Rio (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Rio, veja Rio (desambiguação).
Rio
Rio (PT/BR)
Pôster promocional do filme, mostrando o personagem Blu.
 Estados Unidos
2011 •  cor •  96 min 
Direção Carlos Saldanha
Produção Bruce Anderson
John C. Donkin
Roteiro Don Rhymer
Joshua Sternin
Jeffrey Ventimilia
Sam Harper
Elenco Jesse Eisenberg
Anne Hathaway
George Lopez
will.i.am
Jamie Foxx
Tracy Morgan
Rodrigo Santoro
Gênero Animação
Música John Powell
Cinematografia Renato Falcão
Edição Harry Hitner
Companhia(s) produtora(s) Blue Sky Studios
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Brasil 22 de março de 2011 (Rio de Janeiro)
Brasil 8 de abril de 2011[1]
Portugal 14 de abril de 2011
Estados Unidos 15 de abril de 2011
Idioma Inglês
Português
Orçamento US$ 90 milhões[2]
Receita US$ 484.635.760[2]
Cronologia
Rio 2 (2014)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Rio é um filme 3D animado por computador norte-americano dos gêneros musical e comédia produzido pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. Dirigido por Carlos Saldanha, o título do filme refere-se ao município do Rio de Janeiro, localizado no Brasil, onde o filme é ambientado.[3] Os personagens são dublados, na versão original, por Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Jemaine Clement e Jake T. Austin, respectivamente.[4] O filme conta a história de Blu, uma arara azul macho que é levado ao Rio para se acasalar com uma fêmea.[5][6]

O filme foi recebido com críticas positivas. O site Rotten Tomatoes calculou uma média de 80% de aprovação, baseado em 130 críticas recolhidas, das quais 104 foram consideradas positivas e 26 negativas.[7]

Recebeu uma indicação ao Oscar 2012 com "Melhor Canção Original", com "Real in Rio", cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, mas perdeu para o filme The Muppets com a canção "Man Or Muppet".[8]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme começa numa floresta próxima à cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, quando são mostrados passáros de várias espécies felizes, cantando e voando, enquanto um filhote de Ararinha-azul fica também feliz ao ver a cena, mas não consegue voar, e acaba caindo do topo do seu ninho. A um certo ponto, várias dessas aves são engaioladas, inclusive a ararinha. Então eles são levados para a cidade de Moose Lake, em Minnesota, nos Estados Unidos, durante o inverno, em tempos de neve, e muitos deles são abandonados, inclusive a ararinha azul em questão, cuja gaiola cai na rua. Em seguida, uma garota habitante da cidade chamada Linda encontra o pássaro abandonado e o leva para a sua casa, prometendo cuidar dele para sempre e o dando o nome de Blu. Ao longo de vários anos, Linda e Blu crescem e se tornam grandes amigos.

O filme continua mostrando uma cena 15 anos depois, de Linda acordando com Blu em sua livraria. É possível ver os vários brinquedos e outros pertences de Blu, bem como seu relacionamento com os pássaros nativos. Um pouco depois dessa cena, um cientista do Rio de Janeiro chamado Túlio entra na livraria e fala com Linda, dizendo que Blu é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que precisa levá-lo até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer eles acasalarem e preservar a espécie. No início Linda rejeita a proposta, mas depois pensa melhor e resolve partir para o Rio de Janeiro.

No avíário de Túlio, Blu conhece Jade, uma arara azul fêmea ansiosa para fugir do aviário e ser livre. Mas Blu e Jade são raptados por um garoto órfão chamado Fernando e uma sádica cacatua chamada Nigel. Ambos trabalham para um contrabandista chamado Marcel, que pretende deixar o país para vender as duas araras. Embora Fernando não seja de todo mal, pois ajuda aos contrabandistas porque precisa sobreviver, Nigel tem um rancor imenso por pássaros bonitos, devido a ser substituído por um no programa de televisão onde ele era a estrela. Entretanto, Blu tem conhecimento de como se abrir gaiolas e consegue escapar junto à Jade, mas antes ambos recebem uma corrente dos contrabandistas e ficam presos um ao outro pelos pés, tornando a fuga bem mais difícil, já que Blu não sabe voar.

Fernando secretamente trai seu chefe Marcel e decide ajudar Linda e Túlio a recuperar as araras, enquanto Blu e Jade conhecem pelas matas o tucano Rafael, que aceita ensinar Blu a voar e leva-los à casa de seu amigo buldogue chamado Luiz, para remover a corrente que prende as araras. Blu fracassa ao aprender a voar, mas conseguem pegar uma carona de carro até a casa de Luiz e pelo caminho encontram Nico, um canário amarelo, e Pedro, um cardeal, ambos fanáticos por samba, amigos de Rafael e que Blu também já havia conhecido logo ao chegar no Rio de Janeiro. Nigel convence um grupo de micos a encontrar Blu e Jade, ameaçando o lider do grupo, Mauro. Fernando leva Linda e Túlio ao esconderijo dos contrabandistas mas descobrem que as aves não estão mais ali. Durante a viagem, os pássaros são finalmente encontrados pelos micos e travam uma luta. Blu e seu grupo são ajudados por vários outros pássaros e conseguem escapar dos micos usando o Bonde de Santa Teresa. Marcel tem um plano de passar pelo desfile de carnaval para levar as araras até o aeroporto, já que as demais ruas estarão fechadas devido às festividades. Blu e Jade são finalmente libertos da corrente que os prendia, mas discutem e decidem seguir caminhos separados.

Pedro e Nico veem Nigel capturando Jade e contam para Blu e Rafael, e todos vão para o desfile para tentar resgatá-la. Enquanto isso, Linda e Túlio localizam os contrabandistas no desfile e participam do desfile para tentar resgatar as araras, mas Nigel captura Blu e todos seus amigos também. Linda e Túlio perseguem os contrabandistas com um carro alegórico mas os bandidos conseguem escapar com as araras em um avião. Durante o voo, Blu abre sua jaula com um extintor de incêndio, liberta aos seus amigos e a todas as outras aves presas pelos contrabandistas. Blu não pode escapar do avião por não saber voar e Jade decide ficar com ele, mas ambos são atacados por Nigel. Porém Blu consegue mandá-lo para fora do avião ativando um extintor de incêndio e então Nigel é atingido pela hélice do avião, causando uma avaria na aeronave. Os contrabandistas escapam pulando do avião de paraquedas. Jade já não pode voar por ter sido ferida na luta com Nigel e cai em direção ao oceano, mas Blu consegue alcança-la e os dois se beijam. Então Blu finalmente abre as asas e voa, salvando Jade e a leva de volta para Linda e Túlio.

Depois, Linda e Túlio se tornam um casal adotando Fernando e organizando um santuário de aves. Blu e Jade aparecem com três filhotes e voam para a mata, junto com Linda e Túlio (em uma Asa-Delta) e todos os seus amigos. Nigel sobrevive ao acidente mas perde suas penas e é ridicularizado por Mauro, líder dos micos, enquanto Marcel e seus contrabandistas terminam na cadeia.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublagem Estados Unidos Dublagem Brasil Dobragem Portugal
Blu Jesse Eisenberg Gustavo Pereira Luciano Amarelo
Estados Unidos Jewel
Brasil Jade
Portugal Jóia
Anne Hathaway Adriana Torres Joana Carvalho
Rafael George Lopez Luiz Carlos Persy Ivo Bastos
Nigel Jemaine Clement Guilherme Briggs Rui Oliveira
Fernando Jake T. Austin Cadu Paschoal Franscisco Rosmaninho
Linda Leslie Mann Sylvia Salustti Ana Madureira
Túlio / Narrador de Futebol Rodrigo Santoro Pedro Frias
Luiz Tracy Morgan Júlio Chaves Mauro Paupério
Pedro will.i.am Mauro Ramos Nicolau Pais
Nico Jamie Foxx Alexandre Moreno Jorge Seabra Paupério
Chloe Wanda Sykes Márcia Morelli Paula Seabra
Marcel Carlos Ponce Ricardo Schnetzer Desconhecido
Tipa Jeff Garcia Marcelo Garcia Mário Santos
Armando Davi Vieira Jorge Lucas Pedro Carreira
Eva Bebel Gilberto
Rei dos Micos Brian Baumgartner Sérgio Stern Desconhecido
Alice Jane Lynch Vânia Alexandre Ascensão Amaral
Sylvio Bernardo de Paula Duda Espinoza Desconhecido
Dra. Barbosa Gracinha Leporace
Jovem Linda Sofia Scarpa Saldanha Ana Elena Bittencourt Desconhecido
Cliente da Livraria Kelly Keaton Carla Pompílio Desconhecido
Kipo Bernardo de Paula Reginaldo Primo Desconhecido
Pássaro Neurótico Cindy Slattery Christiane Monteiro Desconhecido
Pássaro Verde Miriam Wallen Ana Lúcia Menezes Desconhecido
Morcego Jeffrey Garcia Fernando Mendonça Desconhecido
Garçom Phil Miler
Segundo Garçom Carlos Saldanha
Oficial de Policia Renato D'Angelo
Motorista do Caminhão Jason Fricchione
Pássaro Assustada Justine Warwick
Piloto de Asa Delta Tim Nordquist

Produção e continuação[editar | editar código-fonte]

Em desenvolvimento há anos, Rio era considerado "o projeto dos sonhos do brasileiro Carlos Saldanha". Saldanha anunciou que o filme será mais musical que os filmes da série A Era do Gelo.[9] O trailer foi lançado na internet em 20 de maio de 2010, e estreou em Shrek Forever After.[10] Em 7 de julho de 2011, Carlos Saldanha, diretor do filme anunciou que haverá uma continuação. Devido ao sucesso do primeiro filme, a produtora Blue Sky Studios já havia encomendado ao brasileiro uma sequência. Saldanha se pronunciou quando estava no Brasil sobre o lançamento do DVD e Blu-Ray do filme. Rio 2 foi lançado no dia 27 de março de 2014 e a trama envolve uma viagem pela Amazônia, onde Blu e Jade levam seus filhotes para conhecer a vida selvagem.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Academy Awards
Ano Categoria Resultado
2012 Melhor Canção Original - Real in Rio Indicado
Kids Choice Awards
Ano Categoria Resultado
2012 Filme Animado Favorito Indicado
People's Choice Awards
Ano Categoria Resultado
2012 Voz de Filme Animado Favorito - Anne Hathaway Indicado
Teen Choice Awards
Ano Categoria Resultado
2011 Voz de Filme Animado Favorito - Anne Hathaway Indicado
Annie Awards
Ano Categoria Resultado
2012 Melhor filme de Animação Indicado
Animação de Personagem em uma Produção de recursos Indicado
Melhor Filme de Animação em produção Animated Venceu
Direção/Produção de Animação - Carlos Saldanha Indicado
Designer de Produção Animada Indicado
Voz de Filme Animado Favorito - Jemaine Clement Indicado

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Inscrição de areia no Rio de Janeiro para divulgar o filme.

O trailer do filme[11] foi lançado pela internet em 20 de maio de 2010 e, em seguida, estreou um dia depois com o lançamento de Shrek Forever After. Também foi exibido nos cinemas com exibições de Toy Story 3, Encontro Explosivo, Meu Malvado Favorito, Enrolados, A Lenda dos Guardiões, A Lady e o Lobo e Megamente.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Rio foi lançado primeiro nos cinemas do Brasil em 22 de março de 2011, alcançando um número recorde de salas. No Cazaquistão, teve sua estreia em 3 de abril de 2011, depois na Argentina e mais 14 países em 7 de abril. Em Portugal, a estreia ocorreu em 14 de abril, e nos Estados Unidos, foi lançado em 15 de abril.

Jogo eletrônico[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Rio (jogo eletrônico)

Um jogo eletrônico baseado no filme, desenvolvido pela THQ, foi lançado no dia 12 de abril de 2011 para PlayStation 3, Wii, Xbox 360 e Nintendo DS.[12]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Rio (trilha sonora)

A trilha sonora de Rio, contendo 13 faixas, com 8 sendo singles, foi lançada em 29 de março de 2011, para download digital no iTunes.[13]

Bilheteria no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, Rio foi a maior bilheteria de 2011 e o segundo filme mais visto do ano nos cinemas brasileiros. O filme levou 6,3 milhões de pessoas aos cinemas e arrecadou 484.635.760 milhões de dólares,[2] ficando atrás apenas de Amanhecer: Parte 1, que teve um público maior, mas arrecadou menos que Rio.[14]

Referências

  1. InterFilmes - Rio
  2. a b c «Rio (2011)». Box Office Mojo. Consultado em 16 de abril de 2011 
  3. Siegel, Tatiana (11 de maio de 2009). «Fox, Blue Sky drawn to 'Rio'». Variety. Consultado em 20 de janeiro de 2010 
  4. Gomez, Tim (22 de outubro de 2009). «Neil Patrick Harris Takes Anne Hathaway To Rio». Cinema Blend. Consultado em 20 de janeiro de 2010 
  5. Rio. Carlos Saldanha. Estados Unidos: 20th Century Fox, Blue Sky Studios, 8 de abril de 2011. DVD (96 minutos), PAl-M, som, color, dublado.
  6. http://entretenimento.r7.com/cinema/noticias/veja-o-novo-poster-da-animacao-rio-20101108.html
  7. «Rio (2011)». Rotten Tomatoes 
  8. «'O Rio de Janeiro merece', diz Sergio Mendes sobre indicação ao Oscar». 24 de janeiro de 2011. G1. Consultado em 26 de janeiro de 2011  Verifique data em: |data= (ajuda)
  9. http://scifiwire.com/2009/06/why-the-animated-rio-is-i.php
  10. http://www.traileraddict.com/trailer/rio/trailer
  11. http://www.cinedica.com.br/Filme-Rio-8745.php
  12. «Jogo baseado no filme de animação "Rio" chega aos consoles em 12 de abril». UOL. 22 de fevereiro de 2011. Consultado em 19 de março de 2011 
  13. [1].
  14. http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-8565/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]