Rikrok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rikrok
Ricardo RikRok Ducent.jpg
Informação geral
Nome completo Ricardo George Ducent
Nascimento 17 de junho de 1972 (41 anos)
Origem Londres,  Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Reggae
Hip hop
Período em atividade 2000 - atualmente
Afiliação(ões) Shaggy
Rayvon
Página oficial www.rikroksite.com

Rikrok, nome artístico de Ricardo George Ducent, (Londres, 17 de junho de 1972), é um cantor britânico.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Os pais de Rikrok migraram da Jamaica para a Inglaterra em meados dos anos 60, em busca de maiores oportunidades econômicas, mas nunca perderam contato com suas raízes. A música jamaicana desempenhou um grande papel na infância de Rikrok. "Meu pai era um grande fã de reggae, especialmente de Gregory Isaacs, John Holt e Dennis Brown. Ele tinha uma grande coleção de discos, e aos domingos ele ouvia música em casa o dia todo", diz Rikrok.

Aos onze anos de idade Rikrok retornou à Jamaica com sua família. Embora frequentando a Manchester High School em Mandeville, Jamaica, ele descobriu seu talento como cantor e logo percebeu que tinha um dom de compositor. "Um dia eu estava ouvindo o álbum Tender Lover de Babyface e recordo-me de pensar, eu provavelmente poderia ser um compositor", diz Rikrok. "Então, eu escrevi uma canção, e comecei a escrever mais e mais canções. Eu não era realmente bom, porque em primeiro lugar, algumas delas ficaram muito sentimentais, muito estúpidas. Mas era apenas um hobby e eu nunca pensei que nada viria a partir dele, porque parecia um sonho completamente inacessível no negócio de música".

Depois de concluir o ensino médio, Rikrok matriculou-se na University of the West Indies (UWI), na Jamaica. Em 1995 ele iniciou sua primeira turnê como um cantor de apoio da cantora jamaicana Patra. Quando terminou a turnê, ele retornou à UWI para completar os seus estudos. Após uma breve performance com o quarteto jamaicano de R&B/reggae, Lust, Rikrok foi chamado para trabalhar com o compositor e gestor de Shaggy, Robert Livingston. Ele iria escrever canções, criar ritmos no seu computador doméstico e enviar as demonstrações para Livingston, em Nova York.

Quando Shaggy começou o seu trabalho no álbum Hot Shot, Rikrok teve um papel fulcral no processo de composição. No entanto, cantar "It Wasn’t Me" juntamente com Shaggy, um dos maiores sucessos de 2000 e 2001, nunca foi uma parte dos planos de Rikrok. Rikrok cantou e co-escreveu tanto "It Wasn’t Me" quanto "Chica Bonita", com Shaggy, e partilhada a co-composição nos créditos do álbum, seis das quatorze canções de Hot Shot. Hot Shot já vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo, fornecendo a Rikrok uma grande margem de fãs à bases internacionais que aguardam o lançamento do seu álbum de estreia. No entanto, ele não tem qualquer previsão de lançamento de seu álbum solo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.