RioPrevidência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro
Prev.jpg
Autarquia Estadual
Fundação 22 de fevereiro de 1999 (22 anos)
Sede Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Pessoas-chave Sergio Aureliano, presidente, Debora Fernandes de Souza Melo, Diretora Jurídico, Elaine Costa da Assunção de Mello, Diretora de Administração e Finanças, Aloisio Villeth Lemos, Diretor de Investimentos e Halan Harlens Pacheco de Morais, Diretor de Seguridade.
Empregados 365 (até janeiro de 2017)
Website oficial http://www.rioprevidencia.rj.gov.br/

O Rioprevidência - Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro é uma Autarquia estadual, criada pela Lei Estadual nº 3.189, de 22 de fevereiro de 1999, pelo então governador Anthony Garotinho para arrecadar, assegurar e administrar os recursos usados no pagamento de aposentados e pensionistas de servidores públicos estatutários do Estado do Rio de Janeiro. Seu atual Diretor-Presidente é Sérgio Aureliano Machado da Silva.

A criação dessa Autarquia pública independente se deu por causa da Emenda Constitucional nº 20/98, chamada Reforma da Previdência, que introduziu mudanças nos regimes próprios de previdência dos servidores públicos, dentre estas, instituiu-se a possibilidade da criação de Fundos Capitalizados para o custeio destes regimes.

Com a Lei Estadual nº 5.109, de 15 de outubro de 2007, foi determinada a extinção do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro - IPERJ, transferindo para o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro a competência para a habilitação, administração e pagamento dos benefícios previdenciários previstos na legislação estadual, que dispõe sobre o regime previdenciário dos servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro e seus dependentes.

O Rioprevidência tem mais de 20 postos e agências distribuídos em todo o Estado.

Rioprevidência Cultural[editar | editar código-fonte]

O Rioprevidência Cultural é um espaço que reúne a história da Previdência Social do Estado em um centro de convivência, aberto ao público, que tem como seus objetivos despertar nos frequentadores interesses e capacidades relativas às artes, música e educação social.

Escola de Educação Previdenciária do Rioprevidência[editar | editar código-fonte]

Em 22 de março de 2011 o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – Rioprevidência - inaugurou a primeira Escola de Educação Previdenciária do país. Sediada entre os bairros de Vila Isabel e do Maracanã, a Escola de Educação Previdenciária do Rioprevidência tem como objetivo realizar cursos, palestras e outros eventos de caráter educativo, relativos aos temas de finanças pessoais, do mercado financeiro, de previdência, do mercado de capitais e outros temas afins.

Para isso, o Rioprevidência estabelece como diretrizes institucionais, a gratuidade dessas ações, a formação de parcerias com órgãos, entidades públicas, associações e instituições autorreguladoras do Sistema Financeiro Nacional, além de priorizar o atendimento aos segurados, os servidores ativos, aposentados e pensionistas. 

A programação de cursos e palestras é disponibilizada mensalmente e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br. Vale lembrar que todos os cursos são realizados por pessoas especializadas na área, são gratuitos e abertos para todos os interessados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]