um relojoeiro e ferreiro de Cortina d'Ampezzo.

A expedição de Lewis e Clark usou esse rifle nas demonstrações que realizaram para quase todas as tribos nativas americanas que encontraram na expedição.[1][2]

Projeto e capacidades[editar | editar código-fonte]

O rifle tinha 1,2 m de comprimento e pesava 4,5 kg, aproximadamente o mesmo tamanho e peso básicos dos mosquetes de infantaria da época. Ele disparava uma esfera de calibre .46[3] ou .51[4] e tinha um carregador tubular alimentado por mola[5] com capacidade para 20 esferas. Algumas das armas também foram feitas usando um carregador alimentado por gravidade. Ao contrário de seus mosquetes contemporâneos de carregamento pela boca, que exigiam que o atirador se levantasse para recarregar a pólvora e a esfera, o atirador do rifle Gilardoni podia recarregar uma esfera do carregador puxando uma barra da câmara transversal para fora da culatra, fazendo com que uma nova esfera fosse posicionada, voltando a barra à sua posição original com o auxílio de uma mola, tudo enquanto estava deitado.[5] Os regulamentos contemporâneos de 1788 exigiam que cada atirador, além do próprio rifle, fosse equipado com três reservatórios de ar comprimido (dois sobressalentes e um acoplado ao rifle), bastão de limpeza, bomba manual, concha de chumbo e 100 esferas de chumbo, 1 na câmara, e 19 no carregador embutido no rifle e os 80 restantes em quatro tubos de estanho. O equipamento não carregado junto ao rifle era guardado em uma mochila especial de couro. Também era necessário manter as gaxetas de couro do reservatório úmidas para manter uma boa vedação e evitar vazamentos.[6]

O reservatório de ar ficava na coronha em forma de garrafa. Com o reservatório de ar cheio, o rifle de ar Girardoni tinha capacidade para disparar cerca de 30 tiros com pressão útil. Essas esferas eram eficazes a aproximadamente 125 jardas (114 m) com o reservatório de ar cheio. A energia diminuia conforme o reservatório de ar fosse esvaziando.[7] Em termos de design, o reservatório de ar era semelhante aos cartuchos de dióxido de carbono descartáveis usados em algumas armas de pressão modernas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Wier, S.K. (2005). «The firearms of the Lewis and Clark Expedition» (PDF). 12 páginas. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  2. Girardoni air rifle as used by Lewis and Clark. A National Firearms Museum Treasure Gun. at YouTube
  3. The Beeman article on Girardoni air rifles in the sources section and an article in the German gun magazine Visier (issue 1/2007, page 141) claim the caliber was actually .463" (11.75 mm).
  4. Die Entwicklung der Handfeuerwaffen im österreichischen Heere, 1896, Anton Dolleczek
  5. a b Prenderghast, Gerald (2018). Repeating and Multi-Fire Weapons: A History from the Zhuge Crossbow Through the AK-47 (em inglês). [S.l.]: McFarland (publicado em 4 de abril de 2018). 434 páginas. ISBN 978-1-47663-110-3. Consultado em 23 de janeiro de 2021 
  6. A letter detailing regulations, "Signed, Vienna, 24th January 1788"; reproduced in Baker, G; Currie, C. The Austrian Army Repeating Air Rifle 2nd Ed., 2007.
  7. Military writer August Haller claimed in an 1891 treatise Die österreichische Militär-Repetier-Windbüchse that the first ten shots would be effective to about 150 paces, the next ten shots up to 120-125 paces, the next ten out to 100 paces, and then the remaining air pressure in the reservoir would be too low.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rifle de ar Gilardoni
Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.